Menu

Criador, Criação e Criatura São Um Só

Atualizado dia 4/28/2014 4:47:28 PM em Espiritualidade
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje reservo este espaço para falar sobre um dos elementos essenciais para a nossa sobrevivência material: a natureza. Creio que poucas vezes em toda a história terrestre, o Planeta esteve tão próximo de um colapso como agora. Pode parecer insensível de minha parte falar isso, mas para mim está evidente que na história da evolução tudo ia muito bem até a chegada do homem dito "sapiente". Os seres eram brutos, selvagens, é verdade, mas nunca se teve notícia de que aqueles seres destruíssem mais do que o necessário para se manter vivo. Ou seja, todas as suas ações visavam apenas a manutenção da vida, o que não era suficiente para causar qualquer tipo de desequilíbrio natural. Porém, hoje a história não é a mesma. Com a evolução biológica das espécies, acabamos chegando à era do homem racional. Porém, a capacidade de raciocínio evoluiu, mas não a ponto de o homem se desatrelar do instinto de domínio e posse, pelo contrário, com a capacidade de pensar o homem apenas ampliou seu arsenal malévolo de destruição e dominação. São raros os indivíduos que concomitantemente ao desenvolvimento da razão também desenvolveram a compaixão, e a grande vítima está sendo a natureza.

É até complicado falarmos em "natureza" de modo amplo e abrangente, pois nossa mente, automaticamente vai fazer uma divisão arbitrária, vai nos colocar na posição de entes externos e superiores às plantas, aos animais, ao sol etc. Este é um artifício primoroso que foi colocado em nossa maneira de pensar ao longo dos séculos, principalmente pelas culturas religiosas que no auge de seu orgulho, sempre colocou o homem como a obra máxima da criação de Deus. Se assim fosse, que bela besteira Deus teria feito. Ainda há quem diga que a natureza está aí para o nosso deleite. Mas esperemos mais algumas décadas e quando tudo estiver se acabando, veremos se alguma divindade vai repor milagrosamente tudo o que o homem insano destruiu. A natureza, por sinal, tem uma capacidade incrível de se reequilibrar, mas hoje em dia o desequilíbrio é tanto que a própria natureza precisa de um esforço tremendo para isso, e esse esforço muitas vezes ocorre de modo desagradável e prejudicial ao homem, e ele lamenta sem entender o motivo achando que se trata de uma “catástrofe”.

Mas devemos entender que a mudança não passa por uma conscientização externa dos efeitos que isso acarreta, mas sim por uma conscientização interna da causa desses procedimentos. E, para mim, a causa de toda brutalidade externa está na brutalidade interna do homem. Ele não pode tratar a natureza de um modo diferente do qual ele mesmo se trata. Certamente que ele vai descontar nos animais e nas plantas todas as suas angústias e questões não-resolvidas. A existência toda clama para que o homem restabeleça seu equilíbrio interno, mas isso só pode acontecer se o homem entender que entre o "externo" e o "interno" existe uma linha muito tênue chamada ego e que, quando rompida, o homem encontrará o Éden onde quer que esteja, pois tudo será visto como uma verdadeira divindade manifesta em cada átomo, aqui, exatamente onde estamos, onde não existam mais separações nem distinções.

Leandro Severgnini

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa