Menu

Consumismo

Atualizado dia 2/1/2012 8:26:01 PM em Espiritualidade
por Mirtes Carneiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Uma visão harmônica da totalidade, um sentido de completude pode ser definido como uma visão do sagrado em nossa vida, ou seja, uma atitude espiritual, a própria espiritualidade.
Imagine que nascemos completos e nos deparamos com uma falta, qualquer uma... pode ser, por exemplo, a ausência temporária da mãe para uma criança, o que pode ser sentido como um vazio, ou uma falta. Logo a criança começa a usar artifícios para lidar com este desconforto: chora, joga-se, come um doce, pede um brinquedo... aqui são inúmeras as possibilidades.
Os adultos também se utilizam de meios para lidar com suas frustrações, assim como a criança. Uma das alternativas, hoje em dia muito à mão, é o consumismo, o materialismo. É uma saída possível, mas parece que está se tornando mais que uma escolha, uma necessidade. Enquanto necessidade pode ser vista como um vício, assim como o álcool, as drogas. Enquanto escolha, você pode consumir ou não, está livre para escolher.
Parece que o que buscamos com o consumismo é recuperar aquela mesma sensação de completude que julgamos perdida. Pensando assim, o que buscamos com o materialismo é o resgate da espiritualidade? Parece paradoxal, não é mesmo?
Sim, são formas distorcidas, ilusórias de se buscar a sensação espiritual, o resgate do sagrado, a completude, o merecimento. São formas compulsórias que se transformam em necessidades, premências na vida das pessoas.
Bem, então, qual a importância do resgate da espiritualidade para o ser humano?
Ajudaria no sentido de se aceitar o que não se pode mudar, pelo menos temporariamente. Aceitação é uma atitude espiritual, necessidade, dependência é uma atitude egóica, egoísta. Ajudaria no sentido de controle consciente daquilo que realmente precisamos comprar.
Principalmente, ajudaria na estabilidade emocional, no suporte da tensão da falta, no equilíbrio, na moderação e na integração.

Podemos dizer que uma pessoa espiritualizada apresenta:

- Melhor aceitação de si, do outro, das situações penosas da vida;
- Aumento da responsabilidade pessoal, da autonomia e diminuição do sentimento de vitimismo;
- Atitudes éticas, valorização de si e do outro e de seus respectivos sentimentos, direitos e deveres;
- Melhora da autoestima, com uma consciência mais clara de si, de amor próprio e consequente amor ao próximo;
- Atitudes mentais mais positivas, otimismo, poder pessoal;
- Percepção mais clara do todo, ou seja, poder olhar a situação de forma global, considerando, ponderando, decidindo;
- Condições de se relacionar melhor com as pessoas, saindo da dualidade de relação conhecida como senhor-escravo, em que um sempre domina e o outro é dominado, mas, ao contrário, poder ter uma relação igualitária, considerando os dois lados, incluindo os dois lados;
- Centramento no agora, considerando os fatos reais, não se prendendo ao passado ou esperando o futuro, apesar de considerá-los;
Bom humor, cooperação, sentido de valor.

A lista é bem grande, mas acredito que o que pontuei dá uma idéia da importância do resgate da espiritualidade em nossas vidas. Vale sempre lembrar que o que citei acima não exclui o seu oposto, só estou afirmando que uma pessoa espiritualizada tem mais facilidade em vivenciar os dois lados da moeda, e não ficar aferrada a só um deles. Se tentarmos fazer isto, estaremos nos condicionando novamente, e não será possível a expansão da consciência necessária para que se possa vivenciar as atitudes citadas.

O vazio interior se dá ao dividirmos o todo em pedaços e tentar vivenciar somente um dos lados. Por exemplo, se fizermos isto, podemos acreditar que uma pessoa OU me ama, OU me odeia, uma coisa excluindo a outra. É claro que preferimos o amor, não é, então passamos a retirar de nossa vida tudo que se relacione ao ódio. Mas, esquecemos de uma pequena questão: não é por esta nossa atitude que o ódio deixará de existir no mundo, ou mesmo em nossa vida.
Considerando e aceitando o todo, podemos entender que existe uma ambivalência, amor e ódio caminham juntos e muitas vezes vamos vivenciar esta ambivalência em nossas relações. Assim, estaremos mais preparados para conviver com o todo, a integralidade do ser humano e a transmutação do ódio pode ser conseguida. Transcender, transmutar é olhar, perceber, sentir e então tentar ir além, poder mudar. Simplesmente excluir é o que muitos buscam, mas ao invés de facilitar, pode complicar mais a busca pela tão sonhada felicidade.

Resgatar a espiritualidade é resgatar o sentido do todo perdido, um estado interno mais pleno, apesar de nossa condição dividida, apesar das faltas, apesar das dificuldades. O autoconhecimento é uma  ferramenta capaz de ampliar nosso entendimento de nós mesmos, o que acredito ser de importância capital para que possamos entender o outro, a vida, as relações, etc.
Conhecendo-nos melhor, podemos valorizar nossas potencialidades, rever nossas limitações, aceitar aquilo que não podemos fazer diferente, entender-nos com o nosso "vazio", continuar da melhor forma possível.
Meditação, yoga, ter um diário de emoções, anotar os sonhos, traçar metas, dieta saudável, oração, religião, silêncio, contemplação, visualizações criativas, trabalhar, escrever poesia, arte, pintura são formas individuais de se entender com o vazio, ajudam sim, mas cada um vai determinar aquilo que mais lhe faz bem, e para isto, é necessário conhecer-se, saber o que lhe faz bem, o que não lhe acrescenta nada, o que se está disposto a fazer, enfim.
Aferrar-se a qualquer uma destas dicas pode ser uma forma de colocar tudo a perder, pois novamente se trata de tentar dividir, separar, repudiar o outro polo.
São formas, são escolhas, e não imperativos para se espiritualizar, e talvez existam outras formas não citadas aqui, ainda desconhecidas, quem sabe...

O mundo não está equilibrado, pois a espiritualidade está sendo subestimada em detrimento do materialismo, ou seja, os caminhos estão se contrapondo, e quanto mais se aproxima de um lado, mais se distancia do outro. Nos tempos modernos, a humanidade voltou sua atenção para fora de si, buscando artifícios que satisfizessem seus desejos materialistas e, então, os recursos espirituais foram sendo esquecidos ou abandonados. É necessário o resgate destes recursos para que o ser humano possa se aproximar novamente da sua identidade integral.
O que está faltando são mais possibilidades de escolha, para podermos experimentar mais atitudes espirituais, que possam nos trazer mais estados internos positivos.
Fazendo uma analogia, podemos dizer que somos um frasco que contém todos os ingredientes, que, em suas diferentes combinações podem se transformar em uma variedade de bons perfumes, mas, como insistimos sempre nas mesmas essências, produzimos sempre o mesmo perfume, e assim, continuamos, acreditando que só exista esta possibilidade.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 54


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mirtes Carneiro   
Mirtes Carneiro CRP06/111130 Psicóloga e Psicanalista Atendimento on line Tel 11 9 8108-5021
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa