Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Espiritualidade - a busca do sentido espiritual no crescimento da idade.

por Marcos F C Porto
Espiritualidade - a busca do sentido espiritual no crescimento da idade.

Publicado dia 3/6/2012 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


O crescimento da idade denominado por muitos como envelhecimento é parte do trabalho evolutivo vivenciado por nós, seres humanos. Envolve não podemos deixar de acrescentar, algumas vezes declínio e perda. A jornada espiritual está ligada à nossa busca de sentido de vida.

Thomas Eliot (1888-1965) escritor, teatrólogo, poeta, registrou duas questões fundamentais na vida: primeiro o que a vida significa e segundo o que é que vamos fazer sobre isso.

Tanto como indivíduos ou como sociedade nossas inúmeras manifestações sobre o crescimento da idade são meios mais ou menos úteis de lidarmos com tais questões. A busca de um sentido de vida no crescimento da idade é fundamentalmente uma tarefa espiritual, única para cada um de nós, e comum a todos. É o que nos une como seres humanos espirituais.

Vamos lá, refletir sobre o tema?

O discernimento que reconhece isso poderá nos ajudar a criarmos ou identificarmos significado da vida no processo de crescimento de idade.

Para irmos mais longe - nossa jornada espiritual está ligada com o crescimento de idade, não necessariamente se iniciando na terceira idade. Faz sentido?
Crescimento de idade é um processo de manutenção de equilíbrio e discernimento da imortalidade da Alma.

Nossas famílias e amigos precisam aprender a seguir o nosso equilíbrio que muda em uma base diária, envolvendo ouvir carinhosa e cuidadosamente, observando-se trabalho de compreensão compassiva.

A percepção do crescimento de idade está enraizada em seu propósito como um veículo para a jornada espiritual, oferecendo-nos oportunidades de crescimentos e redescobertas de nós mesmos através de reflexões e introspecções autocriativas.

Viktor Frankl (1905-1997) psiquiatra austríaco que introduziu a Logoterapia como técnica de psicoterapia transpessoal oferece-nos uma visão da humanidade que se distancia dos impulsos biológicos, nos dando a oportunidade de enxergarmos a nós seres humanos como essencialmente espirituais, sugerindo que nós seres humanos somos seres espirituais com um núcleo irredutível.

Isto é expresso em um inconsciente espiritual.

O inconsciente espiritual permite nossa mente se relacionar com o que ainda não é compreensível ou conhecido, enquanto nossa mente consciente só pode relacionar com o que é ou o que tem sido.

A essência do ser espiritual é autotranscendente, ou seja, que se eleva de nós para o sublime.

Caso tomemos o núcleo espiritual irredutível como dado, então nossa tarefa no crescimento de idade é descobrirmos e negociar nosso significado de vida, mesmo quando confrontado com o que Victor Frankl chama a tríade trágica de culpa, dor e morte.

Compreender a relação dos significados do aprofundamento espiritual poderá explicar e apoiar nosso interesse como adultos em atingirmos níveis de consciência além de nós mesmos.

Expressões de espiritualidade através da prática manifestada na compaixão, no serviço aos outros ou transmitindo a sabedoria da experiência espiritual, na maioria das vezes trazem satisfação e gratificação pessoal, conforto e paz a nós adultos.

Dra. Odilza Vital médica endocrinologista, especialista em longevidade, nos diz: "Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério, e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares e evitar o estresse.”

Na maioria das situações em nossa trajetória de vida, começamos a pensar em longevidade a partir dos 50 ou 60 anos. Antes disso é bem improvável!

No entanto, quando refletimos sobre o assunto, observamos que para atingir essa expectativa, ou até ultrapassá-la, torna-se importante pensarmos sobre o assunto já aos 35 ou 40 anos.

É como nos ensina o dito popular: Quem não se cuida aos 40, não chegará aos 80. Correto?

De acordo com a sabedoria oriental, um dos grandes segredos de uma vida longa, satisfatória e feliz é se concentrar na saúde, e não na doença.

Essa é a base filosófica e psicológica da arte da longevidade feliz em busca do sentido espiritual.

A experiência tem nos revelado que desenvolver uma atitude saudável e radiante é bem fácil. Como?

Por exemplo: quando desenvolvemos nossa expectativa de vida na manutenção da saúde mediante a prevenção, internamente adquirimos os instrumentos para atingir esse objetivo, e então nossas funções físicas, mentais, emocionais e espirituais florescem. Sim, florescem, não é exagero, como as flores na primavera.

Quando estabelecemos paralelo de comparação entre nós seres humanos, e os seres do reino vegetal, iremos encontrar possíveis semelhanças.

Uma delas é a longevidade de determinadas famílias de árvores que se mantêm frondosas e belas por mais de dez décadas.

Entre nós inúmeros exemplos de pessoas expressando boa saúde no crescimento da idade já se evidenciam, saindo do anonimato em função de suas qualidades pessoais.

Destaco, homenageio e comemoro entre elas, D. Alzira Barbieri do Valle, mãe da minha querida esposa Cida, completando esta semana 90 anos, de boa saúde, e presença marcante na família.
Encanta a todos com suas opiniões. É um exemplo de integridade para todos nós. Parabéns D. Alzira!!!

Mente jovem é verdadeiramente importante, assim penso eu também.

Então, torna-se imprescindível mantermos essa condição mental, na busca do sentido espiritual no crescimento da idade.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5

Sobre o Autor: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 20 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 17 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa