Menu

Astrologia e o quadro da Santa Ceia: A Mensagem Universal de Leonardo Da Vinci

Atualizado dia 10/25/2017 4:43:42 PM em Espiritualidade
por Héllen A. Carvalho


Facebook   E-mail   Whatsapp



Leonardo da Vinci era, sem dúvida, um iniciado e colocou na sua Santa Ceia todo um conhecimento de astrologia. No momento em que a fé e a ciência estavam se separando (Renascimento) e que a astrologia estava se desvirtuando, Leonardo legou à humanidade todo seu conhecimento de ocultismo sob a forma de uma pintura.

Diante do quadro da “Última Ceia”, não há dúvida de que Da Vinci pintou todo o seu profundo conhecimento da Astrologia e da psicologia dando à humanidade, no tempo em que a fé e a ciência se separavam, o testamento de todo o seu conhecimento oculto.

Existem várias interpretações de outros autores a respeito da Astrologia e dos doze apóstolos. Mas a ordem, a biotipologia, os gestos e as expressões como Da Vinci os pintou na “Última Ceia”, mostram a mesma interpretação que D.Emma tinha encontrado na observação das fisionomias, nos gestos e na vida das pessoas.

Na Astrologia, usamos desenhar de Áries a Peixes da esquerda para a direita, enquanto que, na Astronomia, costuma-se desenhar no sentido contrário, da direita para a esquerda.

Um horóscopo é o espelho do Universo e a ordem é contrária à que aparece no quadro. Leonardo usou a posição do Universo e da Astronomia, da direita para a esquerda de quem olha. São seis signos, de Áries a Virgem, à esquerda de Cristo, e seis à sua direita. A ordem deles é a seguinte:

1 – ÁRIES – Simão /2 – TOURO – Judas Tadeu /3 – GÊMEOS – Mateus /4 – CÂNCER – Felipe /5 – LEÃO – Tiago Menor /6 – VIRGEM – Tomé /7 – BALANÇA – João /8 – ESCORPIÃO – Judas Escariotes /9 – SAGITÁRIO – Pedro /10 – CAPRICÓRNIO – André /11 – AQUÁRIO – Tiago Maior /12 – PEIXES – Bartolomeu

Primeiro eixo: Áries – Libra

Simão é o líder que usa a energia, a iniciativa, incentivando à decisão e à luta, sentado à testa da mesa, impondo pelas suas mãos a diretiva a tomar. É Áries, que mostra franco a sua personalidade combativa, a força da sua cabeça – a testa iluminada defendendo a verdade. Ação, coragem e consciência da própria vontade. É o “Eu Sou”, o ser que age com o impulso do cérebro. É o defensor da força e da vontade. A cento e oitenta graus, oposto a Áries, está Libra, ou Balança, simbolizado por São João.

Segundo eixo: Touro – Escorpião

Touro é o signo da obediência, da fecundidade física, e Escorpião é o signo da autoridade, da organização, da força criadora e da química. Esses dois pólos dependem um do outro, formam um eixo que não pode ser quebrado, e Leonardo da Vinci deu-lhes as figuras dos apóstolos Judas Tadeu e Escariotes. Como no corpo humano glândulas (Touro) e órgãos genitais (Escorpião) são indispensáveis para a saúde e a realização criadora.

Terceiro eixo: Gêmeos – Sagitário

São Mateus e São Pedro são Gêmeos e Sagitário, respectivamente. Gêmeos rege, no corpo humano, os braços e os pulmões, o que é dividido em dois. Sagitário rege as coxas e a circulação. Gêmeos e Sagitário, a hipótese se transforma em admiração e certeza de um profundo ensinamento que ele transmite.

São Mateus é o repórter da vida de Cristo, o que viu e conviveu.

Sagitário, simbolizado pelo centauro, expressa a lei da evolução na forma de animal humano em busca do alto. Representa a lei, o dogma, a religião e a filosofia, o pensamento fixo no alto, que Leonardo da Vinci simbolizou na figura de São Pedro.

Quarto eixo: Câncer – Capricórnio

A sensibilidade e a visão do amanhã, e a conservação emocional do ontem, os antigos simbolizaram no Caranguejo, com seus passos para frente e para trás, representando a fé e a gratidão.

Capricórnio, a cabra montanhesa é a expressão da segurança e da prudência. Da concentração e da capacidade de subir pelo passo de hoje. É a razão, a confiança e o raciocínio. Quem olhar e procurar a correspondência entre as expressões de Felipe e André, verá que Felipe é o encantado pelo fé, a figura de André representa a confiança no hoje.

Quinto eixo: Leão – Aquário

Há discussões sobre qual dos dois apóstolos pintados por Leonardo seja o Tiago Maior ou Menor. O fato é que para Da Vinci, os dois formam um só eixo: o da atração e irradiação. Leão significa o Rei, o centro e o governo, o que exerce o seu magnetismo e disciplina seus vassalos. Leão e Aquário são símbolos de um fenômeno que acontece não somente no nosso sistema solar, como também em nosso próprio corpo. Leão é a atração Aquário é a irradiação. Leão é o coração e Aquário são as veias e a coluna vertebral. Se o constante pulsionar entre estes dois pólos, atraindo e irradiando, falhar, então não haverá vida.

Sexto eixo: Virgem – Peixes

Sentado à direita de Jesus e João, está Tomé, que é Virgo, a procura da sabedoria. No fim da mesa está Bartolomeu, que ocupa a posição de Peixes. Na ordem do zodíaco, Virgem – Peixes é o 6º eixo. Virgem é a natureza em constante movimento, e Peixes simboliza a calma, é onde a serpente morde a própria cauda, mostrando que, no círculo, não há princípio nem fim, somente o ponto central ilimitado. Virgem é a variação da forma, a vida manifestada: Peixes é a síntese da essência da vida. Virgo é o observar, girar e aperfeiçoar; Peixes é o radar, o sentir a perfeição. De um lado, Tomé, a ansiedade e a inquietação em seu rosto, na procura de querer aprender mais de acordo com o que vê, analisando a minúcia dos defeitos. Até diante de Cristo ele levanta o dedo, querendo averiguar e constatar. Aponta e critica o pequeno erro com a ponta do dedo, colocando diante dos seus próprios olhos. Bartolomeu, no pólo oposto, tem seus pés situados na luz (Peixes rege os pés no corpo humano). Sua compreensão da calma, da visão ampla por cima de toda a balbúrdia da mesa, procurando sentir, imaginar, penetrar pacificamente na razão de tudo e de todos. Afasta-se da dor e da ansiedade do presente situando-se na luz.

Conheça os Florais Astrológicos!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Héllen A. Carvalho   
Visão Ser referência na divulgação, comercialização e popularização da Terapia Floral e no atendimento qualificado de forma natural e sustentável. Valores · Organização · Simplicidade · Transparência · Funcionalidade · Criatividade · Inovação · Qualidade ·
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa