Menu

Espiritualidade - experiência espiritual da simplicidade de Alma

Atualizado dia 5/15/2016 12:31:11 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Fonte dinâmica, evolutiva e vivificante está alimentando o Universo e podemos aprender a cooperar com ela. Para sermos esclarecidos sobre algo é importante termos conhecimento dele. Para sermos espiritualmente iluminados da simplicidade de Alma, é termos conhecimento da nossa verdadeira natureza, da realidade do Ser Maior Criador Deus, e dos processos da vida.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Crescimento espiritual não tem que ser necessariamente complicado. Muitas vezes descobrirmos que a verdade sobre nossa essência de ser e do nosso relacionamento com o Ser Maior Criador Deus requerem desafios para superarmos obstáculos e circunstâncias problemáticas do nosso interior.

Apreciar a vida é a intenção de desenvolvermos maior sentido na nossa existência, enxergando o Universo como extensão do nosso lar. Isso requer que redirecionemos nossas energias deixando de viver no piloto automático.

Nossas atitudes mais reverentes em conexão com a natureza influem para a experiência de observarmos a vida mais conscientemente, examinando nossas escolhas pessoais, fazendo inventário dos hábitos, avaliando quais estão nos mantendo na zona de conforto, envolvendo opções em nossas comunicações interpessoais, onde a intenção seja nos expressarmos com autenticidade nas deliberações, abandonando a ‘conversa fiada e fofocas’, expressando a nós mesmos de forma honesta, acalentando como resultante a comunicação não verbal do olho no olho.

A experiência espiritual da simplicidade de Alma requer que aspiremos em ser espiritualmente despertos, vivenciando o conhecimento de nossa verdadeira natureza em intimidade com o Ser Maior Criador Deus, assim como permitir que nosso potencial inato já conosco, possa ser atualizado sem influências de crenças adquiridas. Faz sentido?

Muitos buscadores da verdade experienciam dificuldades desnecessárias e episódios frequentes de frustração, porque ainda não têm compreensão de sua natureza essencial. Enquanto as intenções são boas, estão desprovidos de clareza. Os pensamentos e comportamentos são determinados por atitudes egocêntricas, crenças culturais adquiridas, escolhas racionais, e opiniões falhas de pessoas cuja aprovação desejam ter. Podemos saber sobre a manifestação Divina, aprendendo com outras pessoas que já são Divinamente-informadas.

Também poderemos estar em intimidade com o Ser Maior Criador Deus melhorando nossas capacidades intuitivas, esclarecendo nossa mente e consciência, deixando nosso conhecimento inato aflorar, florescendo em sabedoria. Aquilo que comumente é referido como significado da origem da palavra Divina como “O Bem Maior Elevado” tem transcendência além do relativo.

O aspecto transcendência não pode ser totalmente compreendido pela nossa mente finita ou intelecto lógico racional; no entanto pode ser experimentado, porque somos unidades Dele.

Thich Nhat Hanh monge budista pacifista e escritor Vietnamita nos diz: “A grande sabedoria é a simplicidade da Alma. Amor, tolerância, gratidão não são tão complexos. O conhecimento real é livre e tudo que você precisa está no seu interior. Encontre a Alma e encontrará seu caminho”.

A experiência espiritual da simplicidade de Alma não é um objetivo a ser alcançado, nem é o efeito de qualquer causa. Ela é atualizada na realidade, quando despertamos para a verdade de quem somos e do nosso relacionamento com o Ser Maior Criador Deus.

Nosso despertar espiritual é geralmente gradual, com revelações e redescobertas abrangentes. Correto?

Como não há método, poderá ocorrer instantaneamente. Somos orientados a termos paciência, habilidade e entrega ao processo da experiência espiritual da prática do silêncio criativo, ao mesmo tempo estando sensíveis para a possibilidade da ocorrência súbita do despertar. Está claro?

Ser paciente é sermos mental e emocionalmente calmos aquietando a mente durante a execução de tarefas, escolhendo propósitos de valor elevado. Ser hábil é sermos proficientes em sentimento, pensamento e ação. Entrega é persistirmos sem vacilar.

A prática espiritual expressada no amor torna nossa consciência receptiva a revelações, permitindo e motivando nossa autotransformação, aprofundando o Conhecimento-Ser Maior Criador Deus a ser revelado.

Calma mental, estando ordenada na prática de elevação da consciência poderá nos fazer receptivos a revelações significativas.

Estados de elevações de consciência são cultivados para purificar a mente! Os estados de elevação dos níveis de consciência pura são experimentados quando na experiência espiritual da prática do silêncio criativo as emoções são resolvidas, a mente está calma, pensamentos cessam, e as influências do imediatismo cotidiano estão dormentes.

Enquanto a mente estiver inquieta e a influência do concreto ainda não dormente, a elevação não prevalecerá, mesmo que um estado passageiro possa ocorrer. A realização final é a liberdade de identificação com possíveis influências que possam interferir em nossa consciência.

Com a percepção de termos sido devolvidos à fonte, e nosso discernimento espiritual esclarecido, as revelações espirituais serão manifestações de uma Realidade Suprema capaz de livremente expressar-se de acordo com esse grau de elevação.

Assim espiritualmente iluminados na simplicidade de Alma, permanecemos preenchidos com o entendimento da consciência restaurada à sua pureza original.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa