Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide
Home > Espiritualidade
AUTOCONHECIMENTO

AUTOCONHECIMENTO

por Roberto Mendonça Maranho
Facebook   E-mail   Whatsapp


Gotas de Luz 

Já não é mais segredo, você é o responsável por tudo em sua vida. Não adianta culpar outras pessoas ou as circunstâncias por suas dificuldades. Consciente ou inconscientemente você fez as escolhas que o levaram a ser tudo aquilo que é hoje. Sua saúde, sua felicidade e tudo que acontece na sua vida. Por mais dura e dolorosa que tenha sido cada experiência, tudo tem um propósito. E você escolheu passar por isso. O aprendizado e as lições serão os passos na caminhada da evolução de cada um.

Para estar em equilíbrio e ver o mundo com mais clareza, devemos buscar que nossos sentimentos e atitudes não sejam controlados pela mente - entendida como este emaranhado de pensamentos descontrolados, aleatórios. A consciência não é a mente, a percepção não é a mente, a atenção também não é a mente. E um bom instrumento para se exercitar, isso é a meditação. Ela se baseia em dois processos simultâneos: um é a percepção instantânea, concentrando-se precisamente naquilo que se deseja ver. Outro processo é a entrega, o abandono de todos os pensamentos que surgirem.

A vida exige mais que conhecimento - ela exige sentimentos profundos e energia constante. Não basta pensar, deve-se sentir. A percepção das experiências é uma compreensão simultânea da cabeça, do coração e do instinto. A sabedoria está nas atitudes, nas ações.

Você está procurando pela Felicidade? Precisa vencer algum desafio, conseguir alguma realização para então ter a Felicidade? Abra os olhos! Não há necessidade de busca! Felicidade não é a chegada, mas sim todo o percurso.

Seja feliz agora! Sorria! Seja sempre Amor! 

Gotas de Luz 2


Raiva, medo, inveja, agressividade, tristeza, egoísmo, entre outros, são atributos que normalmente, tendem a ser negados pelas pessoas. Ninguém quer ter esses sentimentos. E quando os tem, aí vem a culpa. E, com ela, a pessoa se condena. Assim como a bondade, a caridade, a paciência, a alegria, a coragem, todos esses atributos fazem parte da natureza humana. Uma vez que se aceita que todos eles fazem parte de nossas vidas, aí então encontraremos o equilíbrio. E nessa Dualidade por vezes transitaremos pela Unidade.

Estar na Unidade é um sentimento maravilhoso, de muito bem estar. Entramos e saímos dela muito rapidamente. Quando se para pra pensar naquilo que está-se sentindo, pronto, já estamos na Dualidade novamente.

Muitas pessoas agem e vivem utilizando-se de forma predominante a razão. E a razão é realmente formidável. Muitas conquistas da humanidade podem ser atribuídas a ela. Mas as pessoas se esquecem do outro lado da moeda. Em nossa essência somos razão e intuição - racionalidade e espiritualidade. Não podemos esquecer esse outro lado, e sim buscar desenvolvê-lo para nosso crescimento.

Encontre o equilíbrio. Esteja na Unidade. Unidade é Amor.

Crescimento e Desafios 

Crescer, evoluir, buscar sermos pessoas cada vez melhores - esses são objetivos geralmente almejados por todos. Nesta busca, os desafios e dificuldades fazem parte do processo de crescimento. Passar por eles é parte do caminho. Tentar antever quais serão essas dificuldades é trazer para o presente sofrimento desnecessário. O mais importante é o modo como lidaremos com eles quando chegarem. Um mesmo acontecimento que ocorra com duas pessoas pode ser enfrentado de forma muito diferente dependendo da postura de cada uma delas. Negar os acontecimentos, resistir a aceitar os fatos, ficar preso às coisas como eram antes daquele momento - são algumas das possibilidades de encarar a situação de forma provavelmente muito dolorosa. Reconhecer a nova realidade, estar aberto a fazer as mudanças necessárias, desapegar-se do passado - são formas em que o fardo do desafio será mais suave.

Buscar sermos pessoas melhores não significa que estaremos totalmente livres de sentimentos como medo, raiva, inveja e egoísmo. O mais comum é que quando vivenciamos esses sentimentos, venha em seguida a sensação de culpa. E culpa só gera sofrimento. Estes atributos indesejáveis fazem parte de nossa natureza humana. Buscar negá-los quando se manifestam só faz com que eles se repitam. Procurar sentir estas emoções verdadeiramente ao vivenciá-las - sem fazer qualquer julgamento - e aceitar que fazem parte de nossa natureza é uma forma de elas não precisarem mais se manifestar.

Os desafios aparecem de forma cíclica até que realmente gerem as mudanças e aprendizados necessários ao crescimento. Um mesmo problema aparece em diferentes momentos sob diferentes formas, mas seguindo um mesmo padrão. Olhar atentamente para eles e detectar qual é esse padrão é uma forma de perceber o que deve ser trabalhado. A partir daí é encarar a situação da forma que achar melhor. 

Sabedoria Hindu

Recebi um e-mail intitulado "Sabedoria Hindu", que diz que quatro leis básicas são ensinadas na Índia. Não verifiquei se tais idéias são ligadas diretamente ao hinduísmo, mas transcrevo abaixo por acreditar que muitas verdades estão aí contidas de forma clara e simples:

A Primeira Lei diz: "A pessoa que chega é a pessoa certa". Significa que nada ocorre em nossas vidas por casualidade. Todas as pessoas que nos rodeiam, que interagem conosco, estão ali por uma razão, para que possamos aprender e evoluir em cada situação.

A Segunda Lei diz: "O que aconteceu é a única coisa que poderia ter acontecido". Nada, absolutamente nada que ocorre em nossas vidas poderia ter sido de outra maneira. Nem mesmo o detalhe mais insignificante! Não existe: "se acontecesse tal coisa, talvez pudesse ter sido diferente..." Não! O que ocorreu foi a única coisa que poderia ter ocorrido e teve que ser assim para que pudéssemos aprender esta lição e então seguir adiante. Todas e cada uma das situações que ocorrem em nossas vidas são perfeitas, mesmo que nossa mente e nosso ego resistam em aceitá-las.

A Terceira Lei diz: "Qualquer momento que algo se inicia, é o momento certo". Tudo começa num momento determinado. Nem antes, nem depois! Quando estamos preparados para que algo novo aconteça em nossas vidas, então será aí que terá início!

A Quarta e Última Lei diz: "Quando algo termina, termina!" Simplesmente assim! Se algo terminou em nossas vidas, é para nossa evolução! Portanto é melhor desapegar, erguer a cabeça e seguir adiante, enriquecidos com mais essa experiência!  
 
Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13
Atualizado em 17/09/2011

Veja também
artigo Sabedoria
artigo Quais as deusas que habitam dentro em mim?
artigo Felicidade em suas asas
artigo Coração Ardente II

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




horoscopo

auravide auravide

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa