Menu

Depressão

Atualizado dia 3/24/2009 4:57:48 PM em Espiritualidade
por Mirtes Carneiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você, em algum momento de sua vida, já vivenciou isso? Sensação de cansaço, desânimo, dificuldade de concentração, falta de interesse, pensamento difuso... Nós, seres humanos passamos por diversas fases e momentos em nossas vidas, uns bons, outros, nem tanto.
Isto faz parte do ciclo de nossa existência, como uma onda, ora estamos em cima, ora em baixo.
Se tentarmos eliminar um dos pólos da onda, estaremos destruindo a própria onda. Bem, isto já alivia um pouco, saber que todos nós vivenciamos momentos como este. O problema se estabelece quando nós ficamos fixados em um pólo pessimista na nossa vida.

Aí podemos dizer que os “óculos” que estamos usando são negativos, ou seja, o nosso foco se fixa mais no que é negativo. A depressão é o resultado de um modo negativo de pensar, perspectiva negativa da vida. Isto se torna um hábito.Todo hábito provém da mente inconsciente. No inconsciente estão todas as experiências que alguém vivenciou, pensou, ouviu, viu, mesmo que não tenha ficado retido na mente consciente.
Então, ao invés de tentarmos eliminar a sensação ruim, o ideal é entrarmos em contato com ela, trazendo à consciência, analisando-a, para depois podermos escolher a melhor solução.
Como podemos fazer para mudar isto, se for o nosso desejo? Resposta: Transformar o protótipo pessimista em otimista.
Após uma análise de nossos comportamentos negativos, teremos dados para fazer algo a respeito. A primeira atitude desejável é reconhecer aquilo que estamos vivendo, para depois termos condições de mudar. É impossível mudar aquilo que eu não reconheço.
Assim, podemos passar para o segundo passo, que é um controle mental disciplinado e regularização do hábito são o ponto de partida para a mudança do padrão. Aliás, é este mesmo o processo que foi utilizado para que este padrão se instalasse. A diferença é que este padrão pessimista pode ter sido implantado, em parte, pela sua mente inconsciente.

A depressão costuma nos colocar no papel de vítima, e isto é muito ruim, pois limita bastante as nossas escolhas. Sobre escolhas, leia o artigo sobre o Poder Pessoal, neste site.
O adulto usa a depressão como a criança usa o choro. Precisamos analisar o que a pessoa depressiva ganha quando permanece neste estado.
“Todo comportamento possui uma intenção positiva”, pressuposto da PNL.

Qual será a intenção positiva neste comportamento? Isto é individual, único para cada ser humano, por isto precisa ser analisado individualmente.
 

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mirtes Carneiro   
Mirtes Carneiro CRP06/111130 Psicóloga e Psicanalista Atendimento on line Tel 11 9 8108-5021
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa