Menu

Ele era humilde de coração, por isso os animais o amavam

Atualizado dia 10/4/2022 7:40:31 AM em Espiritualidade
por Íris Regina Fernandes Poffo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Francisco, o Santo de Assis (1182-1226), foi um grande presente para a humanidade. Ele era humilde de corpo, de alma e de coração, por isso os animais o amavam.


Ele não tinha olhar de superioridade, para com eles, mas de igualdade e irmandade. Tudo era digno de respeito, por ser a manifestação do Pai Céu e da Mãe Terra.

Não olhava à floresta, ambicionando lucrar com a madeira, mas louvava as árvores com profunda admiração, por ser a morada de muitos seres, assim como os rios e os lagos, os mares e os oceanos.

Ele tinha olhos de ver e ouvidos de ouvir, o que normalmente não vemos nem ouvimos, porque não era ensimesmado.

Sabia reconhecer os laços de ternura que nos unem aos seres da natureza, como uma grande amorosa família universal.

Era um nobre, mas se comportava como súdito dos reinos mineral, vegetal, animal, hominal e angelical.

Ele tinha tudo para ser um jovem rico e ambicioso na Itália, porém, a dor tocou seu coração, abalou a sua saúde e então, ele encontrou sua missão de vida.

Firme e forte como um carvalho, flexível como um bambu, determinado como um riacho, que não se deixa estagnar diante das pedras que encontra pelo caminho, Francisco exercitou a coragem e a força de vontade para ir em frente.

Mostrou que a humanidade antropocêntrica, que o orgulho e o egoísmo, a ganância e a luxúria só nos afastam de Deus, da paz de espírito e da felicidade eterna.

Transmitiu seu aprendizado à Clara, sua amada companheira de jornada, aos seus seguidores, e juntos espalharam sementes de bem aventurança.

Ele usava um cordão no pescoço com o símbolo Tau, a última letra do alfabeto hebraico, semelhante à uma cruz, representando o tempo e a eternidade, a vitória e a salvação.

Mais além da Itália e da Idade Média, na China antiga, valoriza-se o Tao. De acordo com ensinamentos taoístas, a humildade, é um dos três tesouros, que devemos encontrar, juntamente com a simplicidade e a afetividade. Metas de vida, que também tinham Francisco e Clara.

Agir com humildade, nos ensina o Livro das Mutações, o I Ching significa: "atuar na vida de forma consciente e sincera, promovendo e proferindo os gestos e as palavras corretos e sábios, de quem não cultiva sentimento de superioridade diante do mundo".

É algo "que vem do coração, de quem não deseja ser sempre o primeiro em qualquer aspecto de sua vida, com relação ao restante do mundo".

Para obter este tesouro, é necessário ter amadurecimento psíquico, ser acolhedor e receptivo, como a terra é para as sementes e para os minúsculos seres que buscam abrigo e alimento. Ao mesmo tempo, ser firme e inabalável como uma montanha. Encontrar o equilíbrio entre o Céu e a Terra.

Quem é humilde, aprende reconhecendo seus erros, tem abertura para ouvir a opinião dos outros com discernimento, sem desviar-se do seu caminho, sem perder a retidão, nem seus princípios.

As virtudes pulsam no centro do coração, do chacra cardíaco, em ressonância com uma frequência vibratória muito sutil dos grandes mestres.

Os pássaros, os esquilos, os lobos, os cães, os gatos, os peixes, as flores, as minhocas, as serpentes, os devas e elementais, todos sabiam reconhecer em Francisco e em Clara, estas qualidades. Sabiam que poderiam se aproximar deles sem medo de serem caçados, agredidos e mal tratados. Os pobres sabiam que seriam bem recebidos e alimentados.

Que possamos aprender com este homem santo e com esta mulher santa, a sermos, verdadeiramente, instrumentos da paz e do bem.

Aprender a transmutar o ódio, as ofensas, os erros, as discórdias, os desesperos, as tristezas, as dúvidas e a ansiedade, no bálsamo benigno do amor incondicional a nós mesmos e a todos que nos rodeiam, humanos, plantas e animais!

Cuidar da natureza, sentir-se parte dela ao invés de destruí-la!




Iris R Fernandes Poffo - 04.10.2021

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 465


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Íris Regina Fernandes Poffo   
Bióloga, espiritualista, terapeuta holística e escritora.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa