Menu

Cultura Espiritual: A Base Para A Evolução Do Ser Humano

Atualizado dia 11/29/2008 9:55:44 AM em Espiritualidade
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando iniciamos o nosso caminho buscando o desenvolvimento espiritual, não possuímos uma cultura que possa de servir de base ou de fundamento basilar para iniciarmos o processo de expansão de consciência. Na ausência da cultura específica, acabamos nos perdendo nas inúmeras trilhas que nos desviam do verdadeiro objetivo que é a expansão da consciência para vivenciarmos o encontro com Deus.

Na inexistência da cultura espiritual, observamos que inúmeras pessoas percorrem trilhas desviantes e depois de muitos anos de buscas infrutíferas se tornam materialistas e outras ficam desacreditadas dos objetivos que transcendem o mensurável ou então se centram nas especulações filosóficas que apresentam conhecimentos teóricos sobre a existência das outras dimensões.

Na ânsia de romper as limitações do corpo físico sem as bases sólidas de uma cultura espiritual observamos que muitas pessoas se associam a grupos que vendem orientações, mantras, “soma” e exercícios corporais para nos iluminar ou nos conduzir a espaços não descritíveis através da verbalização sem que possamos vivenciar a unidade com Deus.

Devemos saber que quando vivenciamos a cultura material ficamos marginalizados do processo transcendental e se quisermos de fato a iluminação temos que trazer para o nosso cotidiano a cultura espiritual para que possamos iniciar a harmonização com o que existe de imutável e verdadeiro.

A cultura espiritual é o primeiro patamar, o primeiro degrau no nosso caminho da ampliação da consciência e esta cultura exige que cultivemos a verdade, não-violência, tolerância, paz interior e exterior, cooperação e desapego. Diante do exposto, podemos salientar que somente podemos dar o primeiro passo na senda espiritual a partir do momento que vivenciamos os valores salientados.

Constantemente Sai Baba, em seus discursos, mostra os valores da cultura espiritual dizendo que não devemos nos alimentar com carne, não devemos fumar, não beber e não podemos nos intoxicar com qualquer tipo de droga; manter boa saúde física e mental; ajudar os nossos semelhantes sem jamais os ferir; amar a todos e servir a todos; ciúme, raiva, ego e outros sentimentos doentios precisam ser erradicados da nossa vida; para ganhar dinheiro somente através dos meios honestos sem prejudicar as pessoas; cultivar a paciência e levar uma vida pacata; desenvolver uma mente calma e serena.

Jesus também nos transmitiu os valores da cultura espiritual quando ensinou que não devemos matar; não devemos resistir ao perverso; devemos amar os nossos inimigos; não devemos acumular tesouros sobre a terra; devemos buscar em primeiro lugar o reino eterno e devemos ser misericordiosos e pacíficos.

A cultura espiritual sempre foi transmitida à humanidade pelos mestres durante séculos como ponto de partida para o nosso encontro com Deus, mas esta cultura não possui um território limitado por fronteiras políticas. O espaço da cultura espiritual é a consciência de cada pessoa que por opção livre substitui a cultura territorial pelos valores eternos (verdade, não violência, tolerância, paz interior e exterior, desapego e cooperação). Vivenciando a cultura espiritual cada pessoa possui condições de seguir a trajetória da libertação do espaço e tempo e tornar-se uno com Deus.

O nosso trabalho espiritual não é com a sociedade ou com os outros e, sim, primeiramente conosco mesmo, fazendo ininterruptamente a retrospecção sobre o nosso cultivo dos seis valores básicos da cultura espiritual. A partir do momento em que os valores salientados são reais em nossa vida, teremos condições de absorvermos paulatinamente a infinitude divina.

A nossa primeira tarefa é nos curar e estaremos sãos quando materializarmos em pensamentos e atitudes os valores da cultura espiritual, sendo que neste momento os nossos “chakras” (absorvem energia vital que nutre todo sistema do corpo humano) passando a girar no ritmo do universo fazendo penetrar em nosso sistema uma energia espiritual metafísica que muda a essência de toda a nossa composição material finita por uma estrutura imaterial eterna.

Quando os “chakras” estão girando no sentido horário eles absorvem energia metafísica e quando giram no sentido anti-horário eles emitem energia metafísica em um nível abaixo da energia cósmica que pode ser captado por outros cultivadores da cultura espiritual ajudando na cura e transmutação do sistema corporal.

À medida que os valores espirituais evoluem os “chakras”, movimentam com maior rapidez tornando mais sutil a estrutura corporal possibilitando a consciência interagir com outras dimensões inclusive fora do espaço e tempo.  

Em síntese, salientamos que o cultivo dos valores espirituais permite que os “chakras” movimentem em harmonia com o ritmo do universo absorvendo energias metafísicas que criarão em nosso sistema um corpo não material que possui condições estruturais de servir de veículo a consciência e conseqüentemente transcender o espaço e tempo.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 50


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa