Menu

Espiritualidade - experiência espiritual na excelência da sabedoria

Atualizado dia 4/28/2019 11:54:29 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

A necessidade de conhecimento é latente em todos os seres vivos e particularmente em nós seres humanos. Para nosso saber vale a pena termos todo conhecimento, mas muito mais auspicioso e infinitamente acima de tudo, para o nosso ser é o conhecimento espiritual. Para esse mérito é dado o nome de excelência da sabedoria. Sabedoria Divina é a única merecedora do nome de excelência da sabedoria, sendo fonte principal, compreendendo tudo o que é agradável, virtuoso e Divino, pois sem ela a sabedoria mundana não nos trará propósitos.

Vamos então refletir sobre o tema?

O que pensamos como possível realizar durante nossa vida terá efeito radical na nossa abordagem de existência. Ao acreditarmos na vantagem espiritual de vivermos sem impossibilidades, e caso isso se torne realidade em nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, nos ajudará a moldar nossa predisposição para compreensão do mundo.

Sabedoria, ao invés de advir da leitura inspirada de livros ou da escuta de palestrantes esclarecidos, surge como resultado da nossa experiência prática e do engajamento de aspectos específicos de percepção e discernimento.

Sabedoria nutre nosso processo de autotransformação nos colocando como praticantes em posição tanto de plenitude de mente como elevação espiritual, para experimentarmos a realidade de forma lúcida e calma. Isso estará em contraste com o processamento mais típico, no qual nossa mente se concentra mais detidamente aos padrões habituais das atividades diárias, cercado dos procedimentos específicos nas experiências. Faz sentido?

Os conceitos de sabedoria muitas vezes tendem a se concentrar mais no conteúdo do que no processo de escolha ou ação, mas há abordagens contemporâneas que podem ser usadas para nos afastar da ideia de sabedoria como um conjunto de conceitos ou de expressão particular de doutrina filosófico-religiosa.

Ao definirmos a experiência espiritual na excelência da sabedoria para nós mesmos, estaremos conscientizando que, não é apenas conhecer o que é bom para nós, mas aplicarmos esse conhecimento em nossa vida cotidiana. Quando procedermos assim, vivenciaremos o que é ser luminar, ou seja, quem compartilha com a luz.
Quando se trata de adquirirmos sabedoria espiritual, a verdade é que, enquanto muitos de nós ansiamos por ela, provavelmente poucos de nós realizam o que realmente seja.

Sabedoria não é o mesmo que conhecimento. De fato, poderemos facilmente nos familiarizar com fatos, verdades ou princípios, mas, caso não pratiquemos em nossa vida, estaremos no oposto da condição da iluminação espiritual. Correto?

Os Essênios eram Mestres em profetizar o aprofundamento espiritual. Seus ensinamentos não eram como religiões, mas reforçavam suas convicções e acreditavam que todos nós somos responsáveis por encontrar o caminho de intimidade com o Ser Maior Criador Deus. Foram os Essênios que iniciaram o conhecimento espiritual obtido tendo em conta as Verdades Divinas nos mistérios ocultos da vida, ensinando gnose e os desígnios da existência humana.

Gnose refere-se ao conhecimento baseado na experiência pessoal ou percepção de cada um de nós. Em um contexto espiritual, gnose é o conhecimento místico ou esotérico baseado na nossa participação direta com a Verdade Divina.

Na tradição gnóstica, estaremos interessados em compreender algo mais profundo da vida, não apenas acompanhar o fluxo cotidiano de existir, mas penetrarmos o véu e enxergar algo fundamental e verdadeiro. Em outras palavras, o gnóstico não confia na mera crença, mas quer enxergar e experimentar a verdade, conhecê-la, senti-la, prová-la, tocá-la, vivê-la. Está claro?

Para compreendermos o que significa gnose - em oposição a apenas a teoria, a ideia ou a palavra - teremos que utilizar o poder muito especial de energia, a qual já está conosco, mas que, infelizmente, nunca aprendemos a usar, e por isso passa a ser ignorado, desperdiçado e, no pior dos casos, mal utilizado.

Essa energia é a mesma energia que faz com que tudo exista; é o poder, a fonte da qual toda a vida é nutrida. Essa energia está em nós em todos os níveis do que somos como seres humanos espirituais.

No aprofundamento gnóstico, estaremos procurando: primeiro, reconhecer essa energia; para saber o que é essa energia; segundo aproveitá-la; aprender como usá-la; terceiro, dirigi-la pela vontade; e usá-la em benefício de todos.

Estas são três fases essenciais as quais todos nós seres humanos espirituais de qualquer tradição temos que realizar. Essa energia é o combustível da experiência espiritual na excelência da sabedoria.

Mahatma Gandhi (1869-1948) Líder espiritualista pacifista gnóstico hindu que lutou pela independência da Índia nos diz: “O principal objetivo da vida é viver corretamente, pensar corretamente, agir corretamente. Alma deve definhar quando damos todo o nosso pensamento ao corpo. A melhor maneira de se encontrar é se perder a serviço dos outros. A verdade é uma, os caminhos são muitos. O significado da vida não é exclusivo de uma religião - com todos os outros sendo falsos, como alguns podem afirmar. Está acima disso. Está acima de qualquer religião - ou caminho - ou filosofia. Está acima de tudo - e, no entanto, é a própria excelência da sabedoria - porque é o intento de Deus”.

Experiência espiritual na excelência da sabedoria não pode ser percorrida, adquirida, usada ou consumida. É a experiência espiritual de vivermos cada momento com amor, graça e gratidão.

Voltaremos ao assunto.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 22 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 19 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa