Menu

Entendendo a importância da energia vital

Atualizado dia 1/10/2012 12:50:55 PM em Espiritualidade
por Marisa Petcov


Facebook   E-mail   Whatsapp

A palavra energia implica, por definição, em atividade, movimento, trabalho. A existência de energia já foi comprovada cientificamente quando a ciência conseguiu dividir o átomo e constatou ser ele formado por partículas com carga elétrica positiva, negativa e neutra. Mesmo uma pedra, que aparentemente não tem vida, borbulha em atividade numa constante movimentação de partículas.

A energia é uma força dinâmica, em fluxo constante, que circula pelo nosso corpo. Muitas pessoas chegam a substituir o nome vida por energia, dada a similitude existente entre esses dois termos.

A esta energia vital os chineses chamaram Ki (Chi). 

A energia corporal tem fontes onde podemos reelaborar a nossa própria energia. São elas:

* Macrocósmica, que é a energia única primeira, que contém todas as outras e que deu origem a tudo, a força universal. É a energia não dual, transcendente, denominada de várias maneiras, conforme a fé individual que nos conduz no caminho evolutivo em que nos encontramos.  

* Ancestral, que é representada pela soma da energia do pai e da mãe e deu origem a um ser. Mais indidivual que a primeira, esta energia dual e polarizada se estende ciclicamente, de geração em geração.

Estas duas fontes são chamadas primordiais por estarem presentes nos primórdios de nossa vida.

* Respiratória, que é a primeira fonte que utilizamos por nós mesmos, ao nascer. Ainda que respiremos involuntariamente por toda nossa existência, podemos atuar parcialmente sobre nossa respiração, procurando torná-la uma aliada no restabelecimento de nosso equilíbrio.

* Alimentar, que é absorvida através da alimentação. A qualidade do alimento que ingerimos é mais importante do que sua quantidade. A principal característica de uma alimentação saudável é a sua capacidade de nos deixar dispostos, ativos e mais felizes. O excesso de alimentos, o comer sem ter fome e por imposição do horário, o comer sem atenção, dificultam tremendamente a absorção dos elementos mais utis desta energia e a retém, em forma grosseira (gorduras pesadas), em nosso organismo.

* Interpessoal, que é a mais sutil, representada pelas trocas humanas (energéticas). Ver ou falar com alguém que gostamos ou admiramos, ler um bom livro, ouvir uma música, receber um carinho, uma massagem, nos tornam mais felizes e nos nutrem de valores sutis. Da mesma forma, nos tornamos infelizes quando nossas trocas com o meio são negativas. Assim, devemos estar atentos para manter alto o nível da troca enérgética a que submetemos nossos sentidos e purificá-la sempre que possível. 

Nosso equilíbrio geral depende principalmente da utilização harmônica destas três últimas fontes, chamadas de manutenção. 

Marisa Petcov

Terapeuta holista, Sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis

email: [email protected] 

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marisa Petcov   
Presidente da AME - Agência de Místicos e Esotéricos Contatos: 11 2021 6788 / 9 5980 2467
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa