Menu

Digam não à violência

Atualizado dia 3/27/2010 3:55:24 PM em Espiritualidade
por Rosemary Rezende


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os criacionistas dizem que o planeta existe há seis mil anos; os evolucionistas atestam que é bem mais do que isso, que são milhões de anos. Mas tanto uns quantos outros concordam numa coisa: a espécie humana foi a última a ser criada.

Somos a perfeição da criação ou do criador, como queiram. Estamos no  topo da cadeia alimentar, somos os melhores! Somos os melhores?

O que realmente diferencia o homem do animal? Nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos, ambos, homem e animal; comemos, defecamos, dormimos, fazemos sexo e nos defendemos. Algum esperto por aí pode dizer: mas nós pensamos, raciocinamos! Eu digo: os animais também pensam e raciocinam, óbvio que em uma base muito menor e com menor complexidade e sofisticação, mas raciocinam.  Usam até ferramentas para melhorar a sua condição de vida, proteger sua espécie etc. Enfim, eles também raciocinam.

Então, o que mesmo diferencia o ser humano  do animal? Em minha opinião, é a capacidade de ter e expressar compaixão, de se colocar no lugar do outro. Mas a verdadeira compaixão exclui absolutamente a violência, inclusive a violência de se alimentar de carne. Então, sou obrigada a admitir: somos homens e mulheres, mas ainda não somos seres humanos; esses, ainda são muito poucos.

A meu ver, a "humanidade" evoluiu muito tecnologicamente, mas não moralmente, não em caráter e, certamente, não em humanidade. Talvez um pouco em civilidade, afinal, não somos mais canibais, pelo menos no sentido lato da palavra, pois não comemos uns aos outros, literalmente; mas ainda comemos uns aos outros, sim...

Nós tiramos um pedaço de outra pessoa toda vez que a rebaixamos, desrespeitamos. Toda vez que um marido agride sua mulher, que um adulto é violento com uma criança, que um chefe abusa de um colaborador (pra ser politicamente correta, mas não só politicamente correta... mas há os que ainda os chamam de subalternos ou empregados).

Sim, são muitos os detalhes. Mas são justamente nessas pequenas coisas a que nós não damos a devida atenção, que nós diminuímos a nossa própria humanidade. Então, não se enganem, vocês podem usar de força, violência ou poder para diminuir as pessoas, mas estão também diminuindo a vocês mesmos. Aqui também somos todos um.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rosemary Rezende   
Tecnica Agrícola, Medica Veterinária, Homeopata, Terapeuta Holística. Atualmente trabalhando com Terapia Nexus, massoterapia Indiana, Numerologia Indiana, Florais e Homeopatia
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa