Menu

Espiritualidade - experiência espiritual da autoconfiança

Atualizado dia 7/24/2016 12:15:24 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Autoconfiança é nossa qualidade intrínseca e única. Não depende de métodos externos, pois a verdadeira autoconfiança vem de dentro e não requer qualquer recurso externo para o seu reforço. Entenderemos o que autoconfiança é ao despertarmos credibilidade irrestrita em nós mesmos.

Vamos, então, refletir sobre o tema?
De forma simples, nossa capacidade em desempenhar determinada tarefa com facilidade é autoconfiança. Poderá ser qualquer tarefa como andar de bicicleta, utilizar o teclado do computador, ou algo mais complexo como preparar um tema para palestra, ou gerenciar nossa vida, tornando-a harmônica.
Não importa que seja menor ou maior, é a tarefa em si, em que demonstramos nossa capacidade de autoconfiança em acreditar nas nossas qualidades para realizá-las em nossas vidas.

A partir de onde e como a autoconfiança advém em nós? Sejamos radicalmente honestos conosco mesmos, não tentando nos avaliar a partir dos olhos dos outros. Olhemo-nos no espelho sendo fiéis a nós mesmos. Caso tenhamos sido indecisos até agora, nos aceitemos, ou se não somos fieis à nossa consciência, igualmente admitamos. Não importa quem temos sido até o presente momento e quão sérias tenham sido nossas dificuldades, pois a única maneira de superarmos é sermos honestos conosco mesmos.
Ao fazermos a avaliação honesta de nós mesmos, reconheceremos quais são nossas indecisões e pontos fortes. O conhecimento das nossas incertezas e pontos fortes nos incutirá o sentimento de confiança. Já não mais viveremos no escuro.

Autoconfiança nos coloca próximos e íntimos ao Ser Maior Criador Deus e em acordo com Seu Plano. A melhor maneira de fazermos isso é adotando um padrão autêntico de vivermos, não nos enganando e nem aos outros, sendo responsáveis, criativos e produtivos no trabalho com honestidade, dando nosso melhor em qualquer área à qual nos dedicarmos.

Sigamos a regra: fazer o nosso dever com integridade e o Ser Maior Criador Deus cuidará do resto! Faz sentido?

A boa notícia é que autoconfiança é progressiva: sempre que nos sentirmos desanimados, em dúvidas e com medo, afirmemos para nós mesmos em voz alta com convicção: “Eu posso fazer todas as coisas com o Querido Deus em meu coração, que me fortalece! ”

É importante termos autoconfiança e ainda mais fundamental termos autoconfiança espiritual. A experiência espiritual da autoconfiança é aquela sensação única e palpável de absoluta convicção, não sendo influenciada por flutuações externas. É estarmos absolutamente convictos; é saber, antes de saber, que sabemos; é o dom maior que advém somente da nossa percepção mais profunda da nossa natureza Divina. Será a joia mais preciosa amorosamente transmitida pelo Ser Maior Criador Deus a partir do nosso coração confiante.

Stephen Covey (1932-2012) escritor e palestrante no seu livro “O Poder da Confiança” nos diz: “Alimente sua autoconfiança e todos seus medos morrerão de fome!”.

Convicção destroi a dúvida existencial e liberta a Alma!
As tradições espirituais nos dizem que a dúvida é um dos maiores obstáculos para o despertar da nossa consciência iluminada.
O brilho de enlevo da convicção nos olhos de um Santo exprime a alegria libertadora e o destemor, ambos complementos poderosos da experiência espiritual da autoconfiança.

Infelizmente, o transtorno mental da megalomania também induz à autoconfiança. Mas não é a confiança que vem do saber do mistério do que é incompreensível; mais frequentemente, é a confiança que vem do medo, da arrogância, do orgulho egocêntrico; do desejo de dominar. Esta é a diferença!
Experiência espiritual da autoconfiança é nossa âncora diante das vicissitudes da vida. É a confiança inabalável na justeza inerente de estar aqui - confiança na justeza de nos encontrarmos bem no processo da vida, mesmo com o seu caos e complexidade. Está claro?

É especialmente importante termos autoconfiança espiritual sobre nossa sobrevivência em tempos de turbulências e inseguranças tanto individuais como coletivas. Este tipo de autoconfiança é de extrema importância para nós guerreiros ousados e corajosos que queremos “ser a mudança que desejamos ver no mundo!”, como nos diz o Mestre Mahatma Gandhi (1869-1948) filósofo e proeminente líder da independência da Índia.

Aqueles entre nós que se preocupam na busca constante em transformar o mundo em poderoso reflexo do que é Sagrado, não podemos nos dar ao luxo de permitir que até mesmo um momento de dúvida ou medo venha a ofuscar a Alma. Por quê?

Pois não podemos deixar de ter autoconfiança espiritual, se quisermos ser exemplos de transformação do mundo para melhor. Correto?
Sem a sustentação da autoconfiança espiritual como nosso ponto constante de referência, poderemos encontrar-nos por vezes, sem os recursos emocionais, psicológicos e espirituais para combater o bom combate, não é verdade?

O tipo de convicção poderosa a qual nos baseamos enche nosso coração com o amor que não depende de circunstâncias externas para a sua plenitude. É o amor que é inabalável e indestrutível advindo da intimidade com o Ser Maior Criador Deus.

Tal Amor -que transcende, mas ao mesmo tempo abraça o mundo e o Universo- é o que motiva a nós seres humanos espirituais a evoluirmos, a partir de nossas próprias profundezas, tornando-nos melhores pessoas no planeta e no cosmos.

Conhecermos a origem misteriosa de que amar é saber, antes de pensar que a vida é boa.
Bondade inerente de Alma é quem somos, é o que redescobrimos na revelação da experiência espiritual da autoconfiança.
Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa