Menu

Celebrar é renovar o milagre da vida

Atualizado dia 12/4/2013 12:25:35 AM em Espiritualidade
por Ton Alves


Facebook   E-mail   Whatsapp

Apesar do massacre e da quase extinção de sua cultura, o povo Lakota, da nação Sioux, que vive no vale do Mississipi, no Centro-Sul dos Estados Unidos, ainda consegue manter vivas muitos de seus costumes ancestrais.
Uma delas é a transmissão oral dos ensinamentos antigos feita pelos mais velhos às crianças e aos jovens. Nas noites de Lua cheia, não é a televisão nem os aparelhos de som que dominam a vida doméstica. Mas sim o retorno cuidadoso ao cultivo de suas tradições.
Ao pé da fogueira, construída no centro da aldeia, os anciãos relembram, com a voz solene e gestos litúrgicos, as lendas que deram origem e que sustentam a crença, os valores e os costumes daquela etnia.

Uma destas parábolas, a origem dos dias e noites, revela que no princípio do mundo só havia a noite. Eterna, fria e imutável. De tanto os Lakota pedirem e clamarem aos céus, o Wakan-Tanga, o Grande Mistério, resolveu mandar seu filho, o Sol, visitar a Terra.
Quando chegou com sua luz e calor inundando tudo de vida e beleza, o Sol foi festejado, adorado e recebido com grande festa. Quando se cansou de girar no céu, o Astro Sagrado resolveu se esconder atrás das grandes montanhas para repousar. Os homens e os bichos ficaram com medo. Esconderam-se nas tendas e nas cavernas, tremendo de frio e pavor. Por pena do povo, Wakan-Tanga despertou seu filho e mandou ordenou voltasse a brilhar sobre o mundo.

Quando o Sol voltou a percorrer o céu, os Lakota festejaram, alegraram-se e agradeceram ao grande deus. Depois o Sol foi descansar. Mas os homens não ficaram em pânico. Sabiam de logo o Sol voltaria. Então, festejariam a vida, a luz e o calor.
Com o passar do tempo, com as idas e vindas do Sol, o povo se acostumou com essa rotina. E logo já não festejavam o raiar do dia, nem se preocupavam com a chegada da noite. Quando, do início do século XVI, os brancos começaram a invadir suas terras, matar seus filhos, violentar suas mulheres e acabar com sua caça e seus frutos, os Lakota lembraram que haviam se esquecido de Wakan-Tanga e do enorme presente que haviam recebido do Grande Mistério.Tentaram voltar a festejar o nascer do Sol. Mas perceberam que já era tarde demais. Wakan-Tanga estava magoado com o grande crime: a submissão do espírito humano à rotina que enferruja os valores e caracteres.
Para esse que é o mais espiritualizado e ético indígena americano, render-se à rotina é crime terrível, pois é o crime da ingratidão. É a falta que faz com que os homens deixem de ser humanos e voltem a ser animais. Os bichos não recordam, não celebram sua história e não agradecem ao Grande Mistério o milagre da vida.

Nestes tremendos e fascinantes tempos de transformações que a Humanidade vem vivendo, as lições da Eterna Sabedoria que se manifestou nos corações de todos os seres humanos em todos os tempos e lugares readquire um valor renovado. São ensinamentos que funcionam, ao longo da História, como bússolas e lâmpadas a revelar e indicar o caminho firme da evolução espiritual.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ton Alves   
Ton Alves é coordenador do Projeto CASULO DE LUZ de incentivo à prática da MEDITAÇÃO HOLOMÍSTICA TRANSRELIGIOSA (MHT), baseada no exercício do silêncio interior, na contínua atenção ao instante presente e no amplo cuidado com as várias dimensões da realidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa