Menu

Ensaio sobre o Tempo

Atualizado dia 10/10/2013 5:49:09 PM em Espiritualidade
por Olavo Américo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por muito tempo eu tentei entender o tempo. O tempo que nunca entendi, mas há de ser o tempo que um dia entenderei.

Existem três sentenças que o meu tempo de vida me fez aprender: a primeira, que tudo na vida tem um tempo certo; a segunda, que tudo na vida tem um certo tempo; e a terceira, que tudo na vida é uma questão de tempo.

 Mas, afinal, quem é o tempo?

Quem é o tempo, eu não sei. Só sei que pelo tempo passei. Que, pelo tempo, passo. E pelo tempo, passarei.

Tempos remotos e eternos, perdurei; tempos inalcançáveis, alcancei; Em tempos tranquilos, descansei; E tempos difíceis, superei.

Tempo. Quem é o seu Senhor? Seria o Senhor do tempo quem faz o tempo ou sou eu mesmo quem faço o tempo para o Senhor?

A verdade é que o tempo me trouxe muitas dúvidas a respeito do que passou, do que restou e do que ficou, mas me mostrou mil certezas de tudo aquilo que Sou e de como aceitar as circunstâncias da vida com amor.

Descobri que o tempo é feito música, e música tem compasso. No compasso da dança que tocamos em nossas vidas, é que temos tempo de dançar – ou não. O mundo está agitado, e no compasso da dança que deixamos a rotina tocar, todo mundo dança por obrigação – e obrigação de viver mata a motivação.

Tempo de frio, tempo de calor. Tempo de riso e de dor. Houve tempo que abri a janela e vi chover; Mas houve tempo que já estava lá fora e vi o sol nascer. Houve tempo de enchente e vi tudo inundar, mas houve tempo de seca e vi tudo secar. Houve tempo de friagem que a preguiça aparecia, mas, com chuva ou com tempo ensolarado, era preciso mostrar a luz que em cada um de nós havia.

Tempo passado, quanto te quis. Tempo de guerra em mim que resisti. Tempo de tristeza que melhorei, e tempos que vivi as vitórias que conquistei. Tempo passado que demorei a compreender. Tempo bandido que achei que me havia feito sofrer, quando percebi que a responsabilidade era minha em ouvir a música que gostaria de escolher. Tempo que confundi com oportunidades, por isso, que tanta falta de tempo aleguei. Tempo de escolhas que diante das oportunidades me calei. E tempo de oportunidades que fiz, quando tempo para as oportunidades criei.

Tempo. Tempo presente, eis a vida feito um papel em branco. O quanto admiro, não sei quanto. Tempo de escolhas, tempo de direção. Tempo de olhar para frente, pois será no futuro que passaremos o resto de nossa evolução. Eis o tempo que desisti e tempo que resignei. Por quanto tempo esperei e por quanto tempo fiquei. Por quanto tempo insisti, persisti e investi. Tempos que voam ou tempos em vão. Tempos que voltam e tempos que não foram. Tempos que não eram, tempos que nunca serão. Pedi à Deus os melhores tempos, e os melhores são os tempos que agora são.

Tempo do futuro, tempo de aprender, crescer e engrandecer. Tempo de louvar, tempo de amar, tempo de querer, ensinar, educar e abraçar. Tempo de esperança que se renova com o olhar, com o gesto, com a atitude, com a ação, com o hábito e com a vocação. Com a fé que se espalha e se encarrega de trazer novos tempos, é que declaro novos tempos de paz para o coração.

Tempos que não voltam ou tempo que voltará. Tempo que foi, tempo que é ou tempo que será. Tempo que doeu, tempo que cicatrizou, tempo de se alegrar. Tempo de otimismo, tempo que se eternizará. Por um tempo.

Tempo que dei tempo, tempo que LHE dei tempo, tempo que ME dei tempo. Tempo que cansei de esperar, tempo que decidi encontrar. Tempo que perdi tempo e tempo que comecei tempo ganhar.

Tempo. Tempo de fervor, tempo demais, tempo de amor, tempo que vai, tempo que veio, tempo que foi, tempo que virá. Tempo que me ensinou e me ajudou. Tempo que tudo de bom, em mim, despertou.

Tempo que dei, tempo varei, tempo que me foi concedido, tempo que errei e acertei.

Tempo. Que me fez ser quem hoje sou.

Porque eu vivi. E vivo.

Por todo tempo.

Um forte abraço!!!


Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Olavo Américo   
Metafísico, Colunista, Coach em Linguagem Corporal e Acadêmico em Direito. Enfim, um ser humano sem a pretensão de salvar o mundo... Apenas destinado a compartilhar boas ideias. Dúvidas ou sugestões? Fale comigo:
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa