Menu

Espiritualidade - Liberdade espiritual

Atualizado dia 3/23/2014 1:29:48 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Perguntada sobre liberdade espiritual, uma criança respondeu: "A gente só precisa dizer: Sim!".

Esta resposta sobre liberdade espiritual nos faz lembrar a alegria da liberdade sem restrições.

Na imaginação infantil, um mundo inteiro está esperando para ser explorado. Ninguém para ensinar como brincar ou explorar. Toda criança sabe disso instintivamente. É o Ser Maior Criador Deus colocando a eternidade em nossos corações!

Vamos, então, refletir sobre o tema?

O Ser Maior Criador Deus quer que experimentemos a exuberância da liberdade espiritual. Ele quer que venha de nós, por assim dizer, explorando os amplos espaços do seu reino, onde poderemos aprender a comunhão da intimidade com Ele. Está esperando por nós para respondermos ao seu Amor, para que possamos cumprir com nosso anseio de Alma.

Muitas pessoas vivem em um mundo de escravidão autoimposto, porque se sentem traídas por amores egoístas.

O Ser Maior Criador Deus quer curar nossas mágoas, conduzindo-nos ao sentimento de vida livre em um relacionamento amoroso.

C. S. Lewis (1898-1963) escritor, poeta, crítico literário norte-americano conhecido entre nós por sua obra “As Crônicas de Nárnia”, transformada em série de TV, certa vez comparou nossa cegueira espiritual com a fixação de uma criança pequena que brinca sempre na sua caixa de areia, fazendo bonecos, castelos. Quando seus pais a tiraram da caixa de areia para as férias na praia, ela começou a gritar e chorar, porque queria continuar brincando na sua caixa de areia. No entanto, deixa tudo isso logo à primeira vista da praia, extasiada com as dunas de areia e os vastos horizontes do oceano. De repente, a caixa de areia não é mais tão atraente.

Esta imagem criada pelo autor está muito próxima da nossa atitude diante da liberdade espiritual. Na verdade, estamos tão encantados com a nossa vida de ‘bonequinhos e castelinhos’ na caixa de areia, que não podemos enxergar os vastos oceanos e horizontes, que teríamos para explorar na liberdade espiritual. Faz sentido?

O Rei Davi escreveu: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, o eterno prazer à tua direita". (Salmo 16:11).

O significado de liberdade envolve dois tipos: liberdade social e liberdade espiritual - e a dependência entre essas duas uma com a outra.

O significado de liberdade espiritual e sua necessidade para a humanidade é particularmente urgente.

O articulista Roberto Damatta, no seu artigo no jornal “O Estado de São Paulo” de 18/03/2014 destaca: “A marca da indecisão e da ambiguidade desenha a vida social brasileira”.

Sem pretendermos ser alarmistas, isto é assim evidente, que muitas pessoas consideram liberdade espiritual como algo abolido, embora sua necessidade seja muito maior do que no passado.

O que significa a liberdade espiritual?

Liberdade requer dois lados, para que um lado torne-se livre do vínculo do outro.

Liberdade espiritual é a liberdade de nós mesmos diante da liberdade social.

A razão é que nós seres humanos espirituais somos criaturas complexas e isso é um fato confirmado nas religiões, filosofias, por cientistas e psicólogos.

Não é necessário sabermos o que o Espírito Divino significa, mas é suficiente termos conhecimento que a nós seres terráqueos nos é concedido algo que é sobrenatural. De acordo com a tradição e descrito nas Sagradas Escrituras que orientam as religiões, o Ser Maior Criador Deus Criou os Anjos concedendo-lhes apenas a inteligência (razão e raciocínio). Criou os animais e dando-lhes apenas apetite (instinto) e Criou a nós seres humanos espirituais nos concedendo ambos inteligência e apetite, e que em evolução nossa tarefa será acrescentarmos sentimento (amor) e espiritualidade (Ser Divino) à nossa jornada de vida. Está claro?

O que liberdade espiritual consiste em linguagem simples?

Comecemos com algo fácil de entendermos.

Segundo A. Maslow (1908-1970), psicólogo norte-americano na sua “Teoria das Necessidades” precisamos de comida para viver, quanto mais melhor, precisamos de roupas e de uma habitação; desejamos um relacionamento afetivo no qual amamos e somos amados, dinheiro e coisas materiais.
Mas em determinado ponto, chegaremos a uma encruzilhada onde deveremos manter nossa honra e integridade.

Caso ignoremos nossa honra e integridade nos submetendo à abjeção, ou seja, degradação, estaremos nos entregando somente à dependência da nossa condição material de vida.

Então, muitas vezes as necessidades nos tornam escravos de algo.

Que tipo de escravidão? A escravidão da ausência do Espírito.

Estas palavras poderão soar muito bem, mas hoje em dia são desconsideradas desde que a humanidade prefere discutir outros problemas, dedicando pouca atenção a questões éticas.

Nosso aprofundamento espiritual nos capacita afirmar que: "Nossa estada no mundo é temporária e não uma residência permanente".

Aqueles que são inspirados pelo Espírito estarão dispostos a auxiliar a humanidade na provisão das necessidades espirituais, todas denotando intenção para o bem.

Em sentido mais elevado, essas ajudas expressam os caminhos da liberdade espiritual de insuperável importância. Correto?

Não importando se somos ricos ou pobres, altamente educados ou iletrados, a verdadeira ajuda está em testemunharmos em nossas atitudes a convicção de que somos todos iguais perante o Ser Maior Criador Deus e, portanto, temos igualdade de oportunidades para conquistarmos liberdade espiritual.

Não há benefício maior do que a liberdade espiritual e nenhuma tarefa mais importante do que auxiliarmos pessoas a conquistá-la!

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa