Menu

Depressão, ansiedade: doenças do século

Atualizado dia 8/5/2022 1:08:34 AM em Espiritualidade
por Michelle Aranda


Facebook   E-mail   Whatsapp

Como afirma Rubem Alves, em sua obra "Por uma Educação Romântica", a depressão e as tristezas são oriundas de sonhos não realizados, presos e engaiolados, como se fossem vidas abortadas e impedidas.

Essa afirmação muito condiz com a visão holística da saúde, a qual considera o emocional e o mental como fatores influenciadores no físico, ou seja, basta atentarmos para o nosso estado mental e emocional e lá encontraremos muitas respostas para as nossas doenças.

Diante desse cenário, a consciência de si mesmo parece indicar um caminho de alívio para o ser humano, porque ao autoconhecer-se é possível identificar os fatores desestruturantes, podendo vir a evitá-los.
No entanto, sabemos, pela prática cotidiana, que não cedemos um tempo considerável às reflexões sobre nossa saúde e muitas vezes vamos além do que a saúde permite para conseguimos realizar as atividades no trabalho, os afazeres domésticos, as funções de mãe, pai, etc. Isso acaba por deteriorar nossa energia, nossa saúde e bem-estar, tendo como consequência as doenças do século: depressão, ansiedade, pânico, Burnout, dentre outras.

Penso que se tivéssemos tido uma educação na escola que nos ensinasse a lidar com as nossas angústias e particularidades, tudo isso seria mais natural e já estaria incorporado como hábito, como fazem os orientais, por exemplo, com as práticas diárias de meditação, jejum e exercícios.
Mas ainda estamos muito aquém de uma visão ampla do ser humano como corpo, emoções e alma. Ainda nos apegamos excessivamente aos bens materiais e nos esquecemos do principal: os vínculos, as alianças, os afetos e isso parece ser algo com o que devemos nos preocupar daqui para frente, principalmente, se quisermos evitar transtornos psicológicos e físicos.
Texto Revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Michelle Aranda   
Terapeuta Holística, Reikiana, Master Reiki, Taróloga Especializada em Tarot Terapêutico e Baralho Cigano.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa