Menu

Em Busca do Meu Divino Eu

Atualizado dia 7/9/2014 3:45:02 PM em Espiritualidade
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Huberto Rohden, um estudioso da natureza humana, costuma dividir o homem sob dois aspectos: o ego e o Eu Univérsico. De modo muito semelhante aos conceitos orientais, ele articula que somos entidades cósmicas, divinas, sagradas, algo muito além daquilo que pensa a nossa mente comum e que, cá estamos passando por experiências que têm a finalidade de culminar no despertar da nossa verdadeira consciência cósmica. Porém, para atingir este feito, diz Rohden que é necessário que esse Eu Univérsico encontre a resistência oferecida pelo mundo material, para tornar conscientes os atributos divinos que estão em estado latente, potencial, como por exemplo, o amor, a humildade, a bondade, o desapego, etc., que nada mais são do que frutos do autoconhecimento.

Este processo de transição do ego ao EU dura milênios, muitas vidas - esta é a minha opinião e não a de Rohden. Mas hoje percebo que o número de seres que estão amadurecendo para isso está aumentando. Cada vez mais encontro indivíduos que não estão mais se satisfazendo com aquilo que o seu ego tem para oferecer. Todos temos ilusões de que a felicidade e a plenitude está ao alcance das realizações materiais. Podemos almejar formações acadêmicas, fama, sucesso e poder aquisitivo, mas nunca será o suficiente, pois continuaremos sendo as mesmas pessoas, com os mesmos defeitos e, provavelmente, o mesmo vazio existencial. Isso é o ego, essas são as nossas falsas identificações, aquilo que nós "achamos que somos". Para darmos um salto para fora deste círculo vicioso, primeiramente precisamos tomar a devida consciência de que estamos condicionados a este mecanismo. Já é automático o impulso para a busca do TER. Mas o grande segredo é que nós estamos aqui para SER e não para TER. Aquele que busca o TER dificilmente vai SER tão realizado quanto almeja. Aquele, porém, que busca o SER vai TER tudo o que precisa para ser feliz, pois vai TER a si mesmo.

A prova de que o ego ainda predomina a nossa existência reside no fato de que raramente nos sentimos realizados e plenos, mas com muita frequência nos sentimos tristes, angustiados, injustiçados e com sentimentos nocivos à nossa saúde. Pergunto: será que esses sentimentos originam-se no nosso ego ou no nosso Eu? Essa é muita fácil de responder, mas nem tão simples de realizar. A nossa autorrealização demanda grande esforço e um inesgotável amor-próprio. Um amor-próprio muito maior que o apego aos ilusórios frutos do ego. Não é indigno que o homem busque o conforto e o bem estar da vida material, mas não é elogiável que as nossas prioridades sejam justamente tudo aquilo que um dia teremos que deixar, nem que julguemos o SER baseado naquilo que "achamos TER". Toda espécie de ruptura pode causar dor e desconforto. Assim também é a nossa ruptura com o ego. Mas o positivo disso tudo é que esta pode ser a última dor, pois que estaremos rompendo com a causa de todas as outras dores. Alguém poderá perguntar: mas o que sobrará então? Digo que não sobrará muita coisa, apenas o necessário para enxergarmos o quão sublime é a simplicidade que nos rodeia e que está à nossa disposição gratuitamente.

"Vejam os lírios do campo; nem o mais rico dos reis pode vestir-se com a mesma simplicidade e exuberância deles" - Frase atribuída à Jesus.

Leandro Severgnini

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa