Menu

Espiritualidade: auto-realização da satisfação espiritual

Atualizado dia 4/8/2012 10:27:34 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Auto-realização da satisfação espiritual não se constitui de sistemas de crenças filosóficas, nem é consubstanciada por provas naturais, nem ainda é uma experiência mística de sentimentos a serem desfrutados pelos devotos do misticismo.

Espiritualidade não é produto da razão, e não se deriva da lógica da filosofia humana, mas, como uma experiência mortal, é profundamente intuitiva.

Assim é a experiência da divindade efetuada pela nossa consciência de seres humanos espirituais de origem evolucionária, e representa a verdadeira experiência com suas realidades eternas, como sendo auto-realização de nossas satisfações espirituais, enquanto ainda ocupando o corpo físico.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Auto-realização da satisfação espiritual surge ao atingirmos nossos propósitos interiores, e objetivos mais íntimos.

Não deverá ser confundida com metas imaginadas ou definidas externamente.
Isso seria o mesmo que a seringueira majestosa aceitar a visão encolhida do jardineiro de bonsai.

Da mesma forma, nós seres humanos espirituais temos um sentido de vida, Luz própria que nos guia, invisível ao olho normal.

É essa orientação interior, a ser honrada pela auto-realização da satisfação espiritual. Faz sentido?

Gay Hendricks, psicólogo americano contemporâneo, escritor e praticante na área de crescimento pessoal, e conexão mente – corpo – espírito, nos diz: “O maior objetivo da espiritualidade é a auto-realização, mas o que isso significa? Significa sentir o seu Eu como uma realidade viva, no momento, e há sempre apenas este momento”.

Tais experiências se tornam disponíveis por meio de atributos de dotação natural da nossa mente mortal.

O Espírito Divino faz contato conosco, não por meio de sentimentos ou emoções, mas através do domínio do pensamento elevado e espiritualizado.

A natureza divina pode ser percebida apenas com os olhos da mente, o que conhecemos como terceiro olho.

São os nossos pensamentos que nos conduzem ao Ser Maior Criador Deus.

No entanto, a mente que realmente discerne o Ser Maior Criador Deus, é a mente pura.

A comunhão interior e espiritual é nosso discernimento espiritual.

Tais experiências resultam da impressão feita em nossas mentes por meio das atuações do Espírito da Verdade, funcionando entre nossos ideais, e sobre nossa visão interior e esforços espirituais como filhas e filhos em evolução do Ser Maior Criador Deus. Está claro?

A ressurreição de Mestre Jesus que comemoramos no domingo de Páscoa, é a grande prova do amor e da justiça divina, que eleva os que são puros de coração.
Nas palavras do Evangelho de Thomas: "Desde que Cristo se humilhou até a morte na cruz por amor e obediência a Deus, Ele foi exaltado por Deus, na sua ressurreição dentre os mortos”.

Nossa espiritualidade vive e prospera, por meio da fé e do discernimento interior.

Sendo assim, não consiste de acontecimentos novos, mas antes na descoberta de significados espirituais novos nos fatos já conhecidos da humanidade.

A mais elevada auto-realização da satisfação espiritual não depende de ações anteriores, de crenças, tradição e autoridade; nem é resultante de sentimentos sublimes ou de emoções puramente místicas.

É, antes, uma experiência intuitiva profunda e factual de comunhão espiritual, com as influências do Espírito em nossas mentes.

Na medida em que essa prática seja definível em termos de psicologia, é simplesmente a habilidade de vivenciar a realidade de crer no Ser Maior Criador Deus, como a grande auto-realização desse nosso evento puramente pessoal e único.

Bhagavad-Gita em sânscrito: "Canção de Deus" é um texto religioso hindu, relatando o diálogo de Krishina com seu discípulo guerreiro Arjuna e diz em um dos capítulos: “Quando o seu intelecto, que está confuso com as opiniões conflitantes e a doutrina ritualística, ficar firme com o Eu, então, você deverá alcançar a auto-realização”.

Conquanto a espiritualidade não seja produto de especulações racionalistas, de uma cosmologia material, ela é, entretanto, a criação de um discernimento interior que se origina na experiência das nossas mentes humanas.

A fé une nosso discernimento interior à distinção conscienciosa dos valores, e o sentido do dever evolucionário preexistente dando complemento à origem da auto-realização da satisfação espiritual.

A experiência espiritual, finalmente, resulta em uma consciência firme do Ser Maior Criador Deus e em uma segurança inquestionável da sobrevivência da pessoa que acredita.

Assim, pode-se perceber que nossas aspirações e impulsos espirituais não são de natureza tal que nos levariam meramente a querer crer no Ser Maior Criador Deus, mas, antes, são de uma natureza e poder tais, que nos tornam profundamente comprometidos com essa convicção. Correto?

O sentido do dever evolucionário e as obrigações consequentes da iluminação pela revelação, causam uma impressão tão profunda sobre nossa natureza moral, que finalmente alçamos à posição de mente e postura de Alma.

Nossa sabedoria mais elevada esclarecida e disciplinada nos instrui, em última análise, que duvidar do Ser Maior Criador Deus, não confiando no Seu Amor e Bondade, seria uma prova de infidelidade para com a existência mais real e mais profunda dentro de nossas mentes e Almas.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa