Menu

Como o coração pode resolver seu problema

Atualizado dia 7/2/2013 1:28:48 PM em Espiritualidade
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estou me preparando para o Caminho de Santiago de Compostela. Para mim, é uma peregrinação espiritual. Tão profunda como quando fui para a Índia, me iniciar com meu guru. Para quem já fez peregrinações, entende que não é uma simples viagem. Tudo o que está envolvido antes, durante e depois, faz parte do aprendizado da alma. E conforme a própria escolha, que uma parte do espírito já fez, mesmo que não tenhamos consciência, recebemos provas “iniciáticas” para testar a perseverança e capacidade de entrega ao Poder Superior. Assim, estou passando por alguns problemas que estão testando minha confiança e minha fé em Deus...

Mas nem sempre alguém precisa ir à Santiago, Machu Picchu, Jerusalém, Roma ou Meca, para estar na sua própria peregrinação espiritual. Eu entendo que todo ser humano está vivendo a sua “iniciação”, a partir do momento em que encarnou neste mundo. Alguns, mais conscientes, outros... menos... mas todos no mesmo barco. Como terapeuta, atendo muitas pessoas com suas aparentes questões humanas: crises no relacionamento, problemas financeiros, dúvidas profissionais, questões de saúde, empreendimentos abalados. Um ou outro, com a sensibilidade mais aguçada, se vê envolvido por energias que vão além dos acontecimentos meramente materiais.

Quando trabalho, procuro olhar os problemas apresentados através da técnica sistêmica que o universo me concedeu o direito de aprender e dominar. Mas também olho além do trabalho. Vejo um espírito que está recebendo uma prova que cabe somente a ele resolver. Não tenho o direito nem o dever de “fazer por ele” – somente devo auxiliar na reconexão desta pessoa com a sua própria “parte” que sabe como resolver a questão. E não só: esta parte também sabe exatamente as razões pelas quais está passando por aquele desafio.

A mente quer eliminar o problema, mas o espírito quer amar

A mente humana é formada de tal jeito, que qualquer coisa que incomoda, logo dispara um mecanismo de rejeição e expulsão do foco do incômodo. Assim como um espinho que entra no corpo, e em pouco tempo começa um processo de exclusão do objeto estranho, um problema entra na nossa vida e a mente também entende que precisa eliminar aquilo que está atrapalhando.

Isso é normal e perfeitamente compreensível. Porém, estou falando com você que tem consciência de que está neste mundo num processo de evolução e aprendizado espiritual. Você está na sua peregrinação, mesmo que vivendo com a família, fazendo seu trabalho, interagindo com as pessoas que estão a sua volta.

Entenda: você está no seu caminho espiritual, e cada ser humano, cada acontecimento, cada mínima situação é um reflexo deste caminho. Especificamente para você que tem esta consciência, deve entender que não adianta “eliminar” o problema, pois o problema justamente existe como um aprendizado da sua alma. A briga com o parceiro, as dívidas que se acumularam, a falta de prazer no trabalho, os filhos que dão problemas, a timidez, a confusão interna, a doença, alguém que não sai do seu pé, qualquer coisa que está incomodando, são lições.

Ah! Então devo ficar sentado, deixando o problema existir e tentar me conformar com a situação? Não. A solução é você se conectar com o seu lado divino que tem o poder de transmutar a energia do problema em... amor. Sim... a negação vira compaixão. É uma verdadeira alquimia, que ao ser realizada, invade todo o seu organismo, a sua mente e suas emoções, lavando a sua alma como uma cachoeira de compreensão, perdão e amor.

Alguns problemas precisam ser resolvidos com o coração, e não com a cabeça

Será que todos os problemas são lições espirituais? Eu acredito que sim. Porém, existem problemas e problemas. A maior parte dos problemas podem ser resolvidos através da nossa inteligência, estudo e mudança de atitude. Mas alguns problemas são recorrentes - volta e meia se repetem na nossa vida, e por mais que façamos, busquemos soluções racionais, nada funciona. São estes problemas que merecem serem olhados com carinho, paciência e compaixão.

É neste momento que a mente deve sair de cena, e então, deixarmos que o coração tome conta da situação. Quando você identificar algum problema assim, pare de tentar eliminá-lo, e pegue ele no colo. Perceba as emoções e sensações internas que o problema lhe desperta: raiva? Amargura? Rancor? Medo? Insegurança? Confusão? E permita que estas sensações e emoções existam. Não queira eliminá-las. Aja através do seu coração, que é naturalmente amoroso e permissivo. Seu coração tem tanto amor, que ele permite tudo ser exatamente como é. Você compreende, e por compreender, o perdão naturalmente surge.

Veja bem, querido. Não é um “eu te perdoo” mentalmente. É um perdão que ocorre em sua alma, onde não existe nem a necessidade de falar. É energético. Não queira resolver tudo. Eu sei, sua mente vai entrar várias e várias vezes, tentando apressar “a cura”, a eliminação do problema. Resista à tentação. Nestes tipos de problemas, é preciso paciência e perseverança.

E também ação. Deixar o coração resolver não é ficar parado. Também não é agir para eliminar o problema. Amor é verbo, e verbo é ação, mas ação rumo à aceitação, ao perdão, à reconciliação, ao reconhecimento dos sentimentos daquilo que estava sendo negado. Esta é a ação mais difícil de ser feita. Porque esta ação é comandada pelo seu coração, e vai encontrar resistência da sua própria mente racional. E é justamente esta ação que pode abrir espaço para os milagres em sua vida. Em algum momento, a energia do problema, que era recorrente, transmuta-se, e este problema específico, nunca mais ocorre. Desaparece! Você tomou posse de algo extremamente poderoso: a força do amor que há em seu coração, e com ele, a sua jornada espiritual pela vida terrena ganha um novo sentido.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa