auravide auravide

Ele era humilde de coração, por isso os animais o amavam


Facebook   E-mail   Whatsapp

Francisco, o Santo de Assis (1182-1226), foi um grande presente para a humanidade. Ele era humilde de corpo, de alma e de coração, por isso os animais o amavam. Ele não tinha olhar de superioridade, para com eles, mas de igualdade e irmandade. Não olhava à floresta, ambicionando lucrar com a madeira, mas louvava as árvores com profunda admiração, por ser a morada de muitos seres, assim como os rios e os lagos, os mares e os oceanos. Tudo era digno de respeito, por ser a manifestação do Pai Céu e da Mãe Terra. Ele tinha olhos de ver e ouvidos de ouvir, o que normalmente não vemos nem ouvimos porque não era ensimesmado. Sabia reconhecer os laços de ternura que nos unem aos seres da natureza, como uma grande amorosa família universal. Era um nobre, mas se comportava como súdito dos reinos mineral, vegetal, animal, hominal e angelical.

Ele tinha tudo para ser um jovem rico e ambicioso na Itália, porém, a dor tocou seu coração, abalou a sua saúde e então, ele encontrou sua missão de vida. Firme e forte como um carvalho, flexível como um bambu, determinado como um riacho, que não se deixa estagnar diante das pedras que encontra pelo caminho, Francisco exercitou a coragem e a força de vontade para seguir em frente, mostrando que a humanidade antropocêntrica, que o orgulho e o egoísmo, a ganância e a luxúria só nos afastam de Deus, da paz de espírito e da felicidade eterna. E transmitiu seu aprendizado à Clara, sua amada companheira de jornada, e juntos espalharam sementes de bem aventurança.

Ele usava um cordão no pescoço com o símbolo, o Tau, a última letra do alfabeto hebraico, semelhante à uma cruz, representando o tempo e a eternidade, símbolo de vitória e de salvação.

Mais além da Itália, e da Idade Média, a humildade, de acordo com ensinamentos taoístas, é um dos três tesouros do Tao, juntamente com a simplicidade e a afetividade. Metas de vida, que também tinham Francisco e Clara. Agir com humildade, nos ensina o Livro das Mutações, I Ching significa: “atuar na vida de forma consciente e sincera, promovendo e proferindo os gestos e as palavras corretos e sábios, de quem não cultiva sentimento de superioridade diante do mundo”. É algo “que vem do coração, de quem não deseja ser sempre o primeiro em qualquer aspecto de sua vida, com relação ao restante do mundo”.

Para tanto, é necessário ter amadurecimento psíquico, ser acolhedor e receptivo, como a terra é para as sementes e para os minúsculos seres que buscam abrigo e alimento. Ao mesmo tempo, ser firme e inabalável como uma montanha. Encontra o equilíbrio entre o Céu e a Terra. Quem é humilde, aprende reconhecendo seus erros, tem abertura para ouvir a opinião dos outros com discernimento, sem desviar-se do seu caminho, sem perder a retidão, nem seus princípios. As virtudes pulsam no centro do coração, do chacra cardíaco, em ressonância com uma frequência vibratória muito sutil.

Os pássaros, os esquilos, os lobos, os cães, os gatos, os peixes, as flores, as minhocas, as serpentes, os devas e elementais, todos sabiam reconhecer em Francisco e em Clara, estas qualidades. Sabiam que poderiam se aproximar deles sem medo de serem caçados, agredidos, e mal tratados. Os pobres sabiam que seriam bem recebidos e alimentados.

Que possamos aprender com este homem santo, e com esta mulher santa, a sermos, verdadeiramente, instrumentos da paz e do bem. A cuidar da natureza, ao invés de destruí-la. Aprender a transmutar o ódio, as ofensas, os erros, as discórdias, os desesperos, as tristezas, as dúvidas e a ansiedade, no bálsamo benigno do amor incondicional.

Iris R Fernandes Poffo – 04.10.2021
Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 460


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Íris Regina Fernandes Poffo   
Bióloga, espiritualista, terapeuta holística e escritora.
E-mail: irisp@uol.com.br, | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa