Menu

Desapego: Conquiste um NOVO TEMPO

Atualizado dia 11/14/2011 6:21:46 PM em Espiritualidade
por CRISTIANE P. CAPPA


Facebook   E-mail   Whatsapp

 O apego é um dos maiores obstáculos da nossa evolução. Praticar o desapego não é tarefa fácil, pois ninguém gosta de deixar para trás algo que um dia foi muito importante. Não é simples, nem fácil, mas também não é impossível. 
Como tudo na natureza, nossos processos de mudança também precisam de tempo para se instalarem. Tempo para ir amadurecendo, até que seja o momento da colheita. O tempo pode nos trazer a reflexão sobre todos os pesos desnecessários que carregamos e que podem estar atrasando nosso caminhar e, a partir daí, escolhemos desapegar e deixar ir.

Escolhemos deixar ir quando compreendemos que alguns comportamentos repetitivos nos afastam do nosso real potencial criativo, do nosso real objetivo de vida.
Desapegamos daquilo que não nos serve mais, quando tomamos consciência do que nos impede de prosseguir rumo às próximas "estações" do nosso crescimento e evolução. Somente quando adquirimos essa consciência é que podemos assumir uma atitude de compromisso com a nossa própria essência, com o nosso próprio ser.

Se prestarmos mais atenção aos detalhes da natureza, podemos perceber muitos de seus ensinamentos, sabedoria e mensagens.

O Outono, por exemplo, é uma época de transição entre os extremos de temperatura verão e inverno. É no Outono que ocorrem uma das maiores transformações da Natureza. Quando pensamos em Outono, lembramos da clássica imagem das árvores perdendo suas folhas. Sim, o Outono não é a estação mais bonita do ano, mas você já parou para pensar sobre o que poderia acontecer se as árvores não perdessem suas folhas nessa estação? Você sabe da importância dessa "perda"? Será que as árvores sobreviveriam à próxima estação se não as deixassem ir? Não! Simplesmente não sobreviveriam, suas folhas queimariam com o frio do inverno e assim seria impossível manter seus ciclos de respiração. Fim da vida! O que parecia perda, na verdade é um ganho, um ganho de tempo de vida. No Outono, a Natureza ganha renovação para as próximas estações. Sim, é preciso entrega, é preciso deixar ir o que não nos serve mais, para proteger o que é essencial.

E você, por quantos "Outonos" já passou? E por quantos "Outonos" você se permitiu renovar, se preparar para as próximas estações? Ou será que você ainda permanece no Outono tentando "manter" suas velhas folhas secas?

Reflita sobre isso: o que você precisa deixar ir, do que você precisa abrir mão para seguir firme para os próximos ciclos, para continuar crescendo?
Perceba o que já terminou em sua vida e você não reconhece. Muitas vezes nos apegamos a situações que já não fazem mais sentido, situações que já não colaboram mais para o nosso crescimento. Quanto mais apego sentimos a qualquer coisa, mais vulneráveis ficamos ao ciúmes, à mágoa, ao medo das perdas. E é a partir daí que permitimos a presença do sofrimento em nossas vidas.

O apego nos mantém prisioneiros. Prisioneiros àquela pessoa, àquele sentimento, àquela atitude, àquela história... que um dia, sim, foi importante para o nosso crescimento, mas que hoje nos mantêm distante dele. O desapego liberta, o desapego é o reconhecimento da nossa essência e consciência divina.
Praticar o desapego é acreditar que o que se possui verdadeiramente nunca se perde, sempre está aqui e, quando compartilhado aumenta, jamais diminui.

Comece comprometendo-se consigo mesmo, dê-se a chance de ser quem você realmente é e dê essa mesma chance a todos que cruzarem seu caminho. Cultive a única certeza que importa, a de que você é capaz de TUDO. Abra mão de tudo o que não vale a pena, tudo o que não acrescenta, tudo aquilo que nos ocupa, nos toma, nos possui.

Uma boa dica é iniciar uma "faxina" nos armários, retirando tudo o que não usamos mais. Limpe e crie espaços. Recicle sua energia! É interessante perceber durante o processo dessa limpeza, o quanto nos prendemos a coisas desnecessárias e sem valor e mesmo sem utilidade nenhuma. Não queremos abrir mão, então deixamos lá, mesmo que seja completamente inútil hoje... "mas quem sabe um dia eu precise?".

E é assim, com esse pensamento mesquinho e distorcido, que partimos também para nossas relações afetivas. Mantemos as pessoas da mesma forma que guardamos as coisas que não precisamos mais. As deixamos lá, num lugar que nos deixa seguros apenas em saber que as "possuímos", ainda que não nos seja importante.

Conclua sua faxina! Tenha coragem e determinação para abrir espaço para o novo entrar em sua vida. Abra espaço para o novo! Nos armários, novas roupas, sapatos e acessórios, sem "entulhos" desnecessários... e na vida, novos projetos, novas atitudes, novos sentimentos, novas amizades, verdadeiros amores. Não dê espaço para relações superficiais e insatisfatórias. Reconheça seu valor, o valor que você quer para você, busque o essencial... prepare-se para as demais estações do ano... Acredite: vale a pena se libertar para deixar nascer um novo tempo.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 30


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: CRISTIANE P. CAPPA   
Cristiane P. Cappa PSICOTERAPEUTA TRANSPESSOAL -Especialista Pós Graduada em Psicologia Transpessoal;Formação em Regressão de Memória;Renascimento;Florais Sistema Joel Aleixo; Radiestesia;Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional;DMP Processo de Memória Profunda com Roger Woolger; Aperfeiçoamento em Terapias de Vidas Passadas com Hans Tendam
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa