Crônica: O Sonhador e a Provocação de Francisco



Autor Paulo Roberto Savaris
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 5/21/2025 9:35:15 PM
Quando um livro insiste em viver, mesmo em tempos de silêncio
- Sonhador, por que tanta tristeza nos olhos? - perguntou Francisco, sentando-se à sombra da árvore onde o autor refletia em silêncio.
- Ah, Francisco... publiquei um livro com tanto amor... tirei 300 exemplares, vendi cem ebooks... e agora, mesmo com nova capa, novo nome, e o mesmo coração pulsando nas páginas... parece que ninguém mais quer ouvir. Em um país em que só 3% terminam a leitura de um livro... onde o conteúdo importa menos que o marketing... às vezes me pergunto: vale a pena continuar escrevendo?
Francisco sorriu com a mansidão que só os que caminham descalços pelo mundo aprendem a cultivar.
- Quando escrevi meus votos de pobreza, meu querido, ninguém me aplaudiu. Quando abracei o leproso, muitos viraram o rosto. Os olhos do mundo sempre se fixam nas vitrines, mas o coração... ah, o coração repousa nos bastidores da alma.
O Sonhador suspirou.
- Mas escrever exige coragem... exige fé...
- E silêncio. - completou Francisco. - Na minha Assis, livros eram raros. Os poucos que li estavam em latim. Os muitos que vivi estavam em mim. E mesmo assim, escrevi meu legado com ações. Você escreve com palavras - que são sementes invisíveis. Lembre-se de Cury, de Hill, de Paulo Coelho... todos tiveram longos invernos antes de florescerem na primavera do reconhecimento.
O Sonhador abaixou a cabeça, emocionado.
- Eu só queria tocar corações. Fazer pensar. Inspirar...
- E está fazendo. - Francisco sorriu com firmeza. - Um livro não se mede pelas vendas, mas pelas transformações. Se uma só alma repousar em paz depois de te ler, você já escreveu mais do que muitos best-sellers vazios de alma.
Francisco então se levantou e caminhou alguns passos na trilha amarelada. Voltou-se uma última vez:
- E se você que lê esta crônica chegou até aqui... clique no link do livro. Nem que seja apenas para curtir. Um simples gesto, em um mundo que vive de likes, pode mostrar a outros que algo valioso existe ali. Talvez você não leia hoje. Mas amanhã, quem sabe. Ou alguém próximo. Não deixe para depois o que pode acender agora uma centelha no coração de um Sonhador.
Curta. Compartilhe. Incentive quem ainda acredita que palavras têm alma.
Um Sonhador, Caminhando com Francisco: Paulo Roberto Savaris é autor de eBooks na Amazon e do Blog Caminhando com Francisco, dedicado à educação, à escrita inspirada na espiritualidade e nos valores de simplicidade e amor ao próximo. https://www.caminhandocomfrancisco.com/
Um Sonhador, Caminhando com Francisco: Paulo Roberto Savaris é autor de eBooks na Amazon e do Blog Caminhando com Francisco, dedicado à educação, à escrita inspirada na espiritualidade e nos valores de simplicidade e amor ao próximo. https://www.caminhandocomfrancisco.com/









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Roberto Savaris Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |