Menu

Equilibrando as polaridades: o caminho do meio

Atualizado dia 10/27/2010 3:48:52 PM em Espiritualidade
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Somos duais e nos manifestamos a partir de nossas polaridades opostas. Cada um de nós escolhe, inconscientemente, um tipo de "papel" para assumir diante do mundo. Isto acontece como um mecanismo de defesa, que é a forma que encontramos para "sobrevivermos" ao mundo hostil, conforme acreditamos que ele seja. Esta crença é baseada em nossas conclusões distorcidas tiradas em nossa infância, a partir daquilo que vivemos. Porém, muitas vezes, as questões de nossa vida como um todo, estão relacionadas a questões e crenças que trazemos de vidas passadas - por escolha de nosso Espírito - justamente para que sejam "trabalhadas" e equilibradas. Mas este equilíbrio só poderá ser alcançado, se estivermos inseridos em um meio onde teremos todas as condições necessárias para que as nossas crenças negativas aflorem e sejam por nós, percebidas e reforçadas. Para isto, é necessário que tenhamos convívio com pessoas que ajam e reajam a nós, de forma a nos proporcionar condições que nos provoquem reações "negativas" iguais às que tínhamos em nossas vidas passadas, para que possamos acessar nossas crenças anteriores, usando-as como base nesta vida. Portanto, só poderemos trabalhar e equilibrar crenças, ao se tornarem conscientes. Só assim poderemos encontrar caminhos que nos levem a compreender que elas são ilusões, e poderemos buscar meios e recursos no sentido de nos libertarmos delas e até mesmo substituí-las por crenças positivas, baseadas na realidade de nosso Eu Real.

Mas, enquanto isto não ocorre, continuamos a atuar de acordo com essas crenças, dentro dos nossos mecanismos de defesa. É aqui que entra a questão de nossas polaridades. Ao escolhermos a forma "ideal" de nos apresentarmos para o mundo, exageramos nessa atuação e nos fixamos nela agindo em uma polaridade extrema.

Vou trazer o exemplo de uma pessoa que se manifesta a partir de um mecanismo de defesa de "amorosidade e submissão". Esta passa a vida se mostrando amorosa, cordata e submissa quase na totalidade de situações em que se sente ameaçada. Por acreditar que o mundo é hostil, descobriu que quando era boazinha e amorosa, conseguia se livrar de "ataques" e, ainda, conseguia sempre o que queria, de forma dissimulada, pois não representava perigo para os demais.
Assim, ela acostumou tanto em ser pseudo-amorosa, que passou a assumir essa postura como "real"  e a acreditar que não contém mal nenhum em si. Porém, não existe ser humano que não carregue algum tipo de "mal" em si e, como a vida acontece de forma sábia, traz a esta pessoa, situações que lhe provoquem raiva. Quando isto acontece, a agressividade latente se manifesta, mas ela tenta ocultar esses impulsos de reação agressiva e esforça-se mais a ser suave para com o mundo, fortalecendo esta polaridade amorosa.

Então, em uma extremidade essa pessoa é "pseudo-amorosa"  e na polaridade extrema, ela é agressiva e destrutiva em seus impulsos de raiva.

Quando uma pessoa deste tipo passa por um processo de autoconhecimento, descobre que a sua amorosidade conforme crê, não é a sua verdade divina. Com esta conscientização, começa a conhecer sua raiva aprisionada e começa a desejar se libertar da polaridade amorosa, mas, inevitavelmente, isso a levará à extremidade oposta. Ou seja, passará a ser mais agressiva na tentativa de se defender do mundo que ainda julga ser hostil.

Isto será necessário, pois a pessoa só conseguirá encontrar o equilíbrio de suas polaridades, conhecendo-as e experimentando-as com consciência. Esta consciência fará com que não queira e nem consiga mais ser a pseudo-amorosa de antes, pois descobrirá que essa postura nunca lhe trouxe resultados benéficos, e nem aos demais. Por não conseguir mais ser falsa diante de si mesma conseguirá assumir a raiva. Isto será favorável, pois precisará experimentar a realidade de sua agressividade. Se encontrar essas verdades e ACEITÁ-LAS, não cometerá erros no sentido de prejudicar aos demais, ou seja, terá reações agressivas, mas não explosivas e, mesmo que venha a ter, isto não significará que estará errando, pois tudo o que manifestamos está "certo" aos olhos espirituais, não temos o poder de destruir ninguém, se assim não for a determinação divina.

Quanto maior a aceitação de sua experiência na polaridade da raiva, mais esta se dissipará. Porém, caso venha a gostar de ser agressiva, exagerando nessa polaridade, a Vida se encarregará de trazer condições que façam com que leve um "choque de realidade", fazendo-a perceber que está ultrapassando os limites nesse sentido. Isto trará nova conscientização a ela e o resultado é que começará a voltar um pouco para a antiga polaridade amorosa, mas agora, não ficará presa, pois já possui consciência de que não é adequado viver em nenhum estado extremo.

Assim, ocorrerão algumas idas e vindas de uma polaridade à outra e, neste vai e vem, o tempo de permanência em cada uma delas irá diminuir, assim como a intensidade com que experimentará a pseudo-amorosidade e a raiva. Cada vez que transitar de uma para outra, passará por pequenos momentos de equilíbrio. Isto fará com que descubra a existência do equilíbrio e com que se conscientize de como é desagradável estar na amorosidade falsa e na raiva. Começará a ter prazer em estar em equilíbrio o que fará com que o busque cada vez mais.

Portanto, por mais que não seja muito agradável passar por essas idas e vindas de uma polaridade à outra, se conseguir ter consciência de que este é o caminho para o equilíbrio, com aceitação, mais rápido o atingirá.

Mas como na vida nada é permanente, significa que após ter passado por tudo isto e vivido grandes momentos de equilíbrio prazeroso, haverá situações em que voltará a se desequilibrar e pender para uma das polaridades. Como já conhece o caminho de volta ao equilíbrio, isto não a assustará, o que significa que poderá passar pela situação, atingindo qualquer ponto que seja de desequilíbrio, pois logo estará equilibrada novamente.

Aconselho a todas as pessoas a saírem de suas zonas de conforto e a se aventurarem na descoberta de suas polaridades. Isto será libertador, garanto!
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa