Menu

É possível silenciar a mente?

Atualizado dia 8/20/2013 8:39:57 PM em Espiritualidade
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

Eu, no ashram desativado de Maharishi, o guru dos Beatles, em Rishkesh, Índia“Quando concentra sua atenção no Agora, você se dá conta de que a vida é sagrada. Existe algo de sagrado em tudo que você percebe quando se concentra no presente. Quanto mais você viver no Agora, mais vai sentir a simples e profunda alegria de Ser e do caráter sagrado da vida” Eckhart Tolle – O poder do silêncio

Quando iniciei no caminho da meditação, mais de 10 anos atrás, percebi algo muito chato: a minha mente não parava. O pensamento se atropelava, uns aos outros… Observar a mente era um inferno! Naquela época, praticava uma meditação guiada por palavras, que eu mesmo proferia. A meditação da tradição da Seicho-no-ie. Mesmo assim, senti em mim vários benefícios. Aos poucos, e com bastante perseverança, descobri que às vezes, com a graça divina, o grande fluxo de pensamentos cedia espaço para o foco. Estava concentrado! E isso era um grande alívio, já que eu entendia que todas as minhas preocupações eram neuras da própria mente, e em estado de paz interna, a paz externa era imediata.

Passei por diversas experiências meditativas. Desde meditação conduzida, até o zazen, o sentar na tradição zen budista. Retiro de 10 dias de Vipassana. Dezenas de práticas de concentração com o chá ayahuasca. Meditação ativa na linha do Osho. Yoga, caminhadas, meditação andando, constelações sistêmicas… Hoje eu posso afirmar: dá para parar de pensar e estar no vazio, com o treino.

Você pode perguntar: para quê? Bem… na realidade, eu também não sabia ao certo. No início, achava que, ao silenciar a mente, estaria iluminado! Tipo Buda, Jesus, Krishna, sabe como é que é… Mas descobri que não me iluminei coisa nenhuma. Continuei com meus impulsos distorcidos, emoções dolorosas, conflitos internos e reações descontroladas…

Porém… porém… Abriu-se um espaço de silêncio. E com muita dificuldade, comecei a receber um tipo de, digamos, comunicação, que me guiava, antes de reagir como eu sempre reagi. Assim, percebia um pensamento desconexo, e podia observá-lo, silenciosamente, e tomar uma decisão: agir ou não agir. Fazer ou não fazer. E isso faz toda a diferença! Aos poucos, não era mais dominado pelos meus conflitos internos. O mundo começou a ganhar novas cores. Comecei a perceber meus medos, raiva, inveja, ambição, desejo sexual, compulsões, e daquele espaço vazio, tinha o poder de decidir o que fazer.

Desde espaço, a clareza surgia. Quantas decisões equivocadas eu deixei de tomar? E quantas decisões acertadas, que parte de mim não queria, mas eu tomei, com a certeza absoluta de que era o caminho correto? Quanta intuição brotou deste silêncio?

Deixei de confiar cegamente na minha mente racional. O que me causava muito sofrimento e ansiedade. Estou ainda caminhando… talvez, até o final da vida, este processo não acabe. Mas já percebo um ganho indescritível. Quem me conhece, também percebe a mudança nítida… E é algo visível, ano a ano… Meditar não custa nada. Não requer nada. Não tem efeitos colaterais. Então eu lhe pergunto: por que não começar agora?


 
 



Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa