Home > Autoconhecimento

Espiritualidade - experiência espiritual na excelência da sabedoria
por Marcos F C Porto

Espiritualidade - experiência espiritual na excelência da sabedoria

A necessidade de conhecimento é latente em todos os seres vivos e particularmente em nós seres humanos. Para nosso saber vale a pena termos todo conhecimento, mas muito mais auspicioso e infinitamente acima de tudo, para o nosso ser é o conhecimento espiritual. Para esse mérito é dado o nome de excelência da sabedoria. Sabedoria Divina é a única merecedora do nome de excelência da sabedoria, sendo fonte principal, compreendendo tudo o que é agradável, virtuoso e Divino, pois sem ela a sabedoria mundana não nos trará propósitos.

Vamos então refletir sobre o tema?

O que pensamos como possível realizar durante nossa vida terá efeito radical na nossa abordagem de existência. Ao acreditarmos na vantagem espiritual de vivermos sem impossibilidades, e caso isso se torne realidade em nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, nos ajudará a moldar nossa predisposição para compreensão do mundo.

Sabedoria, ao invés de advir da leitura inspirada de livros ou da escuta de palestrantes esclarecidos, surge como resultado da nossa experiência prática e do engajamento de aspectos específicos de percepção e discernimento.

Sabedoria nutre nosso processo de autotransformação nos colocando como praticantes em posição tanto de plenitude de mente como elevação espiritual, para experimentarmos a realidade de forma lúcida e calma. Isso estará em contraste com o processamento mais típico, no qual nossa mente se concentra mais detidamente aos padrões habituais das atividades diárias, cercado dos procedimentos específicos nas experiências. Faz sentido?

Os conceitos de sabedoria muitas vezes tendem a se concentrar mais no conteúdo do que no processo de escolha ou ação, mas há abordagens contemporâneas que podem ser usadas para nos afastar da ideia de sabedoria como um conjunto de conceitos ou de expressão particular de doutrina filosófico-religiosa.

Ao definirmos a experiência espiritual na excelência da sabedoria para nós mesmos, estaremos conscientizando que, não é apenas conhecer o que é bom para nós, mas aplicarmos esse conhecimento em nossa vida cotidiana. Quando procedermos assim, vivenciaremos o que é ser luminar, ou seja, quem compartilha com a luz.
Quando se trata de adquirirmos sabedoria espiritual, a verdade é que, enquanto muitos de nós ansiamos por ela, provavelmente poucos de nós realizam o que realmente seja.

Sabedoria não é o mesmo que conhecimento. De fato, poderemos facilmente nos familiarizar com fatos, verdades ou princípios, mas, caso não pratiquemos em nossa vida, estaremos no oposto da condição da iluminação espiritual. Correto?

Os Essênios eram Mestres em profetizar o aprofundamento espiritual. Seus ensinamentos não eram como religiões, mas reforçavam suas convicções e acreditavam que todos nós somos responsáveis por encontrar o caminho de intimidade com o Ser Maior Criador Deus. Foram os Essênios que iniciaram o conhecimento espiritual obtido tendo em conta as Verdades Divinas nos mistérios ocultos da vida, ensinando gnose e os desígnios da existência humana.

Gnose refere-se ao conhecimento baseado na experiência pessoal ou percepção de cada um de nós. Em um contexto espiritual, gnose é o conhecimento místico ou esotérico baseado na nossa participação direta com a Verdade Divina.

Na tradição gnóstica, estaremos interessados em compreender algo mais profundo da vida, não apenas acompanhar o fluxo cotidiano de existir, mas penetrarmos o véu e enxergar algo fundamental e verdadeiro. Em outras palavras, o gnóstico não confia na mera crença, mas quer enxergar e experimentar a verdade, conhecê-la, senti-la, prová-la, tocá-la, vivê-la. Está claro?

Para compreendermos o que significa gnose - em oposição a apenas a teoria, a ideia ou a palavra - teremos que utilizar o poder muito especial de energia, a qual já está conosco, mas que, infelizmente, nunca aprendemos a usar, e por isso passa a ser ignorado, desperdiçado e, no pior dos casos, mal utilizado.

Essa energia é a mesma energia que faz com que tudo exista; é o poder, a fonte da qual toda a vida é nutrida. Essa energia está em nós em todos os níveis do que somos como seres humanos espirituais.

No aprofundamento gnóstico, estaremos procurando: primeiro, reconhecer essa energia; para saber o que é essa energia; segundo aproveitá-la; aprender como usá-la; terceiro, dirigi-la pela vontade; e usá-la em benefício de todos.

Estas são três fases essenciais as quais todos nós seres humanos espirituais de qualquer tradição temos que realizar. Essa energia é o combustível da experiência espiritual na excelência da sabedoria.

Mahatma Gandhi (1869-1948) Líder espiritualista pacifista gnóstico hindu que lutou pela independência da Índia nos diz: “O principal objetivo da vida é viver corretamente, pensar corretamente, agir corretamente. Alma deve definhar quando damos todo o nosso pensamento ao corpo. A melhor maneira de se encontrar é se perder a serviço dos outros. A verdade é uma, os caminhos são muitos. O significado da vida não é exclusivo de uma religião - com todos os outros sendo falsos, como alguns podem afirmar. Está acima disso. Está acima de qualquer religião - ou caminho - ou filosofia. Está acima de tudo - e, no entanto, é a própria excelência da sabedoria - porque é o intento de Deus”.

Experiência espiritual na excelência da sabedoria não pode ser percorrida, adquirida, usada ou consumida. É a experiência espiritual de vivermos cada momento com amor, graça e gratidão.

Voltaremos ao assunto.

Texto Revisado


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Autor: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto - Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal - CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA!, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão. 
E-mail: portomfc@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 28/04/2019

Veja também
A conquista da plenitude
Existem várias astrologias?
Que tipo de amor você merece?
A mensagem das Brumas
A vida pede isso: esqueça o passado!
Qual é o rumo da minha vida?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
domingo, 19 de maio de 2019

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Como diminuir a carência e a solidão
2. Como aumentar a conexão com quem você ama em apenas 2 minutos!
3. Como enfrentar os efeitos de Urano em Touro
4. Por que não me identifico com o meu signo solar?
5. Abandone a expectativa
6. 3 razões pelas quais você ainda não está vivendo o amor que deseja!
7. A mente e a realidade
8. 10 sintomas que mostram como está sua autoestima!

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa