Menu

Espiritualidade - experiência espiritual em ouvir nosso coração

Atualizado dia 10/30/2016 11:52:17 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Mundialmente conhecida, a expressão "ouvir nosso coração" é muitas vezes acompanhada por "permita que seu coração o guie", sendo parte da sabedoria de vida. Mas o que exatamente significa isso? O que realmente é "ir aonde nosso coração nos leva?" O que podemos fazer para melhorar a capacidade de seguir nossa intuição?

Vamos então refletir sobre o tema?
Antes de tudo, é importante compreendermos os princípios subjacentes a esses conceitos. O que realmente estão querendo nos dizer quando as pessoas sugerem seguirmos o que nosso coração diz? Afinal de contas, coração é apenas um órgão e - ao contrário do cérebro - não pensa sobre tudo.

Nos tempos antigos, coração era considerado como sede das nossas emoções, onde traços nobres e delicados como bondade e compaixão eram decorrentes. Os filósofos e pensadores da época consideravam o coração como a essência do pensamento, emoção, e sentimentos.
A linguagem é lenta em se adaptar à evolução do conhecimento, de modo que ao nos sugerirem para "ouvirmos o coração" basicamente nos dá a entender que devemos tentar, ao menos, refletir sobre nossos sentimentos e emoções – o que os antigos acreditavam resultarem do coração – ao invés de utilizarmos a razão e a lógica do intelecto.
Isso também exprime que devemos tentar nos tornar conscientes de nossos sentimentos, confiando neles como orientação interior ao longo da vida, em vez de tentarmos negar esse fluxo de nossa sabedoria interior. Faz sentido?

Talvez quando mais jovens, tivessemos dificuldades em entender o conceito de ‘ouvir o coração’, e assim nos tornarmos emocionais ou sensíveis, suprimindo qualquer lógica, permitindo comportamentos que então pareceriam imaturos.
Ao invés disso, trata-se de calma, e paz interior sendo recurso da Sabedoria Universal do Ser Maior Criador Deus, localizada dentro de cada um de nós, permitindo que nos oriente ao longo de nossa vida.

Desde o início da adolescência, aprendemos por educação e cultura, finalizarmos nossas decisões utilizando os argumentos racionais que nossa mente fornece, ou seja, lógica, razão e racionalidade - especialmente quando são decisões de mudanças na vida. No entanto nem todas as decisões racionais e calculadas se adaptam às nossas necessidades. E muitas das vezes decisões baseadas na lógica não levam em conta a importância do nosso bem-estar pessoal, espiritual e felicidade.

Ao contrario, a lógica e a razão podem nos confundir em acreditarmos que determinada decisão seja a melhor, deixando de considerar os sentimentos em nossos corações.

Sobre “ouvir nosso coração” Wayne Dyer (1940-2015) filósofo e escritor espiritualista norte-americano autor do livro “Seu Eu Sagrado” nos diz: “O coração é o mais importante órgão do nosso corpo e é também a essência do nosso ser espiritual. Descobrirmos como ouvir o coração antes de decidir é muito mais valioso do que sempre tomarmos decisões apenas com a cabeça”.

Por que é tão importante ouvirmos nossa intuição? A mente é capaz das mais belas obras criativas de arte; sendo raiz de teorias científicas brilhantes e origem de soluções inventivas para problemas complexos. Mas, a mente também é restrita aos limites da nossa vida física e ao drama do medo que vêm com ela, podendo estar fora de contato com nossa verdadeira essência, a fonte da sabedoria Divina que emana do nosso interior e do conhecimento de quem realmente somos.

Sempre que estivermos diante de uma decisão, será nossa mente que irá chegar a uma conclusão razoável, contrariando muitas vezes todas as sugestões que advêm da nossa intuição, assim, rotulando-as como imprudentes. E esta é exatamente a razão pela qual é tão tentador nos deixarmos levar pela mente racional, já que estamos em sintonia com decisões racionais e lógicas. Correto?

No entanto, ao ouvirmos a sabedoria que emana do nosso interior, iremos sentir sincronismos inesperados de apoio e os ensinamentos nos serão intuitivamente ministrados uma vez que estaremos prontos para perceber o contexto, confiando em nosso coração.
Como coração e intuição se fazem sentir? Mensagens do coração não vêm através do tapete vermelho, acompanhado do som de trompetes e fogos de artifício.

A experiência espiritual em ouvir nosso coração ao contrário será uma profunda realização espontânea, a qual emerge do nosso interior, proporcionando maior compreensão de determinado assunto, dúvida ou dificuldade.
Em muitos casos, a linguagem de nosso coração escolhe ‘falar’, fazendo-se sentir como um palpite sutil intuitivo ou pensamento repentino relacionado à determinado evento ou pessoa. Decisão a ser tomada com base na intuição irá - em muitos casos – nos fazer sentir como "a coisa certa a fazer", em estado de paz e tranquilidade interior. Não haverá necessidade de ponderarmos prós e contras. Simplesmente saberemos!

Esse sentimento é o que chamamos de "ir em acordo com o fluxo do Universo!". Está claro?
Nosso coração tem falado conosco por toda a vida e irá continuar a fazê-lo no futuro. Caso não contemplemos as orientações que o coração nos oferece, e os benefícios positivos que emergirão, iremos estar ignorando o fato de que é nosso Eu Superior – Alma expressando sua vontade em nos guiar.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa