Menu

Espiritualidade - experiência espiritual com nossa autoconfiança - 1ª parte

Atualizado dia 10/9/2021 1:16:57 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Autoconfiança é uma virtude. Não há derrota exceto a que sentimos no nosso interior. Não há barreira intransponível que economize nossa própria determinação inerente do propósito. Não há anseio de amor mais louvável na vida do que a autotransformação pessoal e elevação espiritual. Autoconfiança é a chave para a plenitude de mente. Como autoconfiantes sempre contaremos com nossa própria energia, capacidade de trabalho, prudência e recursos, acreditando na Graça da Generosidade Divina.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Como autoconfiantes exerceremos poder sobre nós mesmos e nas circunstâncias, pois não dependeremos de outros, ainda que sempre, permanecendo calmos, seguros, positivos e compartilhando. Seremos firmes, prontos para ação, respondendo aos desafios e oportunidades, enquanto outros de nós não sendo autoconfiantes, serão mais carentes. Realmente podemos chamar de submissão o que se estabelece na dependência ao obtermos ajuda, orientação ou recursos, podendo nos sentirmos em desvantagem. Estaremos mais satisfeitos e realizados quando confiarmos em nossa própria força, poder e recursos. Faz sentido?

Virtude é a prática do nosso hábito moral-espiritual, resultando da obtenção ou manutenção de nossos valores, os quais são baseados no padrão de segurança, que representa o ser de nossa própria vida. Virtudes são métodos sentidos-pensados para alcançarmos os valores. Isso significa que, com virtudes espirituais, nos motivaremos agir na vida de forma consciente e proativa.

Autoconfiança é depositária de muitas virtudes, como paciência, perseverança, não invejando ou nos comparando com os outros. Enfrentaremos o infortúnio com o silêncio da coragem. Portanto, autoconfiança é a essência do heroísmo despretensioso, o primeiro segredo da plenitude da mente. Estaremos sempre aprendendo novas lições, reunindo valiosa experiência e inspiração.

 Os Mestres nos dizem: “Os tolos não aprendem com os próprios erros; os espertos aprendem com os próprios erros; os sábios aprendem com os próprios erros e com os dos outros”.
Autoconfiança em nós mesmos nos garante a confiança dos outros.

Lao Tzu, filósofo espiritualista chinês, geralmente situado como ter vivido por volta do século VI a.C nos diz: “Quando você está contente em ser você mesmo e não se compara ou compete, os outros irão te respeitar”.

Autoconfiança não significa que devamos nos orgulhar de nós mesmos. Devemos sempre andar de mãos dadas com o apropriado sentimento de modéstia. Outro defeito a ser guardado é o egoísmo. Devemos agir não só por nós mesmos, mas estarmos disponíveis para estar junto com os outros em suas necessidades. Correto?

Geralmente, o mundo nos estima como nos estimamos. Caso avaliemos mal nossas próprias habilidades, e para isso procurarmos orientação dos outros a cada passo, não poderemos esperar que os outros nos qualifiquem como somos.

O melhor caminho é começarmos a trabalhar em nossas próprias capacidades - confiando no Ser Maior Criador Deus, mantendo persistência de propósito.
Como podemos nos tornar mais poderosos e eficazes? O poder é o resultado da força superada.
Existem grandes potenciais de poder conosco os quais não sabemos, sendo provado pelas forças despertadas com nossos semelhantes quando em alguma crise ou emergência.

Importante lição da vida é valorizarmos e acreditarmos em nós mesmos. Uma vez que aprendemos a esperar grandes coisas de nós mesmos e nos preparamos para receber as boas coisas da vida, elas não apenas podem, mas serão nossas. Há gênio em nós, mas somos como gigantes adormecidos. Ao não despertarmos para esse fato e não usarmos o poder maior, dormiremos o sono profundo da ilusão.

Em acreditarmos em nós mesmos, nossa bondade inata e nosso valor como seres únicos criados à imagem e semelhança do Ser Maior Criador Deus, começaremos a viver a missão que nos foi designada.

Valor inato de amor é algo que independe de posição, status econômico social que ocuparmos na vida. Embora dotados de qualidades e capacidades que permitem que a maioria de nós permaneça por si, livre e independente, grande maioria entre nós escolhe ser dependentes. Nos amarramos a tantas limitações auto impostas que eventualmente deixamos que pensem por nós.

A melhor lição que podemos aprender é a autoconfiança de dependermos de nós mesmos.

Famílias não bem-intencionadas muitas vezes frustram as oportunidades de seus dependentes, exagerando em facilitar o início da vida dos seus dependentes. Muitas facilidades contribuem para a fraqueza da mente e do corpo.

Nossa própria imagem mental de nós mesmos é a boa medida de nossas possibilidades. Caso não haja alcance além de nossas mentes, ousadia, e firme autoconfiança, dificilmente realizaremos nosso propósito de vida. Está claro?

Portanto, poder é em grande parte questão de pensamento forte, vigoroso e estável ao longo da linha dos nossos anseios, paralelo ao objetivo do nosso propósito de vida. Aqui é onde o poder se origina!
Poder em querer, é de uma forma ou outra, o objeto dos nossos anseios.

Força e poder devem ser autodesenvolvidos. Por exemplo, para desenvolvermos o músculo, devemos trabalhar com ele. Ninguém poderá fazer isso por nós. Nossas faculdades mentais funcionam da mesma forma. Devemos nos colocar em ação, aprendendo a nos aceitar como somos.

Experiência espiritual com nossa autoconfiança é o ponto estratégico que franqueia nosso acesso à força e ao poder de nós mesmos como Seres Divinos. Quando percebermos nosso valor intrínseco, não procuraremos aprovação ou apreciação.
O que quer que façamos, descansaremos na garantia de que estamos contribuindo com algo valendo a pena!

Continuaremos na próxima edição.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 497


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto - Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal - CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 21 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 18 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa