Menu

Despertando a Consciência

Atualizado dia 12/25/2013 4:28:16 PM em Espiritualidade
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Segundo a visão Espírita, a Reforma Íntima é o renovar das esperanças interiores, tendo por meta o fortalecimento da fé, a solidificação do amor, a incessante busca do perdão, o cultivo dos sentimentos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser.
Diante disto, não fica difícil relembrarmos dos sábios conselhos de “Francisco de Assis” em “O Livro dos Espíritos”, na questão 919-a, que nos dá um passo a passo interessante, de como efetivarmos nossas mudanças internas, obtendo os benefícios da Reforma Íntima.

Ele comenta sobre a importância de antes de dormirmos, realizarmos mentalmente uma viagem interior, questionando-nos sobre nosso dia, o que fizemos desde o momento que abrimos nossos olhos ao despertar. Acordamos agradecendo por mais um dia ou reclamando da preguiça de ter que levantar, do tempo chuvoso, do calor, de ter que levar as crianças para escola etc.? Qual nossa atitude, diante dos desafios diários: a fila do Banco, o mau humor do lojista, o trânsito caótico, as pessoas mal educadas etc.? Somos propensos à crítica, ao julgamento, à arrogância e prepotência, tão comum nos dias de hoje?

Todos estes questionamentos são respondidos através da nossa consciência, à medida que fazemos uma avaliação sincera daquilo que experienciamos durante o dia - é o balanço final do que fizemos, dissemos e a forma como reagimos diante das pessoas e situações apresentadas.
Lembraremos de coisas boas, porém, também recordaremos de alguns pequenos deslizes; muitas vezes, ocasionados por nossas atitudes egoístas e temperamento difícil. Somos humanos, portanto, passíveis de erros mas, é muito importante, que possamos obter de nós mesmos esta visão mais ampla, especialmente, sobre a forma como estamos vivendo nossas vidas e de que forma poderemos nos melhorar aprendendo mais sobre a tolerância, a compaixão pelo outro, a paciência, a gentileza tão escassa, a aceitação e, sobretudo, a amar nossos semelhantes como a nós mesmos.

Se nos reportarmos ao Evangelho Segundo o Espiritismo, iremos encontrar a célebre frase de Jesus mencionando a importância de "Fazermos aos outros aquilo que gostaríamos que nos fizessem". Vivenciar esta prática, requer maturidade, consciência e, acima de tudo, sabedoria para compreender que tudo o que fizemos de negativo, de alguma forma, retornará a nós. Portanto, o seu oposto também é verdadeiro: fazer o bem nos faz tão bem, que acabamos atraindo por questão de afinidade e sintonia a tão desejada harmonia e a paz de espírito.

E uma vida de acordo com o Espiritismo é idêntica a uma vida cristã. Uma vida pautada no exercício do bem, do perdão, da caridade, da tolerância e, especialmente, do sentimento mais nobre que o ser humano tem: a GRATIDÃO.

Muitas vezes, passamos a vida reclamando de tudo: reclamamos dos filhos, mas esquecemos de agradecer pela alegria que nos proporcionam; reclamamos do (a) companheiro (a), porém, esquecemos que temos alguém ao nosso lado; reclamamos da chuva, do tempo nublado, não lembrando de que ela vem para ajudar a natureza a florir e nutrir-se; reclamamos da doença e esquecemos que diante dela é que surge a cura e os tantos aprendizados para nossa vida.

Em tempos de internet e acesso à informação de todo tipo, não é preciso ser especialista para saber que a principal característica do hipertenso é o ressentimento. O ressentimento crônico, comum a tantas pessoas do nosso convívio, gera a hipertensão crônica e as doenças cardíacas. Todos sabem que rancor provoca úlceras no estômago, que a raiva persistente causa uma série de distúrbios.

É importante ter a percepção de que problemas fazem parte da trajetória de vida do ser humano, porém, esquecemo-nos de que sempre haverá recursos interiores à nossa disposição, que virão, sobretudo, nos fortalecer ajudando-nos a compreender que mesmo diante da dor e do sofrimento, poderemos buscar o que nos cabe aprender, fazendo o nosso melhor.

Quando vivemos uma vida dentro da harmonia do SER, estamos plenos, calmos e serenos; não há nenhum esforço, nenhuma pressa ou ansiedade a respeito de coisa alguma. Viver em harmonia, em sintonia com o Bem Maior, requer esforço, persistência e, acima de tudo, sabedoria.
Sejamos gratos, esta é a chave para a harmonia interior e uma vida plena.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 59


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa