Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Espiritualidade - a personalidade espiritual

por Marcos F C Porto
Espiritualidade - a personalidade espiritual

Publicado dia 1/7/2012 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Como já é do nosso conhecimento, nossa personalidade humana é a imagem projetada pela personalidade Criadora divina.

O Ser Maior Criador Deus deu-nos uma personalidade única para cada um de nós, assim como Ele nos deu DNA com instruções específicas para nossas próprias e únicas impressões digitais, impressões de voz, folículos capilares onde se localiza a raiz dos cabelos, cor dos olhos, entre outras importantes.

Todas estas características podem ser cientificamente medidas e somos identificados por elas.

E quanto a nossa personalidade espiritual, como ela se manifesta?

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Muitas pessoas não sabem e não procuram saber sobre suas próprias personalidades. Isso é lamentável, pois somos praticamente intimados nos textos sagrados a mudar, crescer, amar e trabalhar na ajuda aos outros para o nosso próprio crescimento pessoal e espiritual.
Como poderemos fazer isso de forma eficaz, se nem mesmo conhecemos a nós mesmos, a quem o Ser Maior Criador Deus fez?

Querermos saber mais sobre nossa personalidade - quem somos e como interagimos com os outros - é com certeza um anseio honroso de Alma. Faz sentido?

De acordo com estudos psicométricos, os tipos de personalidade não flutuam para a maioria das pessoas: o que revela, basicamente, que nossos temperamentos parecem ser o resultado de herança genética e de experiências precoces na vida, o que confirma os dons recebidos pelo Ser Maior Criador Deus. A personalidade é também dinâmica capaz de crescer, expandir – liberando talentos e dons que podem mesmo estarem sendo escondidas de nossa percepção.
Caso a personalidade não pudesse crescer, não poderia ser moldada pelo esforço da compreensão, e não haveria motivo para buscarmos o crescimento pessoal e espiritual. Estaremos sempre "trabalhando nossa própria evolução".
De acordo com nossa personalidade, o "trabalho" em nós será único em cada um de nós. Como percebemos a realidade, e como respondemos à vida, vão impactar toda a estrutura da nossa personalidade.

Viktor Frankl, (1905-1997), psiquiatra austríaco, sobrevivente do Holocausto em campo de concentração nazista, período em que criou e desenvolveu a Logoterapia, técnica importante na psicoterapia transpessoal nos diz: “O amor é a única forma de captar outro ser humano na mais profunda essência de sua personalidade. Ninguém poderá tornar-se plenamente consciente da essência do outro ser humano, a menos que o ame”.

Um aprofundado crescimento pessoal e auto realização poderá ser o resultado.
Por outro lado nossa personalidade também poderá causar angústia e instabilidade emocional, quando não temos consciência de que os eventos em nossas vidas têm a capacidade de nos moldar de uma forma além do nosso controle.

O conhecimento do nosso tipo de personalidade poderá nos ajudar saber como enfrentar situações difíceis.

De tempos em tempos, será prudente examinarmos a nós mesmos - para dar alguma atenção para o nosso crescimento, olhar para as relações com nossos familiares, amigos, relacionamento afetivo e até mesmo colegas de trabalho, para entendermos como nossa personalidade está interagindo com a deles. Está claro?

Será aconselhável verificar se estamos usando os dons que o Ser Maior Criador Deus nos deu, para adicionarmos à plenitude potencial do que como seres humanos espirituais somos capazes: trazendo o Reino do Céu para a Terra.

Na verdade, muitos de nós nem sequer sabe que possuímos dons. Não percebem o potencial divino do qual são dotados.

Através do autoconhecimento, nos tornamos compreensíveis – para nós mesmos e para os outros.
Já é do nosso conhecimento que temos pontos fortes e pontos fracos. Todos somos assim. Quanto mais soubermos sobre as relações entre nossos pontos fortes e fracos, melhor nos tornaremos tanto para observar como para compreender a nós mesmos. Correto?

Quanto mais formos capazes de entender e obter introspecções sobre nossos próprios comportamentos, mais seremos capazes de compreender as atitudes dos outros e, com a ajuda do Universo, nossa realização pessoal e eficácia poderá ser incomensuravelmente maior - para confirmação e glória da obra do Ser Maior Criador Deus.

Refletindo sobre este aspecto é importante ressaltar que uma das citações simbólicas mais potentes nas Sagradas Escrituras é a Travessia do Mar Vermelho (Êxodo 14:15-26). Este não é apenas o registro de um evento milagroso da história de uma nação, mas a descrição de uma iniciação espiritual.
Uma vez que o discípulo aspirante deixou o velho modo de vida, na citação bíblica representada pelo Egito, e atravessou o mar de comprometimento com o autoconhecimento, ele não poderá voltar. Terá que enfrentar o deserto psicológico interior, com suas rebeldias, indisciplinas, para sua purificação e revelação em um Monte Sinai Interior, sendo que o velho escravo do ego morreu, e o iniciante está pronto para a nova geração de atitudes, ao entrar na terra prometida da iluminação evolucionária de Alma.

Moisés simbolizando o Plano Divino, então é a escolha para trazer os filhos de Israel escravizados - representando nosso psiquismo, ou seja, nossos processos mentais conscientes ou inconscientes com sua massa própria de descontentamentos, hábitos, crenças e bloqueios arraigados - para a Terra Prometida da plenitude da Espiritualidade.

Será que nossa psique teria outra escolha, ao invés de permanecer em um deserto de escravidão do ego - no caso representado pelo Egito?

Fica a pergunta para nossa reflexão.

Voltaremos ao assunto.



Texto revisado

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 54

Sobre o Autor: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 20 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 17 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa