Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Cultos afro-brasileiros e aspectos do cotidiano

por Sarah Maria
Cultos afro-brasileiros e aspectos do cotidiano

Publicado dia 30/11/2009 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Vivemos em um país com liberdade de cultos religiosos. Existem pessoas que a vida toda pertencem a uma determinada denominação religiosa. Outras buscam filosofias, entendimentos da vida após a morte. Mas a grande maioria busca soluções para seus problemas cotidianos, suas angústias. 
Muitas pessoas que procuram os cultos afro-brasileiros estão em estado de depressão, sem esperança na vida. Sofreram perdas, perseguições. Buscam a cura do corpo e da alma. 
Através dos rituais, das oferendas para cada orixá conseguem internalizar aspectos positivos. Como a justiça de Xangô, a cura da mente da Senhora Rainha das águas Yemanjá. Já que ela é dona dos pensamentos.

  As chamadas limpezas são atos mágicos que simbolizam a expulsão dos objetos maus. As energias negativas, as raivas, as dores acumuladas durante o ano. 
Os orixás não são espíritos desencarnados. São deuses e podemos compará-lo aos deuses gregos e egípcios. Orixás são potências de LUZ emanadas de Deus. Cada orixá possui seu simbolismo e domínio sobre o psicológico através das forças da natureza. É a força cósmica Universal atuando através de rituais, e toda uma simbologia muito elaborada e mágica. 
É uma responsabilidade estar à frente de uma Casa de Religião. Onde diariamente pessoas aflitas, com queixas diversas buscam auxílio. Muitas chegam desestabilizadas, já trilharam muitos caminhos.... Por isso, é preciso ter cuidado onde buscar proteção e ajuda espiritual. A sinceridade e dedicação do sacerdote são fundamentais. A sinceridade de  Elaine de Ogum, de Esteio rs,  quando fala a respeito da Pomba Gira. 

"O médium que recebe uma destas entidades não precisa beber e namorar Sete homens ao mesmo tempo". 

Com certeza, é preciso separar a fantasia da realidade. Este é o segredo de um bom trabalho espiritual. Não utilizar mecanismo de fantasias, desmitificar os mitos.
O Orixá é luz, energia. Mas os atos e atitudes são responsabilidades do indivíduo, como exemplifica Elaine em muitos de seus ensinamentos. 
O arquétipo do inconsciente coletivo representado pelo Exu Zé Pelintra é o próprio malandro brasileiro. Malandro mas com bom coração. É muito fácil reconhecer na literatura ou no cotidiano das ruas a figura de Zé Pelintra.  
É importante entender a magia, desmitificar os preconceitos. Respeitar o sistema de crenças individuais de cada pessoa. 
A compreensão do arquétipo religioso, do conjunto de características de cada Orixá e sua atuação na vida da pessoa. Torna-nos capazes de lidar com a luz e a sombra existente em cada indivíduo. Traz um pouco mais de compreensão do Universo, de nossa transitoriedade. As dores e os medos também fazem parte da caminhada.
Precisamos viver o momento presente. Olhar as pessoas despidas de conceitos pré estabelecidos. Aprender a utilizar a sabedoria dos Orixás no cotidiano. 

Pois a felicidade está em usufruir aquilo que a vida nos proporciona aqui e agora. Nascemos e renascemos nesta vida. Tal como o mito de Fênix: o renascer das cinzas.  

E o  fim do mundo??? Os apocalipses são individuais. De quantos apocalipses sobrevivemos. E voltamos mais fortalecidos. 

A Umbanda e as religiões afros captam muito bem as dores da alma. A espiritualidade é aliviar medos, angústias. Atrair positividade.  Assim, o viver torna-se mais leve e feliz. Menos depressivo, angustiante. É preciso compartilhar a alegria do momento presente. Concretizar sonhos. Pois estão internalizados dentro de nós. 

É preciso amor para poder pulsar. 
É preciso paz para sorrir
É preciso chuva para florir.
Almir Sater
 


Texto revisado




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 27

Autor: Sarah Maria   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Você tem realmente esse tal Livre Arbítrio?
artigo Contrato com a morte
artigo Estesia
artigo A mudança deve ser interna

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa