Menu

Cinco Compromissos da Mente Grande

Atualizado dia 9/29/2016 2:11:10 PM em Espiritualidade
por Valéria Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nosso cérebro é ancestral, muito antigo, condicionado e programado. Praticamente todo pensamento é velho. Nada fresco e novo surge desse padrão mental. Essa é a mente pequena, voltada para o pensado, o feito, o já visto e revisto. Pensar o pensado é repetir o repetido. Vidas e vidas, uma após outra, recriando as velhas e antigas dores da alma. Roda de Samsara, ciclos infinitos de renascimento e morte. É muito difícil mudar com uma mente assim.

Com a mente pequena, a vida é pequena e as coisas se repetem desde onde estão. Não se pode mudar um destino se a mente, que dá origem à ação, permanece a mesma. E a mudança da mente não é algo simples de acontecer, uma vez que não foi simples tornar o que ela é. Foram muitos e muitos condicionamentos e hábitos arraigados, repetitivos, compulsivos. A mente-macaco, que pula de galho em galho, é ávida por agarrar as coisas, por isso não tolera o silêncio e a inércia. Quer sempre ter uma função: pensar, se ocupar, se preocupar, ansiando por mais e mais acúmulo de coisas, pensamentos, opiniões objeções.

Deter essa mente ancestral, com tamanha complexidade, fixidez, rigidez, requer boa dose de vontade e disciplina. Domar a mente-macaco é coisa pra gente grande, ou melhor, pra mente grande! Substituir o velho pelo novo, fazer uma troca inteligente. Ao invés de pensar negativo e criar carma negativo, pensar positivo e criar carma positivo. Não esperar para fazer isso nem mais um minuto. Não perder tempo pois nada pode ser mais urgente. Não temos outro dia, somente o agora. Não temos outra vida para começar, nem sabemos quando isso seria. Aproveitar cada minuto, cada instante de plena atenção e começar a modelar a mente, o padrão mental, até construir um novo hábito, um bom hábito, em seu próprio benefício.

Um compromisso diário, durante a vida toda, pode ser uma âncora fantástica para desinstalar programas mentais doentios e instalar comportamentos mentais saudáveis. Comece seu dia com esse compromisso e o reforce a cada dia até que se torne um hábito, automático, instantâneo, até que não exija esforço, até que flua naturalmente, até que se torne sua natureza primordial. É simples, basta plena atenção. Observe seus pensamentos logo que surgirem e, sem analisar, tentar deter ou subjugar, apenas os substitua por outros de natureza positiva, imediatamente. E reafirme para si mesmo esses cinco compromissos da mente grande:

1º. Comprometo-me: ao invés de julgar, vou elogiar.
2º. Comprometo-me: ao de reclamar, vou agradecer.
3º. Comprometo-me: ao invés de me sentir culpado(a), me julgar, me recriminar, vou me aceitar e seguir adiante.
4º. Comprometo-me: ao invés de me sentir triste, desanimado, melancólico, depressivo, vou relembrar de razões para me sentir alegre, confiante, determinado, entusiasmado.
5º. Comprometo-me: ao invés de cair nas armadilhas das distrações, fugas, desperdício de tempo e dispersões de toda natureza, que não me levam a lugar algum, vou me manter focado na coisa mais importante da minha vida. Somente eu posso fazer isso por mim!

Se sua vida fosse acabar daqui a 15 minutos, qual seria a coisa mais importante? Ao responder sinceramente, vai entender com que urgência deve se ocupar.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Valéria Bastos   
VALÉRIA BASTOS - Terapeuta Holística - Constelação Familiar, Terapia de Vidas Passadas, Deep Memory Process (Processo de Memória Profunda), Resgate de Alma, Captação Psíquica, Facilitadora de Grupos, Xamanismo. (61) 99217.1295 SEPN 513 Bloco A Sala 112 - Ed. Bitar 1 - Asa Norte - Brasília/DF
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa