Menu

Espiritualidade - experiência espiritual na Luz do Natal

Atualizado dia 12/11/2016 12:51:46 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Mais e mais estamos nos sensibilizando em encontrar iluminação espiritual durante o Natal. Com tudo o que há para realizar, comprar, embrulhar, assar, escrever, comer, beber, desfrutarmos a experiência espiritual na Luz do Natal está se tornando a ‘bela adormecida’ sob a ‘saia’ ao redor da árvore de Natal.

Vamos, então, refletir sobre o tema?
Cada viagem espiritual é única na experiência de cada um de nós. Independentemente de nossas crenças pessoais, o Natal se presta ao nosso crescimento espiritual e desenvolvimento na natureza do significado da celebração.

Inclusive, caso repararmos para a origem do Papai Noel (que é muito mais espiritual na pureza lúdica da criança do que a maioria de nós acreditamos) ou nos concentrarmos no sentido do nascimento e vida de Mestre Jesus, o Natal é um tempo de renascimento espiritual.
A maioria de nós está bastante familiarizada com a história de Natal, onde Mãe Maria e Pai José penosamente percorreram todas as estalagens e estabelecimentos à procura de um lugar adequado para dar à luz ao Bebê Jesus e, finalmente, encontraram-se em um celeiro.

O Evangelho de Lucas nos diz: “E aconteceu que eles estando ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito e envolveu-o em panos, e deitou-o em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”. Lucas 2:6-7.

Dependendo do nível em que estivermos em nossa jornada espiritual, poderemos tomar cada palavra da História do Natal literalmente, dando-lhe credibilidade, ou acreditarmos como sendo a história de um ‘conto de fadas’ que nunca poderia ter acontecido.
Em ambas as maneiras, o fato que persiste é que no dia de Natal celebramos simbolicamente o nascimento de um Ser Divino como nós, que na sua trajetória caminhou pela terra, chegando aos solitários, aos doentes, aos perturbados e aos empobrecidos, ensinando-os a viverem na Luz. Faz sentido?

Essa Luz é eterna! Confiamos nessa Luz em nossos momentos mais sombrios de dúvidas e comemoramos a Luz do Poder Divino do Ser Maior Criador Deus em nossas vidas.
Esta Luz, é a espiritualidade do Natal! É a tradição que ano a ano, temos o privilégio de sermos capazes de nos elevar, celebrar, amando a nós e ao próximo.
À medida que oferecemos aos nossos familiares, amigos e pessoas a quem expressamos nosso amor, o alimento do Natal e lhes proporcionamos a devoção da oferenda do nosso afeto, estaremos todos nos elevando na Luz do Natal mais profundamente e  com comprometimento.

Somos, naturalmente, seres humanos espirituais. Cada um de nós traz vivências de temporadas de Natal as quais não pudemos sentir ou emitir a Luz tão fortemente como tivemos em outros anos.
Aqueles Natais que passam sem o Poder da Luz nos fazem sentir a ausência dessa presença. O estresse e a tristeza de ocorrências desconfortáveis em torno do Natal obscurecem nossa experiência espiritual na Luz do Natal.
Tomando tempo para mergulharmos na Luz todos os dias durante a época do Natal identificado como período do Advento, nos ajudando a garantir sua Presença ao longo do processo.

O Advento nos iguala na experiência espiritual na Luz do Natal e é o convite para renascermos em Alma, sendo uma das interpretações do que seja o Espírito Mágico do Natal!
Há grande virtude em nós, ao praticarmos a paciência em pequenas coisas, nos preparando para quando formos solicitados em grandes desafios. A disciplina do Advento nos ensina a fazer bem as pequenas coisas, amando o particular ao invés do geral.

Este hábito adquirido com pequenas coisas, gera a criatividade, o sentido de paz e bem-estar, a generosidade de espírito enraizada em amar de forma anônima e indiscriminada. Comunicações espirituais calmas nas primeiras horas do amanhecer ou na quietude da noite podem nos fundamentar e nos centrar na Luz, e mantendo-a como parte de nossas pensamentos, sentimentos e ações.

A história de vida, obra e mensagens de Mestre Jesus, têm significados importantes ao aplicarmos no cotidiano de nossas vidas. Correto?
Muitos de nós não as percebemos! Muitas vezes, como crianças, os conceitos não foram transmitidos de maneira que pudéssemos realmente entender, e não fomos ensinados a assumirmos a conexão de amor que poderíamos ter por meio da vida espiritual. Está claro?

Memorizávamos as orações e histórias, e até entendíamos o Natal como comemoração do aniversário de Jesus, mas ao alcançarmos a vida adulta mantemos dificuldades em identificar em nós, onde espiritualidade desembarca em nossas vidas diárias.
Aqueles entre nós que escolheram seguir sem ter despertado sentem essa ausência mais distintamente no Natal do que em outras épocas do ano.
O absolutamente mais maravilhoso aspecto é que nunca realmente perdemos o barco, pois o Ser Maior Criador Deus está pacientemente esperando para nos dar boas-vindas ao nosso despertar. Está sempre lá para subirmos a bordo, nos juntando aos outros nas experiências espirituais. Está claro?

O Natal é nosso lembrete anual de que a Luz que escolhemos abraçar e acolher em qualquer nível está lá para nós, sempre brilhando intensamente.
Para aqueles entre nós que celebram a experiência espiritual na Luz do Natal todos os dias, onde também me incluo, o Espírito Mágico da Energia do Natal nos fornece a Luz poderosamente explosiva para comemorarmos nosso renascimento como Seres Divinos que somos.

Voltaremos ao assunto.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 22 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 19 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa