auravide auravide

Espiritualidade - experiência espiritual no caminho místico


Facebook   E-mail   Whatsapp

Considerando nosso interesse em redescobrir quem somos, por que estamos aqui, e qual nosso propósito espiritual, muitas vezes nos inspiramos em explorar caminhos nas religiões, ciências, filosofias e espiritualidade. Essa busca poderá nos ensinar inúmeros aspectos sobre o que outras pessoas têm descoberto até agora. Novas abordagens estão sendo descobertas a cada dia.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Podemos ler e aprender tantas experiências como quisermos, mas sem vivência direta será sempre com base na descrição da experiência de uma outra pessoa, as quais sempre deixam margem para dúvidas. Sim, poderemos acreditar que a descrição da experiência seja verdadeira, mas o que acontece se nossa percepção necessita de detalhes importantes que na descrição ficaram indescritíveis ou ainda não mensuráveis?

Ciência e nossos cinco sentidos podem captar apenas uma gama limitada dos ambientes que nos cercam, no que diz respeito às cores, som e frequência. No entanto somos únicos e diferentes! Embora nossas buscas possam ser semelhantes só cada um de nós individualmente poderá caminhar o próprio caminho e formar as próprias ideias sobre as experiências. Faz sentido?

Experiências são muitas vezes sementes espirituais, embora ainda não tenhamos certeza de como agem para transformar nossas percepções espirituais sobre a vida.

Misticismo representa uma constelação de práticas distintas, discursos, textos, instituições, tradições e experiências destinadas às transformações humanas, definidas em diferentes tradições. Mestres espirituais que nos antecederam têm comparado nossa vida a "um sono e um esquecime nto".

O caminho místico baseia-se no despertar, sairmos do ‘piloto automático lógico racional’, abandonando a passividade interpretativa sem brilho para nos envolver com vigor, atenção, foco e radiância com a co-criação mútua com o Sagrado Divino orientado pelo Ser Maior Criador Deus. Experiência mística é vivência espiritual e Sagrada!

Experiência espiritual do caminho místico é a compreensão intuitiva e realização do sentido de existência - que é espontânea, intensa, integrada, autoautenticada, libertadora - ou seja, proporcionando a sensação de libertação da nossa consciência comum - e, posteriormente determinante - ou seja, fornecendo-nos um critério essencial - para interpretarmos todas as outras experiências sejam elas cognitivas ou afetivas.

Como já dissemos, as experiências místicas são consideradas além das palavras. A terminologia que é usada para descrever estes acontecimentos é única.
Para sabermos como entrar na verdade de qualquer assunto é sempre uma arte mística, que embora sendo o melhor da lógica interpretativa, balbucia na superfície.
Durante ao menos os últimos 5.000 anos, pessoas de todas as regiões do mundo têm experimentado algo extraordinário e transformador - a experiência espiritual do caminho místico.

Na experiência mística, existe uma unidade simples, a consciência pura da não-dualidade do observador e do observado. Além da unidade, as características definindo a experiência mística incluem sentimentos de sacralidade, paz e felicidade; sentido de transcender tempo e espaço; e a convicção intuitiva de que a experiência é a fonte da verdade espiritual sobre realidade concreta. Correto?

O que é real em espiritualidade, senão a arte da união do espiritual com nossa realidade concreta? Misticismo é a parte particularmente concentrada da espiritualidade; místico é a pessoa que visa e acredita a obtenção de tal união.

Na sua forma espiritual clássica, é uma jornada enérgica e são necessários esforços confiantes para seguirmos na experiência espiritual no caminho místico. Assim, a variante mística da experiência espiritual será, talvez, nosso maior acelerador de melhoria evolutiva. Através desta experiência, ultrapassamos os sistemas físicos, mentais e emocionais, ganhando assim a entrada na próxima fase de nosso desenvolvimento cósmico, tanto individual como comunitário.

O Livro de Urantia (1955) que relata nosso relacionamento com os mistérios do Ser Maior Criador Deus e o Universo, incluindo destaque histórico revelador sobre a vida de Mestre Jesus, nos diz: “Seria fatal para o idealismo do ser humano, se lhe fosse ensinado que todos os seus impulsos altruístas são meramente o desenvolvimento dos seus instintos gregários naturais. Contudo, ele é enobrecido e poderosamente energizado quando aprende que esses impulsos mais elevados da Alma emanam de forças espirituais que já residem nele”. 103:5.8 (1134.6).

Em nível pessoal, a experiência espiritual da prática do silêncio criativo desenvolvida nas nossas reuniões do Grupo de Reflexão, conduz a autotransformações positivas repentinas e duradouras em caráter e valores de nós experimentadores. Está claro?

Experiência espiritual do caminho místico em função do propósito único de vivência na unidade, transporta-nos além das distinções necessárias de linguagem, lógica, e da comunicação comum. Com nossa personalidade individualista, pensamentos lógicos e julgamentos suspensos quando aquietamos a mente, nos entregamos ao poder supremo do – o TODO Senhor do Universo – Ser Maior Criador Deus. Este estado de consciência pura, vácuo na forma e conteúdo, revela-nos o Estado de Ser que transcende qualquer arquétipo instituído.

De fato, as raízes místicas da experiência consciente revelam nossa identidade humana profunda como Seres Divinos, transcendendo todas diferenças do ‘eu e o outro’, sejam de nacionalidades, raças, pessoais de status e religiosas, sendo vital para promover nossa compreensão em experiências autotransformadoras.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 21 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 18 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa