Menu

Crescer! Obrigação ou Escolha?

Atualizado dia 2/29/2024 1:00:53 AM em Espiritualidade
por Wilson Francisco


Facebook   E-mail   Whatsapp

No livro "Cem Anos de Psicoterapia e o mundo está cada vez pior (1992) Hillman nos dá uma pista para esse enigma.
Ele questiona de forma ácida e ferina, toda a retórica da ideia de crescimento que está impregnada na psicologia e nas práticas clínicas.
 
E eu complemento, nas instruções da família e da religião. Ou seja: Você tem de crescer!!!
 
Hillman sustenta que é a exigência tirânica e constante da ideia de crescimento que faz com que nos coloquemos sempre em estado de fracasso. Ou, no mínimo, sujeitos a estados depressivos mórbidos.
 
Essas frases surgidas nos processos que realizo são comuns: " eu já devia ter superado isso," "eu ainda não estou inteiro, pois não consigo lidar com todas as partes que me envolvem "  ou "se eu tivesse realmente crescendo, há muito já teria me livrado dessa confusão" .
 
São frases/ decretos, que compõem a fenomenologia do fracasso, decorrentes diretas do autoritarismo das ideias de crescimento presentes na educação do ser humano.
 
Diante desse quadro, Hillman diz:
"Essa escalada ideal de crescimento não só nos predispõe ao fracasso, como também a anomalias:
 
"Algumas coisas não mudam nunca. São como pedras, e existem pedras na psiquê, existem cristais, minérios de ferro, existe um nível metálico em que certas coisas não mudam", diz esse especialista na psique humana.
 
O que não muda ou não pode mudar?
Minhas reflexões seguem a filosofia kardeciana.
Antes de sermos um ser social, humano, físico, somos seres espirituais e nascemos com um plano divino e um caráter oriundo de existências passadas..
 
Há, no ser humano, um campo mórfico retro imaginado e a presença/ impulsos de animais, aves, vegetais e minerais que já constituíram uma plataforma sólida no inconsciente de cada ser humano.
 
Saiba, o Princípio Inteligente criado por Deus passa por todos os reinos até habitar o corpo mais complexo e completo, o corpo humano.
 
Então, esse crescimento da inteligência emocional e espiritual, é natural.
 
Você, mãe, especialmente, pode auxiliar. Devem ser evitadas ações coercitivas, punitivas e agressivas.
Tapas, castigos, chineladas, puxões nas orelhas.
 
No atendimento terapêutico que aplico, utilizo um recurso que tem dado resultado.
 
Para mães que verbalizam repetidamente agressões, eu indico o seguinte:
 
Após falar, informe seus filhos ao final:
Eu amo você!
 
E para uma cliente, que queria dar tapa na boca da filha, observei que não era interessante a sua atitude. Ela replicou: Eu preciso "educar"
Completei: Aceito você fazer isso se disser pra ela: "dou o tapa porque amo você, minha filha". 
 
Claro, a mãe desistiu do tapa.
 
O mais expressivo desse processo é que as mães têm reduzido castigos e verbalizações violentas. E um detalhe curioso. O esposo de uma delas agora quer que ela fale que o ama, após discutir com ele.
Será que estou inaugurando uma flexibilização na forma de apoiar e orientar o crescimento e desenvolvimento emocional e espiritual dos filhos?
 
"O trabalho das mães, da terapia e da religião, não é fazer com que o imutável mude; mas, sim, procurar separar um do outro, o aspecto imutável do mutável".
 
Isso porque existem partes na psiquê que são imutáveis. Isso precisa ser pensado e respeitado, porque a psiquê de cada um, mesmo no período infantil, sabe melhor que nós por que resiste à mudança.
 
Cada complexo, cada figura psíquica, cada imagem em nossos sonhos, sabe mais de si mesmo que nós, sabe o que faz, e o porquê de estar ali, por isso, nós podemos muito pouco.
 
Entender e aplicar o que pode ser transformado na criatura é uma tarefa, diria missão. Mesmo muito delicada e profunda.
 
Na glândula Timo está radicado o fator CARÁTER. Que é a síntese emocional psicológica e espiritual da essência de toda criatura.
Esse fator é o imutável. Conduz, encaminha e favorece o desenvolvimento do ser. Uma espécie de matriz sobre a qual se desenha todo o ser e que vai repercutir na personalidade.
 
Essa sim, a personalidade, é mutável.
 
Se você tem uma pedra no caminho, melhor passar sobre ela ou ao lado.
Tirá-la pode ser difícil e quase impossível. E atrasa sua jornada.
 
Ainda hoje conversei sobre isso com uma cliente. Relacionamento novo, pouco se conhecem. Ele teve uma crise de violência verbal pesada. Ela ficou perplexa!
 
Pediu minha orientação. Disse a ela: "se é crise nervosa ou alcoólica, é simples. Se é crise de caráter é complexa".
 
Caráter, você é assim. Alcoolismo ou nervosismo, você está assim. Há uma diferença gigante.
 
Em toda relação, você precisa crescer. Não mais que Ele, seu parceiro.
Não menos que VOCÊ.
Na dúvida, e na certeza, escolha VOCÊ!!!
 
E no caso dos filhos, há recursos. Um, rezar por seu Anjo de Guarda e afirmar "meu filho e filha são filhos de Deus". ELE conduz.
 
E outra ferramenta, é você massagear a glândula Timo deles, com Segurança, Leveza e comandos de Amor, dizendo sempre Eu AMO você!!!
 
Wilson Francisco


 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Wilson Francisco   
Terapeuta Holístico. Desenvolve processo que faz a Leitura da Alma; Toque Quântico para dar qualidade à circulação e aos campos vibracionais; Purificação do Tronco Familiar e Cura de Antepassados para Resgatar, Atualizar e Realizar o Ser Divino que há em você. Agendar pelo WhatsApp 011 - 959224182 ou pelo email [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa