Menu

Em Busca da Presença Divina

Atualizado dia 9/26/2010 11:29:04 AM em Espiritualidade
por Guilhermina Batista Cruz


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Você não sabe que é um templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em você?(...) Pois o templo de Deus é santo e você é esse templo".(Apóstolo Paulo, em Coríntios 1. 3:16)

Conseguimos viver conscientemente na Presença Divina? Podemos senti-la quando nos quedamos no silêncio interior de nosso ser? Por estarmos imersos no princípio supremo do universo essa divina presença estará sempre ao nosso lado, abençoando-nos com o seu amor. Isso quer dizer que, em qualquer lugar e qualquer situação, seja no meio da multidão ou no silêncio de uma prece, os olhos amorosos do criador estarão sempre ao nosso lado, acompanhando-nos e protegendo-nos. Então por que não nos apercebemos dessa presença divina e amiga ao nosso lado?

Para muitos de nós, as coisas divinas estão tão distantes que representam o inalcançável, aquilo que só pode ser atingido por espíritos altamente abnegados e que renunciam à vida de prazeres para seguir caminhos de doação e ajuda ao próximo. Há também a nossa cômoda ignorância, ou seja, por desconhecermos o significado maior de nossa existência, nos achamos livres para insistir em atos errados sem nos incomodarmos com o pensamento perturbador de estarmos sendo observados pelos olhos do criador. Enquanto permanecermos de olhos fechados, muito distantes de nós estará essa divina presença. Enquanto não aceitarmos que o propósito fundamental de nossa existência é despertarmos para o sentido maior da vida, estaremos sempre angustiados e sufocados por nossas necessidades. Muitas pessoas preocupam-se apenas com as coisas exteriores, vivem num círculo estreito de valores materiais e, nesse mundo particular, voltam-se exclusivamente para os estímulos físicos de prazer e satisfação dos desejos materiais.

Em horas de grande sofrimento ou absorvidos nos problemas do cotidiano, se nos deixarmos levar pela visão superficial da vida, sentiremos nossas necessidades alcançarem proporções gigantescas, levando-nos ao sofrimento e dor. Segundo o Espírito Hammed: "A busca às fontes de crescimento e renovação espiritual inicia-se vivendo para fora, e gradativamente tomando  a consciência da vida em si mesmo, portanto, tudo está perfeito na criação universal - viver exteriormente não exclui viver interiormente. São etapas interligadas de um longo processo de aprendizagem evolucional. "(Livro Renovando Atitudes - psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto). Quando voltarmos os olhos para a nossa essência como ser espiritual iremos nos sentir mais fortalecidos para combater tudo o que nos distanciam das coisas imperecíveis. Veremos que é possível fazer contatos com a presença divina em nossos corações, sem necessitarmos das palavras.
A filosofia esotérica já nos falava que é inútil o homem procurar a presença divina fora de nós, já que ela se encontra dentro de nós mesmos, e que ter consciência dessa presença dentro de nós, se constitui na etapa mais bela de nossa caminhada espiritual. O livro "Imitacão de Cristo" nos diz: (...)" O amigo de Jesus e da verdade, o homem realmente espiritual, livre de afeições desordenadas, pode facilmente recolher-se em Deus e, elevando-se em espírito acima de si mesmo experimentar delicioso descanso.Segundo ele, felizes são os ouvidos que não atendem às vozes que fazem barulho lá fora, mas à verdade que ensina lá dentro. A verdade fala dentro de nós sem o estrépito das palavras". 

Para sentir essa divina presença dentro de nós precisamos ir ao seu encontro, procurando conhecer as leis divinas e imutáveis que regem o universo e a todos nós. Muitas vezes só nos lembramos de que existe uma presença suprema que a tudo rege quando nos afogamos em anseios e sofrimentos, sem visualizarmos para eles uma saída. Só então é que voltamos os olhos para os céus implorando socorro a um ente superior. Segundo Richard Simonetti é "importante "bater" e "pedir" estabelecendo contato. Imperioso "buscar", cultivando a iniciativa. Então o Céu nos atenderá. O despertar para a Presença Divina pressupõe o abandono gradual, porém definitivo, do egocentrismo, ou seja, quem envereda pelo caminho espiritual tem que buscar libertar-se das preocupações e ações essencialmente egocêntricas

Quem busca a presença superior em seus corações, precisa perceber que as metas que traça para sua vida não podem ser egoísticas, com a finalidade única de atender seus anseios pessoais de satisfação e bem-estar materiais. Há que se perder o orgulho pessoal, principal causa dos sofrimentos atuais em prol do respeito pela divina presença dentro de si mesmo. Segundo o que nos ensina o livro Meditação Taoísta: "Perceba as coisas que são ou não essenciais, avalie as que são importantes ou triviais, considere se as elimina ou as aceita. Deve ser abandonado tudo o que não for essencial e importante. (...) Os que chegam à verdade não lutam por nada que não digam respeito à vida. O que não diz respeito à vida é qualquer excesso".(Simplificando as Coisas - parte 2 ).

Antigamente buscávamos Deus nas coisas exteriores, em oferendas e cultos. Hoje já tentamos encontrá-lo em Espírito e Verdade, em sua essência espiritual, na quietude e paz de nosso ser. Isso não quer dizer que devamos nos descuidar do dia a dia, de nossa vida material de aprendizado, mas, que precisamos deixar que a presença suprema dentro de nós nos torne mais amorosos e compreensivos e nos traga um estado de consciência mais elevado que nos impulsione em direção ao alto.

Uma das grandes buscadoras da verdade foi Madre Tereza de Calcutá, que nos brinda com as seguintes palavras: "Nós precisamos encontrar Deus, e Deus não pode ser encontrado no barulho e na agitação. Não podemos colocar-nos diretamente na presença de Deus sem que nos imponhamos silêncio interno e externo. É por isso que devemos nos acostumar com o silêncio da alma, dos olhos e da língua.(...) Então você poderá ouvir Deus em todo lugar: no fechar de uma porta, na pessoa que precisa de você, nos pássaros que cantam, nas flores, nos animais - naquele silêncio que é maravilha e louvor."(Livro Tudo Começa com a Prece- Madre Tereza de Calcutá).

Procuremos, então, buscar dentro de nosso ser essa paz interior que nos fará sentir a Divina Presença, fazendo-nos capazes de amar e nos despertando sentimentos de justiça, respeito e solidariedade e servindo-nos de roteiro para que colaboremos na construção de um mundo melhor para todos nós. O Espírito Luiz Sérgio, sobre a presença divina, nos fala:" Deus está em tudo, em toda parte, tu o sabes. E não deverás ignorar também, que o único veículo capaz de te levar à Divina Presença é aquilo que reflete a tua essência de espírito:o teu pensamento. (...) Faze do teu pensamento a oferenda maior que hás de destinar ao pai. Purifica-o quanto puderes, para que se revele aos olhos de ti apenas e somente depois  se exteriorizar aos olhos dos que te cercam. Vibra em Deus. Mergulha na sua Grandeza e estarás em harmonia com a criação". ( Livro Intercâmbio - psicografado por Alayde de Assunção e Silva e Lúcia Maria Secron Pinto).

Paz e Luz a todos.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa