Menu

Entre a Luz e a Sombra

Atualizado dia 11/18/2009 3:31:17 PM em Espiritualidade
por Maria Silvia Orlovas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Conheço Luciana há pelo menos seis anos quando ela me procurou para uma sessão de vidas passadas e, logo em seguida, começou a freqüentar o meu espaço regularmente fazendo parte do grupo de meditação entre outras coisas.

Se procurasse um traço, um movimento que definisse Luciana, acho que a palavra seria simplicidade. Lu, como a chamamos, é uma pessoa simples, nos gestos, nas palavras, nos sentimentos. Assim, quando ela comentava ocasionalmente sobre seu trabalho, nunca imaginei que o documentário que ela fazia fosse algo tão bonito e profundo. Parecia apenas mais um trabalho diferente.

Nos anos que se passaram pudemos sentir as mudanças nela. Apesar de ser uma pessoa suave, às vezes, víamos seu rosto pesado, seus gestos preocupados. Mas como ela não comentava nada, também não perguntávamos, porque amizade também é saber ficar em silêncio junto.

Quando ficamos sabendo que o seu filme tinha sido premiado no Festival Internacional de Biarritz, confesso que nos surpreendeu, porque ela sendo assim tão discreta nunca mostrou a profundidade do seu sonho. Sabíamos que ela era guerreira e que tinha colocado todas suas fichas nesse seu projeto, no entanto, não fazíamos idéia da penetração do filme.

E depois disso, amigo leitor, não pense que ela ficou vaidosa ou diferente. Ao contrário, sua posição continuou sendo discreta e tranqüila como sempre. Para nós vermos que, na realidade, não devemos julgar os fatos ou as pessoas pelas aparências. Aliás, esta é uma das mensagens do filme que recebeu o nome: Entre a Luz e a Sombra.

A história deste filme é de arrepiar, pois é um documentário que parece que Deus se tornou o roteirista. Luciana começou a filmar a história de uma atriz que tinha o sonho de mudar o mundo e vencendo todo tipo de preconceito, ainda muito jovem, começara a dar aulas de teatro no antigo presídio Carandiru. De repente, ao longo do seu trabalho junto aos detentos, dois presos se transformam em ídolos da música e famosos no Brasil inteiro. Tudo por acaso. Mas será que existe acaso? Ou seria a mão de Deus fazendo Luciana documentar um drama humano e cheio de ensinamentos?
A sensibilidade das lentes da câmera de Luciana mostrou a vida na casa de detenção de uma forma sutil, e até amorosa, o oposto do que todos nós imaginamos. Porque é claro que quando se pensa em presidiários, imediatamente, pensamos em delinqüência, em pessoa do mal, em um mundo de sombras.

Nesta balança, não podemos aceitar o mal e o bem caminhando juntos. Em nosso mundo, os rótulos são pesados demais. Nesta lógica, quem é do mal não pode se regenerar, da mesma forma, quem é do bem não pode errar... Mas, é assim mesmo que a vida acontece?
Quando aceitei anos atrás me dedicar a este site, escrevendo todas as semanas, dando força para os sonhos e os projetos dos idealizadores, vesti a camisa justamente porque acredito demais nos seus ideais. Comungo com a crença de que Somos Todos Um...
E, neste sentido, como ensinam os Mestres, as sombras mostram a luz, o bem penetra o mal, a compreensão nasce da ignorância e a transforma e, para finalizar, Deus age através de nós.

Devo confessar que Luciana participou da quebra de um preconceito que também já carreguei comigo. Se você acompanha meus artigos, sabe que neste ano fui assaltada em minha própria casa e que tive um grande aprendizado com este abalo. Mesmo durante a invasão da minha casa, ficava claro dentro de mim, que aquelas pessoas não eram seres de uma outra natureza diferente da minha. Sentia que fazíamos parte do mesmo princípio divino e o que nos separava era apenas a falta da consciência amorosa e as nossas escolhas diferentes. Entretanto, não pude deixar de pensar, em meio ao turbilhão que tomava conta da minha vida, naquele momento, que um dia aqueles rapazes foram crianças como eu e você...

O filme da Luciana é um exemplo de solidariedade verdadeira, de uma visão da vida sem preconceitos. As pessoas sensíveis precisam conferir esta obra de arte. E quando estiverem assistindo o filme, lembrem-se do lema do nosso site: “Somos Todos Um”, mostrada no filme com maestria. Com certeza, os presidiários ali estão por conta dos seus delitos, mas, afinal, quem não erra? Quem pode atirar a primeira pedra?
Concordo que a proporção de nossas escolhas define a nossa vida e por isso o destino nos oferece mais ou menos oportunidades, mas se não abrirmos as portas do coração para acolher, ajudar, quem somos nós? Não seríamos sombras ainda mais pesadas e escuras do que aqueles que cometem erros por absoluta impossibilidade de acerto?
Acredito que cuidar do nosso interior e de nossa espiritualidade é o caminho para viver a integridade da experiência humana, aceitando as diferenças e fazendo a nossa parte, para que os extremos não sejam tão cortantes e destruidores.
Se somos todos um, de verdade, temos que tomar conta daquela parte da sociedade que ainda não sabe amar...

Luciana, muita luz e boa sorte a você e ao seu filme. Que a mensagem do Entre a Luz e a Sombra alcance o coração dos milhares de brasileiros que ainda não refletiram sobre suas próprias sombras.

Visite o Site do Filme
Confira os ensinamentos e meditações curativas que Maria Silvia ensina participando de um dos seus grupos.
Venha participar do seu
Grupo de Meditação Dinâmica que acontece todas as quartas-feiras no seu espaço em São Paulo. Venha ouvir pessoalmente as canalizações.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 92


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Silvia Orlovas   
Maria Silvia Orlovas é uma forte sensitiva que possui um dom muito especial de ver as vidas passadas das pessoas à sua volta e receber orientações dos seus mentores.
Me acompanhe no Twitter e Visite meu blog
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa