Menu

Cultivo do Xinxing

Atualizado dia 2/9/2015 10:34:51 AM em Espiritualidade
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estudando o livro Falun Gong, escrito por Li Hongzhi, pontuamos as principais características do “xinxing”. Toda a sociedade humana está em um mesmo nível, em um nível tão baixo que deveria ser destruída, entretanto, movidos pela verdade, compaixão e tolerância, os seres iluminados criaram o ambiente que estamos vivendo com características especiais e únicas. Todas as vidas nesta dimensão são diferentes das outras dimensões do universo. Os seres desta dimensão não podem ver os seres de outras dimensões, nem como o universo realmente é. Os seres humanos estão perdidos num labirinto de ilusões. Para curar suas doenças, acabar com os seus sofrimentos, dissolver o carma, o ser humano deve cultivar as três virtudes (verdade, compaixão e tolerância) retornando à origem. O ser humano deve retornar ao seu ser original e verdadeiro. Esse é o real propósito de ser um humano cultivado pela Escola Falun Gong.

A Escola Falun Gong possui por objetivo fazer com que o ser humano retorne à sua origem através do aprimoramento constante do seu “xinxing” que é o cultivo da unidade “Zhen-Shan-Ren”. “Zhen” é dizer somente a verdade e fazer coisas verdadeiras. “Shan” refere-se a desenvolver grande compaixão, fazer coisas boas e salvar as pessoas. “Ren” é tolerância. Quando uma pessoa comum é humilhada, ela puxa sua espada para lutar porque não possui nenhuma tolerância. Pessoas comuns levam atritos e pequenos problemas realmente muito seriamente, pois, elas vivem para o seu ego e não toleram nada. Um praticante do Falun Gong deve demonstrar tolerância para com as pessoas com as quais ele tem conflitos e com aqueles que lhe envergonham diretamente, mas também adotar uma atitude generosa e de agradecimento. O cultivador do “xinxing” abre mão de todas as coisas existentes no plano que estamos inseridos para atingir uma perspectiva mais ampla e estar em harmonia plena com a natureza do universo (Zhen-Shan-Ren).

O sentido da vida humana é aprimorar o “xinxing” para um nível bastante avançado. Todos os cultivadores devem dar ao cultivo de seu “xinxing” a prioridade máxima e considerá-lo como sendo a chave para o desenvolvimento. A palavra “xinxing” não pode ser compreendida com sendo somente virtude, compaixão e tolerância, sendo que a referida palavra envolve um campo muito mais amplo. O “xinxing” envolve como lidar com o ganho e a perda, permanecendo impassível na alegria do ganho e na dor da perda. Perda refere-se ao abandono de pensamento e comportamentos negativos, assim como a avareza, a busca do lucro pessoal, luxúria, vontades, ciúmes, os atos de matar, brigar, roubar, enganar. Se uma pessoa cultiva “xinxing”, ela procura romper com a busca da satisfação de todos os desejos. Em outras palavras, uma pessoa deve abrir mão de todos seus apegos e não dar muita importância aos assuntos que condizem com seu ganho pessoal e sua reputação. “Xinxing” em nível superior significa perder os apegos que são cultivados pelas pessoas comuns e perder também a mente que não abre mão desses apegos. O “xinxing” significa romper com as coisas que são consideradas importantes e abandonar coisas que não se pode abandonar, essa é a perda no seu verdadeiro sentido. O ponto básico do “xinxing” é não perseguir nada e deixar tudo acontecer naturalmente evitando assim o surgimento de novos apegos.

O cultivador do “xinxing” não fica feliz quando recebe elogio e não fica chateado quando é insultado. A respeito do sexo entre homens e mulheres é um tipo de apego ao corpo totalmente inapropriado para os cultivadores, pois, o cultivo do “xinxing” exige o abandono de todos os apegos que não queremos abandonar. A partir do momento em que elimina todos os desejos e abandonam todas as coisas a mente se torna clara e pura naturalmente. Chega-se a um ponto no cultivo do “xinxing” que o cultivador descartar completamente tudo que aprendeu do passado, não guardando nada e nessa condição ascende ao próximo nível. A única maneira de eliminar o carma para avançar ao próximo nível é o cultivo em níveis cada vez mais elevado do “xinxing” o que depende única e exclusivamente do cultivador. Em síntese podemos dizer que cultivar “xinxing” é descartar tudo que não podemos e não queremos descartar, pois não existe iluminação se o praticante do “xinxing” não se tornar fundamentalmente sem nenhum tipo de apego.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa