auravide auravide

Espiritualidade - experiência espiritual acalmando o coração



Tranquilidade de coração é qualidade que devemos cultivar para obtermos paz interior em nossas vidas diárias, elevando nossa consciência espiritual. Neste sentido, não são só suficientes as práticas espirituais. Também importante é cultivarmos qualidades que aquietem nossas mentes, como gentileza, paciência, introspecção, respeito entre outras. Por quê? Porque a prevalência dos seus opostos, como já refletimos as polaridades, drenam nossas energias positivas.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

O sentido prático da experiência espiritual acalmando nosso coração poderá, de início, ser melhor entendido com o exemplo das formigas e do açúcar. Guardamos o açúcar em um lado da sala, deixando as formigas do outro lado. O que acontece? Não sobra nada depois de algum tempo. Guardar açúcar é como cultivar boas qualidades, impedindo que hábitos negativos persistam em nós, ou seja, deixarmos formigas entrarem e comerem nosso açúcar.

Muitas vezes dizemos: “Eu tenho praticado nos últimos anos e ainda não encontro paz de espírito ou experiência espiritual”.

A resposta é sentida ao refletirmos que: “Estamos praticando sempre, mas nos deixando vazar, ao nos submetermos às reações de raiva, irritações, ansiedades e impaciências”.

Algumas das vezes tendemos a nos concentrar mais nos aspectos negativos, relegando os bons. Assim, nossa mente torna-se fixada no negativo, com críticas, julgamentos, culpas, ansiedades, produzidos por pensamentos de incertezas sobre o futuro e assim por diante.

Raiva é o número um no que diz respeito aos nossos 'vazamentos'. Raiva, medo, irritação, preocupações – tudo isso consome nossa energia.

Nem sempre podemos controlar o que acontece fora de nós. Mas sempre poderemos controlar o que acontece no nosso interior.

Por que devemos economizar energia? Conservando energia, não apenas mantemos nossa saúde corporal, mental, espiritual, como também usufruímos um intelecto introspectivo e, no final, começaremos a redescobrir nosso verdadeiro Eu. Sendo assim, não haverá necessidade esperarmos que o Ser Maior Criador Deus venha ao nosso auxílio, para nos abençoar com autoconhecimento, deixando de lado nossa ultra necessária autotransformação. Assim a acomodação nos apegos continua. Faz sentido?

Fato suficiente para entendermos não desperdiçar nossa energia que já está conosco.

Bom humor saudável é ótimo tônico para nós seres integrados de Corpo-Mente-Alma. É o melhor antídoto para ansiedade. Ajuda-nos atrair bons fluidos, manter nossas intenções espirituais, e também nossos relacionamentos de afeto, aliviando as cargas humanas. É o caminho direto para a serenidade e calma do coração.

Pureza de coração é correlato da expressão - ser inocente – como uma criança. Basta visualizarmos como uma criança inocente é!

A prática da pureza do coração nos traz essa possibilidade, e como sempre ouvimos na citação de Mestre Jesus: "Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus". Mateus 19.14

Imaginemos a criança mais inocente que já vimos, nos inclinando ser assim. De pronto, a imagem de mais de uma nos vem à mente. Isto não significa nos tornarmos infantis. Sejamos ao mesmo tempo amadurecidos, sábios, com a singeleza da inocência infantil.

Por que nos sentimos tão atraídos por uma criança inocente? Quem quer que sejamos, uma espécie de felicidade surge em nosso coração quando observamos uma criança inocente. É o contato com nossa pureza de Alma, não é verdade? Queremos permanecer perto, brincar com elas, abraçá-las, ou apenas observá-las por algum tempo.  

Quando somos naturalmente inocentes, ou mesmo desenvolvendo a inocência na nossa trajetória espiritual de vida, poderemos ter a confiança em obter o Amor do Ser Maior Criador Deus. Estando na Luz seremos sempre protegidos.

Alma inocente está mais próxima do Ser Maior Criador Deus! Correto?

Vejamos o mundo através dos olhos de nossa criança interior, com olhos que brilham em espanto e admiração quando veem amor, magia e mistério no mais comum de tudo.
Vivermos no aqui-agora do momento presente é o batismo recorrente da Alma, purificando nosso coração sempre em cada novo dia com nosso verdadeiro Eu.

O Ser Maior Criador Deus não procura o brilho do ouro em nós, e não nos pede o mesmo na prata, mas devemos ser translúcidos para participar da Luz Divina.

Pureza de coração é a capacidade de reconhecermos a natureza essencial em quaisquer de suas formas. É a habilidade de destilarmos qualquer incorreção que tenha sido anexado a uma forma, seja ideológica, psicológica, espiritual. Pureza de coração é a capacidade de liberarmos padrões de erro que estão presentes na nossa realidade perceptiva e, ao invés disso, experimentarmos a intenção da Natureza Cósmica Divina Eterna, envolvendo estarmos conscientes do projeto Divino reservado a cada um de nós. A única maneira a qual poderemos experimentar nossa Natureza Cósmica Divina Eterna é através da Pureza do Coração. Está claro?

Pureza de coração é plenitude. Impureza é ignorância. Verdades absolutas! Igualmente correto dizermos que pureza de coração é sempre inteligente; impureza é sempre estúpida. Aí está - o que chamamos de Princípio da Pureza do Coração: a pureza de coração é sempre inteligente - não somente às vezes – sempre! Não há exceções. Não somos exceções.
O Ser Maior Criador Deus criou, arquitetou e fez o Universo de tal maneira que nossas ações verdadeiras derivadas da Sua Vontade Divina, são e serão sempre recompensadas.
O silêncio da experiência espiritual acalmando o coração é fonte de grande poder.

Voltaremos ao assunto.
Texto Revisado

Publicado dia 11/11/2018
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



foto-autor
Autor: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 20 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 17 anos.
E-mail: portomfc@gmail.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa