Menu

Espiritualidade

Atualizado dia 7/28/2009 12:07:36 PM em Espiritualidade
por Mirtes Carneiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Saúde e Espiritualidade  

Vivemos atualmente em um mundo materialista, onde o que mais importa é o consumismo; as noções de valores se mostram distorcidas, nossa identidade se apóia naquilo que "temos" e não naquilo que "somos".

Podemos dizer que a modernidade se encontra destituída de valores espirituais, ou seja, este é um momento de ‘dessacralização, a vivência da espiritualidade como experiência interior foi sendo substituída pelo vazio interior, vazio este que cada um tenta preencher de alguma forma: drogas, dinheiro, posses materiais, sucesso,etc.

O aspecto transcendente, numinoso, espiritual é parte integrante da psique humana e não deve ser descartada em um processo terapêutico. O ser humano, ao nascer, recebe, de forma incondicionada, a capacidade de ser feliz, de se auto-realizar, de transcender. Ele vivencia esta experiência incondicionada, porém, no decorrer de sua vida, este mesmo ser humano começa a se condicionar, estabelecendo aí, a dualidade. E sua personalidade vai se formando de maneira condicionada, que de uma forma ou de outra, se distancia do natural, do essencial.

Este distanciamento da essência do Ser vai pedindo que o ego seja cada vez mais rígido, como forma de sobrevivência.

Segundo Jean-Yves Leloup,  as pessoas podem escolher um dos dois caminhos: a normose proveniente da dessacralização ou o desenvolvimento do ser integral. A normose é a aceitação do habitual, do conhecido, mesmo que isto esteja causando desconforto interior. A busca do ser integral é o caminho do autoconhecimento.

Acredito que muitas pessoas são levadas a viver na normose e aceitar a dessacralização por desconhecer que a verdadeira missão está dentro de cada um, que nós temos todas as ferramentas necessárias para cumprir a nossa missão, que precisamos estar atentos para não nos desviarmos dela.

Contudo, o momento social nos chama para fora, para o mais fácil, para o mais rápido, para o depois, o amanhã. Isto vai massificando as pessoas, que sem perceber, se deixam conduzir, como parasitas, por caminhos que elas nem mesmo concordam e tampouco, gostam ou aprovam. O materialismo se difunde cada vez mais, prometendo a felicidade, a alegria através do consumismo.

É neste momento que se faz necessária a reflexão sobre a transcendência do homem, o resgate da sua natureza incondicionada, espiritual, pois em algum momento de sua vida, ele será chamado a algo superior, maior, que possa preencher sua Identidade divina, e neste momento, fatalmente este mesmo homem irá se deparar com a espiritualidade contida seja nas religiões instituídas ou não, seja na própria filosofia ou então na psicologia, ou talvez em todos estes elementos.

A Psicologia Transpessoal  vem buscando o resgate da espiritualidade como ferramenta fundamental para a completude do ser humano através da aplicação de diferentes níveis de consciência em direção à Unidade Fundamental do Ser. 

Mirtes Carneiro
Psicanálise Transpessoal e PNL
www.flordoser.com.br 

Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mirtes Carneiro   
Mirtes Carneiro CRP06/111130 Psicóloga e Psicanalista Atendimento on line Tel 11 9 8108-5021
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa