Menu

Características de um despertar espiritual

Atualizado dia 1/10/2017 3:31:47 AM em Espiritualidade
por Paula Sousa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando um indivíduo começa a jornada espiritual, encontra-se muitos altos e baixos em seu curso. A viagem é marcada com períodos em que há movimento rápido, e alguns outros períodos, durante os quais há movimento mais lento para a meta. Normalmente, permanecemos conscientes do corpo a maior parte do tempo, mesmo quando começamos a jornada espiritual. Com os nossos melhores esforços, somos capazes de permanecer conscientes da alma por curtos períodos de tempo. Mas gradualmente, com a prática, podemos permanecer conscientes da alma por períodos cada vez mais longos.
O processo de transição da consciência do corpo para a consciência da alma pode ser lento para alguns, mas mais rápido para os outros. Quando uma pessoa, praticando a espiritualidade, adquire um estado mental, no qual ele ou ela permanece totalmente consciente da alma, então, diz-se que essa pessoa experimentou o despertar espiritual.
Portanto, despertar espiritual refere-se a uma mudança dinâmica na consciência e uma apreciação da realidade que tinha sido anteriormente não realizada. Tal realização está no reconhecimento da unidade com toda a existência. Um recebe uma mensagem central após a realização que a verdade absoluta está além de todos os conceitos e crenças do homem. Debaixo de todas as diferenças aparentes está uma unicidade fundamental.

Todas as formas existentes surgem da pura potencialidade. Os sábios se referiam a isto como Vazio, o Tao, Brahman, Allah, Deus, enquanto a ciência pode referir-se a ele o campo de ponto zero ou campo de potencial. Uma pessoa espiritualmente desperta não mais se identifica com o corpo, enquanto vive no corpo e realiza todas as suas funções e atividades. Ele perdeu todo o sentido de "Eu, Eu e a minha". Seu ego se dissolveu completamente. Tal pessoa não experimenta dualidade, ou seja, felicidade ou infelicidade, prazer ou dor, ganho ou perda e reconhecimento ou desrreconhecimento não afetam a pessoa, o que significa que a pessoa está equilibrada em todas as situações diversas. Apesar de experimentar emoções, um não é afetado por eles, uma vez que a pessoa está cheia de amor, bondade e compaixão para toda a humanidade.
Um indivíduo espiritualmente desperto nunca pára de evoluir, uma vez que o crescimento espiritual é um processo ao longo da vida. Segundo o apóstolo Paulo, o crescimento espiritual é um processo contínuo que nunca terminará nesta vida.

Características de uma pessoa espiritualmente desperta

Há certas características da pessoa que alcançou o despertar espiritual como mencionado abaixo: uma vez que tal pessoa se identifica com a alma, ele ou ela perdeu completamente o sentido de "eu, eu e a minha". Embora ele ou ela executem todas as atividades do corpo, tal pessoa é totalmente inalterada por eles. Todas as ações são realizadas pela pessoa sem apego aos seus resultados.
A pessoa tem todas as posses mundanas como riqueza, bens materiais, nome, fama, amigos e relações e ele ou ela gozá-los plenamente, mas, se por acaso, acontecer dele ou ela perder qualquer um deles, essa pessoa não é afetada em tudo. Pela perda, que não pode torná-lo infeliz e miserável. Tal pessoa nunca tem medo de perder qualquer coisa na vida desde que ele ou ela tenha percebido o fato de que todas as coisas mundanas são impermanentes. O indivíduo espiritualmente despertado sempre usa o poder do eu interior; O indivíduo não luta pela aprovação dos outros ou do poder externo.
Tal indivíduo atingiu um estado mental de equanimidade e, portanto, não pode ser afetado por qualquer coisa ou qualquer situação que traz felicidade ou infelicidade. O medo, o ciúme, o ódio, a animosidade, a ganância ou qualquer outra força negativa não têm lugar na vida de tal pessoa iluminada espiritualmente.

O indivíduo é sempre muito humilde e não tem senso de superioridade a ninguém desde que ele ou ela vê que todo mundo é o mesmo que ele ou ela é, mas vestiu disfarce diferente. O indivíduo compreende que debaixo desses disfarces está a Unidade Universal. Tal pessoa não tem pensamentos desperdiçadores e negativos sobre ele e sobre os outros porque a verdadeira natureza da alma é divina. Um indivíduo espiritualmente iluminado está livre de toda negatividade de pensamentos, palavras e ações. Seus pensamentos são sempre elevados e, assim, palavras e ações de tal pessoa também são elevados e inspiram outros a emulá-los.
Uma pessoa espiritualmente desperta não está ligada a nada, incluindo bens materiais, nome ou fama, relações, parentes e familiares, conceitos, crenças e, portanto, a pessoa não é afetada por eles se algo desfavorável lhes acontece. Ele ou ela é um observador destacado e emocionalmente não é influenciado por nada. Ele ou ela é equilibrado em todos os tempos.
Tal pessoa executa todos os deveres superficiais fielmente na vida, mas não está ligado aos seus resultados. E, portanto, o que quer que ele ou ela execute, ele ou ela faz o melhor da capacidade e renuncia seu resultado para o Todo-Poderoso como tal pessoa acredita firmemente que o resultado será no melhor interesse de todos os interessados, não apenas em Seu interesse. Todos os atos dessa pessoa são destinados ao bem-estar de todos os interessados.
Os indivíduos espiritualmente iluminados estão cheios de amor, bondade e compaixão para com todos, incluindo seres humanos, animais, pássaros e plantas. Eles sempre tomam cuidado para não causar qualquer dano ao meio ambiente. Eles amam e desfrutam a natureza que lhes dá oportunidade de estar presentes no Agora.
Uma pessoa espiritualmente acordada vive uma vida de humildade voluntária e, portanto, não pode prejudicar ou maltratar ninguém. Ele ou ela prontamente perdoará a pessoa que os magoa. O perdão é um atributo forte da pessoa que pratica a humildade voluntária. Tal indivíduo está sempre se esforçando para crescer espiritualmente, em vez de apontar para as imperfeições dos outros. Tal pessoa não prega aos outros, mas torna-se um modelo a seguir que os outros se esforçam por seguir.

Tais indivíduos sempre respeitam as crenças e opiniões dos outros. Eles não impõem seus pontos de vista e opiniões sobre os outros. Eles estão sempre felizes e, portanto, espalham felicidade para todos os que entram em contato com eles. Portanto, eles atraem a felicidade em grandes quantidades como um ímã. Eles estão livres de qualquer tipo de ganância, uma vez que estão totalmente satisfeitos com o que eles têm; eles não aspiram possuir mais do que suas necessidades básicas.
Os indivíduos espiritualmente acordados não ficam zangados porque nunca têm uma causa para isso. Se alguém fica com raiva deles, eles não retaliam, mas os perdoa prontamente. Esses indivíduos não criticam ninguém porque não percebem qualquer falta em alguém. Se alguém os critica, eles o aceitam graciosamente e descobrem algo bom neles que podem adotar para melhorar a si mesmos. Eles nunca tentam controlar os outros porque acreditam em seu próprio controle.
Uma pessoa espiritualmente desperta tem grande poder de tolerância, então, tal pessoa aceita incondicionalmente todos os tipos de pessoas, coisas, situações e circunstâncias. Tal indivíduo fala menos, mas o que quer que ele ou ela fala, é doce e bom.
Essas pessoas têm mais silêncio interior por causa do diálogo interno reduzido, que nossa mente está incessantemente criando na forma de pensamentos.

Como se despertar espiritualmente?
O despertar espiritual requer alguns pré-requisitos para que uma pessoa possa cumprir fielmente, o que inclui o estudo regular de escrituras religiosas e espirituais e a implementação desses princípios na vida. A implementação dos princípios na vida prática é mais importante porque sem ela não ocorrerá nenhum despertar espiritual. O processo de despertar espiritual é demorado e é por isso que muitos aspirantes desistir. Para alcançá-lo, o aspirante exige seguir firmemente princípios espirituais. Um terá que esforçar-se duramente para manter acima seu crescimento espiritual mesmo se um tiver sido bem sucedido em conseguir o awakening espiritual. Abaixo são mencionados alguns dos caminhos a serem adotados no processo de despertar espiritual -Observar o silêncio - A observância de silêncio por dia durante um período de tempo nos dará força mental para reduzir o número de pensamentos produzidos pela mente porque quanto mais falamos, quanto mais pensamentos criamos nos nossos diálogos. Se falarmos menos, criaremos menos diálogo interior, que é expresso como nosso diálogo com os outros. Se há menos diálogo interior, há mais silêncio interior, que é um pré-requisito para comungar com o silêncio cósmico da superconsciência. Para alcançar as qualidades divinas, é preciso ter comunhão com a superconsciência, que fortificará a própria consciência.

Inicialmente, pode-se observar períodos mais curtos de silêncio que podem ser gradualmente aumentados dependendo do progresso. Quando alguém se torna bastante adepto de observar tais períodos de silêncio, então pode-se ter tais períodos mais prolongados por horas e dias.

Seja não-julgamento. Estamos principalmente a julgar as pessoas, coisas, eventos ou situações em comparação com os valores de referência padrão, firmemente estabelecidos em nossa mente subconsciente a partir de nossas experiências passadas e condicionado. Como resultado dessas comparações, há muito diálogo interno em nossa mente, que é expresso como pontos de vista, opiniões e perspectivas. Isso causa muito estresse e infelicidade em nós quando, o que julgamos, não mede bem até nossos benchmarks. Se pararmos de julgar intencionalmente, seremos capazes de reduzir o diálogo interno em nossas mentes. E, portanto, podemos criar o silêncio interior por não ser julgamento, o que, por sua vez, reduzir o nosso estresse. Quando desenvolvemos o silêncio interior, nos comunicamos com o silêncio cósmico para derivar qualidades divinas do reino super-consciente.
Dar e receber - É uma lei universal - o que nós damos para os outros vão voltar para nós mais. Por exemplo, se damos amor aos outros, também nós o receberemos; Se damos felicidade aos outros, também a receberemos. Então, vamos dar mais do que nos falta para que o recebamos mais. Dar e receber conecta nosso eu com o eu dos outros, o que significa que estamos nos conectando ao reino divino cósmico.

Medite - A prática regular da meditação nos conecta ao reino super-consciente que nos transmite seus atributos divinos. Regular meditação e orações são potentes métodos de alcançar a evolução espiritual.

Resumo - O despertar espiritual ocorre quando uma pessoa experimenta uma mudança dinâmica na consciência, na qual a pessoa não mais se identifica com o corpo. A pessoa se identifica sempre com a alma, embora realizando todas as funções e atividades com o corpo. Tal indivíduo sempre tem uma atitude de observador destacado. Nada pode tocar o indivíduo emocionalmente, como tal pessoa, tem emoções de amor, bondade, empatia e compaixão para com todos. A pessoa sempre mantém o equilíbrio de equanimidade e está contente em qualquer situação. Ele ou ela se entregou completamente à vontade do Todo-Poderoso; Ele ou ela sempre acredita firmemente que tudo o que está ocorrendo na vida é seu desejo e é benéfico para ele ou ela. O processo de crescimento espiritual é interminável e continua a ocorrer em uma pessoa após a realização do despertar espiritual.

Paula Sousa contato whatssap 11969893881- Instagram@paulasousaterapeuta


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paula Sousa   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa