Menu

Dez anos de gratidão

Atualizado dia 4/5/2015 12:06:31 PM em Espiritualidade
por Tom Coelho


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Aproveite bem as pequenas coisas.
Algum dia você vai saber que elas eram grandes".
(Robert Brault)


No dia 17 de fevereiro de 2005, recebi um e-mail de Cesar Foffá, publisher da Folha de Alphaville. Ele comentava que vinha acompanhando meus artigos por indicação de um amigo e, por apreciar o conteúdo dos mesmos, decidiu convidar-me para integrar sua equipe de colunistas.

Claro que aceitei prontamente! O primeiro texto, intitulado “Diálogos externos e internos” (você poderá lê-lo em link, foi publicado naquele periódico no dia 18 de março, ou seja, há dez anos...

Naquela ocasião, eu iniciava uma nova trajetória profissional, deixando o setor industrial para atuar em educação corporativa. Enquanto escritor, havia publicado 67 artigos. Como palestrante, havia realizado 50 apresentações, mais da metade delas de forma gratuita, em busca de divulgar minha imagem e meu trabalho.

Hoje, uma década depois, redigir este texto representou um momento singular para reflexão. Foram 265 artigos e oito livros publicados, além de 617 palestras para um público presencial superior a 110 mil pessoas. Meus filhos tornaram-se universitários, casei-me novamente e tive uma nova filha, hoje com cinco anos. Meus cabelos rarearam, a barba começa a ficar branca e tive que voltar a usar óculos. Continuo atuando em diversas entidades e associações, interagindo com muita gente – boa e ruim – e conhecendo cada vez com mais profundidade e sensibilidade os problemas que afetam empresas, pessoas e nosso país.

Nesta ocasião, gostaria de compartilhar com você apenas três breves lições. Primeiro, sobre a importância de registrar fatos, guardar memórias e revivê-las no momento certo, sem apego, mas com o devido respeito. Assim, reler a mensagem enviada pelo meu amigo Cesar Foffá, devidamente arquivada em meu computador, é fazer uma viagem no tempo e resgatar no presente o mesmo entusiasmo e alegria do convite feito dez anos atrás.

Segundo, tenha cuidado com o que você fala ou escreve, pois nos tempos atuais, o alcance de um comentário, uma imagem ou um comportamento, tem abrangência incalculável, impactando positiva ou negativamente sua reputação, que é construída tijolo por tijolo, mas que pode ser demolida numa fração de segundos.

Finalmente, aprecie as conquistas. De vez em quando, pare tudo o que estiver fazendo e olhe para trás. Não pelo saudosismo ou para interromper sua trajetória, mas simplesmente para observar o quanto você já progrediu em sua caminhada. Como disse o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, "A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente”.

A todos os veículos, jornalistas e leitores, minha gratidão pelos anos transcorridos – e pelos próximos que ainda virão...

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 43


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tom Coelho   
Tom Coelho é educador, palestrante em gestão de pessoas e negócios, escritor com artigos publicados em 17 países e autor de oito livros. E-mail: [email protected]. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa