Menu

Desenvolvendo autoconfiança - afirmações positivas

Atualizado dia 10/6/2009 10:47:11 AM em Espiritualidade
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

O tema "autoconfiança" pode render artigos ou livros de forma ilimitada. Falei sobre vários aspectos que caracterizam uma pessoa autoconfiante e como podemos usar a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui), para nos ajudar a nos sentirmos mais seguros.

Esse é um breve resumo do que foi citado nos artigos anteriores:

1 - Se sente merecedora. Acredita que merece coisas boas, e que elas podem e devem acontecer na sua vida. Gosta de receber. Aceita elogios e prêmios pelas realizações que atinge.

2 - Tem persistência nas coisas que faz que considera importante. Mesmo quando outras pessoas são contra, e quando não está dando certo inicialmente; mesmo quando perde algumas batalhas.

3 - Se perdoa pelos erros que cometeu no passado. Aprende com os erros, se fortalece e segue em frente. Não se lamuria e tem gratidão pelo que já conquistou.

 4 - Perdoa as pessoas e situações do passado que contribuíram de forma negativa na sua vida. Aprende também com essas experiências e continua crescendo. Também não se lamuria dessas situações. Não leva as coisas para o lado pessoal.

5 - Acredita que pode fazer ainda mais sempre que atinge uma meta, que o crescimento é ilimitado.

6 - Tem uma voz interior (diálogo interno) positiva, mesmo quando as coisas não estão indo muito bem. É cheia de otimismo e esperança.

7 - Lida bem com as críticas e com os julgamentos alheios, não se intimida. Quando a crítica é verdadeira, aprende com ela.

8 - Sente que sua vida depende majoritariamente das suas ações e pensamentos, e não da "sorte" ou circunstâncias externas. Ou seja, assume responsabilidade pela própria vida.

9 - Entende que é uma pessoa que tem capacidades como qualquer outro ser humano que seja bem sucedido,  e que se algo não vai bem na sua vida, é porque precisa desenvolver habilidades que ainda não desenvolveu.

Nesta série, já escrevi sobre a importância de cuidarmos do nosso diálogo interno. Repetir afirmações positivas é uma forma de cuidar dos nossos pensamentos. Ouvimos muita coisa negativa desde a infância e continuamos ouvindo todos os dias na televisão, na conversa com amigos e familiares. Esses pensamentos negativos ficam implantados em nós pela repetição. Passam a fazer parte dos nossos pensamentos habituais. Podemos fazer o inverso, ou seja, repetir afirmações positivas para implantar bons pensamentos.

Através da repetição diária de afirmações positivas, nossos pensamentos mudam, o que se reflete nas nossas ações,  que mudam para melhor os resultados na nossa vida.

Imagine se você desde pequeninho ouvisse coisas do tipo: "Você pode, você é capaz, tudo que você quer você alcança, eu perdoo você por tal erro e você também se perdoa sempre que erra, conviver com as pessoas é muito bom, tudo tem um lado positivo mesmo quando algo dá errado e etc..." Estas frases ficariam impregnadas nos no seu pensamento levando a ter atitudes saudáveis.

 E se pudéssemos enxergar todos os pensamentos e sentimentos da pessoa mais autoconfiante do mundo, e colocássemos em frases do tipo afirmações positivas? Poderíamos repetir essas afirmações diariamente para melhorar nosso padrão de pensamento.

Pois bem, certa vez eu comprei uns CDs de um site americano, que traz justamente isso. Um áudio com afirmações positivas para que a gente possa escutar e adquirir pensamentos e comportamentos mais saudáveis em várias áreas. Um desses CDs é sobre autoconfiança. Eu traduzi as afirmações para português, e vou listá-las no final do artigo. Foi estudado o padrão emocional e mental das pessoas mais autoconfiantes que podem existir, e tudo foi transformado em afirmações positivas.

Além de ouvir o áudio, eu passei meses lendo a lista de afirmações três vezes por dia, como um exercício para melhorar meus pensamentos. Sempre que leio a lista, eu vou batendo também nos pontos da EFT, nos terminais dos meridianos, do topo da cabeça até abaixo da axila (e fico repetindo essa sequência). Vou explicar o porquê de afirmar e bater nos pontos ao mesmo tempo. Esse exercício me ajudou muito e ainda me ajuda.

A EFT é um excelente apagador de crenças, pensamento e sentimento negativos. À medida que afirmamos coisas positivas nas quais não acreditamos, nossa mente reage nos dizendo coisas contrárias, negativas. Por isso a importância de também bater nos pontos da EFT. As afirmações positivas vão sendo impressas enquanto que a negatividade que brota vai sendo eliminada pelas batidas da EFT. Isso torna o processo da implantação do positivo muito mais fácil.

O segredo das afirmações está na repetição. Quanto mais você ler e repetir as frases, mas elas se tornarão um pensamento natural para você. Não adianta repetir somente de vez em quando, pois não vai trazer grandes mudanças. O ideal é fazer da repetição positiva um hábito diário, para cuidar dos pensamentos.

A lista é grande! Se você acha que não vai conseguir repetir a lista inteira com frequência, escolha uma quantidade de afirmações que caiba em uma página apenas. Escolha as afirmações que são mais distantes do seu padrão, que são um desafio pra você.

Repita todos dias, três vezes por dia enquanto bate nos pontos da EFT, por no mínimo três meses. Lembre-se, o segredo é a repetição. Repita, repita e repita. Divirta-se com o processo de mudar os seus pensamentos. Vou fechando essa série por aqui, embora certamente ainda voltarei várias vezes a escrever sobre o tema da autoconfiança.

Obs.: como a lista de afirmações é muito grande e não caberia neste artigo, basta me solicitar que faço o envio por e-mail.

André Lima.

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link
 

Texto revisado por: Cris
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 34


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa