Menu

Desejos à flor da pele!

Atualizado dia 1/1/2011 8:13:27 PM em Espiritualidade
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os sentimentos, muitos deles recalcados, se revelam. As emoções, repentinamente, se liberam. É a passagem do Ano Velho para o Ano Novo, momento mágico em que os sonhos não realizados, se renovam, gerando expectativas em torno de um renascer de esperanças que contagia a maioria das pessoas mundo afora. É a jovem que se realimenta de ilusões, no sentido de recuperar um amor perdido nas arestas do tempo. É o cidadão de meia-idade que resolve libertar-se de uma relação desgastada e chuta o balde do passado, cheio de expectativas não realizadas...

E o momento mágico se repete... como a lembrar-nos de que a renovação e a esperança são nossas inseparáveis companheiras, e que o homem não vive feliz sem a expectativa de mudança em seus projetos de vida.

Entre perdas e ganhos de um passado que não é igual, mas é parecido para todos os humanos, sobrevive o indivíduo em um planeta cada vez mais repleto de almas que vão e vem em seus ciclos reencarnatórios, no sentido de desafiar as suas próprias limitações...

E nesse jogo existencial cujo desafio de mudança é o nosso maior teste, surge o alvorecer do Ano Novo como oportunidade de renascermos para uma vida que faça sentido, e que os nossos sonhos de consumo e de completude com o amor, se realizem.

Em questão de minutos, uma eternidade de bons sentimentos eclodem: familiares e enamorados se abraçam, emocionados. O mesmo ocorre no braço estendido ou no simples olhar revelador de um gesto fraternal entre desconhecidos que se cruzam. A energia do Ano Novo está no ar e na pele das pessoas, repleta de desejos e expectativas de uma vida e de um mundo melhor para todos.

Sonhos de consumo viajam no trem da ilusão, cheio de desejos a serem realizados. Cruzam fronteiras do imaginário que se confundem entre o possível e o impossível, a realidade e a fantasia. Nesse campo real e surreal, nada é proibido, pois tudo é permitido...

Enquanto uns sonham, outros se mantêm acordados: são os construtores de nossos sonhos de consumo. Na verdade, os construtores também sonham, é que o sonho deles encontra-se na razão direta de nossos sonhos. Como o sonho é livre, todos sonham, pois não custa sonhar...

No entanto, muitas vezes, esquecemos de avaliar o saldo do ano que termina. Como por exemplos: O que foi acrescentado em relação às nossas expectativas do ano anterior? E no sentido de nossas relações afetivas, profissionais e sociais, o que mudou para melhor? E eu na relação comigo mesmo?

São os sonhos que não foram "sonhados", mas que se realizaram total ou parcialmente, sem nos darmos conta, pois não pertenciam ao rol de nossos desejos conscientemente manifestos...

Nesse sentido, o "balanço" de final de ano torna-se importante à medida que imprescindimos de nosso inconsciente como instrumento que avalia desejos que foram (semi)realizados em nível consciente. E os pequenos ganhos, embora tenhamos dificuldades em percebê-los sem uma avaliação mais cuidadosa, possuem relevante significado em nossa qualidade de vida.

Portanto, na passagem de ano, desejos à flor da pele, muitos deles reprimidos há algum tempo, emergem em um considerável fluxo energético, misturado a sentimentos e emoções, revelando que por trás dessa energia, existe um vulcão sempre ativo, embora pareça extinto durante o resto do ano.

Nesse "choque" de forças, não devemos maximizar nem tampouco minimizar o seu poder. Devemos entender - e assimilar através da própria experiência - que apesar do homem realimentar-se de ilusões em relação à realização de grandes sonhos, vivemos de pequenos sonhos realizados, que se somados podem se tornar um mega sonho de vida.

Os pequenos sonhos, quando realizados, nos estimulam a continuar sonhando, porque caminhamos por etapas, construindo, aos poucos, o nosso sonho maior que é a felicidade possível.

Enfim, vivemos de desejos à flor da pele. Mas vivemos mais felizes quando esses desejos são realizados à luz da consciência.

flaviobastos

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 101


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa