Menu

Confusão ética e moral

Atualizado dia 9/22/2011 3:03:07 PM em Espiritualidade
por Nelson Sganzerla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Na vida, para tudo há um limite e devemos saber mensurar qual é, quando se trata de relacionamentos, seja pessoal, profissional, amizade, enfim... Tudo que envolve seres humanos.
Você já acordou ansiosa, por ter tido uma ideia em um projeto de vida, uma luz no final daquele túnel em relação a um problema que queria com a pretensão de ajudar um amigo, uma pessoa querida, e não viu nenhum tilintar de sinos nos olhos ou na voz dessa pessoa, depois de lhe compartilhar à ideia que teve.

Aposto que você já se sentiu um idiota com a reação de desinteresse total das pessoas.

Dou outro exemplo:

Aparece uma oportunidade de trabalho em sua empresa e você tem o nome e o endereço certo da pessoa, que você quer ajudar, sua primeira atitude é a de enviar um e-mail falando dessa oportunidade cheia de energia e vontade para que dê tudo certo e você sequer recebe um e-mail de volta lhe agradecendo, pela sua lembrança. Eu duvido que você não tenha passado por casos assim ultimamente.
O ponto é:

As pessoas estão extremamente mal educadas, extremamente orgulhosas, extremamente arrogantes e extremamente sem humildade alguma, acham que você tem por obrigação servi-las, informá-las, ajudá-las e se for o caso até de trabalhar para elas.
Experimente fazer um favor a alguém, ofereça uma gentileza por menor que seja, e você se verá obrigado a administrar essa gentileza por anos e correrá o risco de essa pessoa não mais falar com você. Afinal, que direito você tem em não servir os outros não é?

Se você viaja muito e sempre leva a infalível listinha de pedidos de compra para amigos, experimente fazer o mesmo, peça a um amigo que vai viajar para lhe trazer algo e certamente você verá estampado nos olhos desse amigo uma grande má vontade para essa troca de gentilezas...

Existe pairando no ar uma confusão ética e moral tomando conta do mundo, onde os valores estão sendo trocados ou confundidos em todas as áreas da vida. Uma vez ouvi de um garoto no prédio onde morava dizendo, em alto e bom som para o porteiro, a seguinte frase:

- Você tem que acender a luz da quadra, pois é meu pai quem paga o seu salário.

Vocês acham que essa criança ouviu tal frase de quem?

Tenho amigas professoras em colégios tidos como de primeira linha, que me contam as barbaridades que ouvem dos alunos, que pelo fato de estudarem em um colégio caríssimo, desrespeitam todos que ali estão trabalhando para a educação que deveriam ter, ou seja, educação, não é fruto de bons colégios, educação deveria vir de casa com bons exemplos que os pais deveriam dar, mas como fazê-lo se mesmo eles, os pais, não têm educação, e não ensinam seus filhos a respeitarem os mais velhos e muito menos as pessoas mais humildes.

Palavras mágicas como: desculpas, por favor, obrigado, bom dia, boa tarde, boa noite, não mais existem no vocabulário das pessoas. Lembro-me que quando criança, chegasse eu em algum lugar e não cumprimentasse as pessoas, minha mãe me faria voltar novamente e cumprimentar um a um dos adultos, hoje esse gesto na educação moderna pode até ser caretice, mas ainda é uma maneira educada de dizer – Oi cheguei!
Estão criando adultos despreparados para a vida, inseguros e vulneráveis para esse mundo consumista que aí está transformando todos em fantoches ou em algozes, de si próprios e de suas famílias. Tudo é levado a crer que tem que haver vitoriosos na arte da vida a qualquer custo, todos tem que ser vencedores, mas sem a humildade de um verdadeiro vencedor. Garotos envolvidos com drogas, álcool avançando em calçadas tirando vidas, carregando armas nas escolas, destruindo sonhos e na maioria das vezes colocando suas brigas na internet para se afirmarem como animais. Jovens começando uma vida, violentadas e mortas dentro de casa por pessoas, que deveriam protegê-las.

Criam-se jovens homofóbicos, preconceituosos, porque os pais assim o são, adultos homofóbicos que não admitem, mas seus discursos e brincadeiras revelam isso, embora não percebam passam aos filhos esses valores, que deveriam ser inaceitáveis no mundo de hoje.
O que se vê são crianças autoritárias que ditam regras em casa e pais sem a menor atitude de mudar isso, afinal da muito trabalho educar corretamente, é melhor deixar a critério da escola, afinal se a escola é de grife deve ter a obrigação de dar uma educação também de grife, afinal paga-se caro para que...

Por outro lado, os valores das escolas privadas voltados para o consumo, mercantilizam a educação. Penso que educação não deveria ter valor mercantil os colégios teriam que ter como valor principal o ideal de ensinar, assim como a maioria dos professores sérios e comprometidos, que ralam em vários empregos pelo ideal, e pelo prazer de educar. Apesar da violência existente nos colégios sejam eles públicos ou não e dos baixos salários.

Enquanto não for reestabelecida a ética e a moral, enquanto não forem ensinados os verdadeiros valores para os que virão e para os que aqui já estão, amargaremos esses dissabores que irão conviver conosco e com a nossa família dia a dia. Se você se queixa do mundo que aí está, se você se escandaliza com tudo o que Le nos jornais e vê na televisão, procure olhar ao seu redor e veja de perto como anda a formação dessa garotada que aí está.

É urgente que se aprenda a boa educação, que persista a gentileza, que não haja a violência e que acima de tudo exista a humildade entre as pessoas, que todos saibam jovens ou não , que ninguém apesar de títulos ou poder, pode humilhar desrespeitar seu semelhante, independentemente de classe social, aos mais jovens que eles aprendam com a vida o servir, o retribuir e o agradecer, que pratiquem a harmonia o amor e a compaixão para com o próximo.

Na ausência dos pais na educação dos jovens, outros assumem esse lugar e nem sempre serão pessoas que praticam o bem, nem sempre serão pessoas com boas intenções, mas são pessoas sedutoras na maioria das vezes convincentes quando se trata de persuadir o jovem incauto despreparado para enfrentar esse mundo, feito isso a porta estará aberta para as drogas e para a obtenção do fácil na vida, através da violência, óbvio que esse caminho não irá terminar bem exemplos assim temos aos montes diariamente.

O bem terá que ser superior tudo se trata de vida, o bem tem que imperar em todas as situações desse nosso Livre Arbítrio, para isso é necessário que estejamos atentos e de olhos abertos constantemente é uma pratica diária não podemos nos deixar levar, pelo fútil, pelo fácil e pela indiferença, pela ma educação seremos nos os responsáveis por tudo que aí está e não tenham duvidas a vida irá nos cobrar.

A vida irá nos cobrar pela nossa negligência, irá nos cobrar por valores que até às vezes inconscientemente passamos aos nossos filhos, irá nos cobrar pela vitória a qualquer custo, não importando a quem se agrida para isso, irá nos cobrar por essa tamanha confusão de ética e de moral que deixamos por aí em nossas atitudes.

Pense nisso...

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nelson Sganzerla   
Uma ALMA encarnada no Planeta Terra, que busca a ascensão para a LUZ
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa