Menu

Espiritualidade - idealismo espiritual

Atualizado dia 6/1/2014 2:13:10 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Situações interessantes poderão acontecer quando caminhamos ao longo de nosso caminho espiritual, tanto inicialmente como especialmente, após nosso despertar espiritual onde tudo parecerá muito fluente e indefinido.
Enquanto nossa elevação espiritual não se constitua de vivências vagas, este espaço de abertura permitirá grande ampliação da plenitude da espiritualidade se aflorando no nosso interior.

Vamos lá refletir sobre o tema?

À medida que nos aprofundamos espiritualmente, nosso Espírito se renova.
Certamente, alguma estrutura é boa e nos ajuda a aprimorar e focar diferentes aspectos em nossas vidas, nos favorecendo incorporar plenamente o que e com quem queremos estar nesta vida.
No entanto, muito é recriação de uma estrutura de convicção abrangente, começando a interligar nossos propósitos, e junto com isso, um novo tipo de idealismo poderá estar surgindo – o idealismo espiritual.

Idealismo na sua essência não deixa de ser uma construção mental.
É nossa mente dizendo intuitivamente que esta é a maneira perfeita, preferencial de sentir, pensar e agir.
Idealismo espiritual estará nos dizendo que esta é a maneira ideal para vivermos nossa vida espiritual e de praticarmos espiritualidade no nosso cotidiano e assim por diante.
Sobre idealismo espiritual Martin Luther King, Jr (1929-1968) pastor norte-americano, ativista humanitário e líder pacifista na luta pelos direitos humanos dos negros nos EUA nos diz: “Idealismo espiritual é assimilação do mais alto e melhor ao alcance de nossa visão mental e espiritual”.

Com certeza este estado de ser não existe neste nosso mundo perfeitamente imperfeito, e assim em muito breve, poderá se tornar um problema real nas formas e modelos de como estamos vivendo.

Poderemos pensar de início que o mundo está fora de alinhamento com nossa verdade espiritual e de diferentes maneiras, isso é verdade, mas quando nos perdemos neste novo tipo de idealismo, realmente somos nós que saímos do alinhamento. Faz sentido?

Como exemplo, digamos que alguém fez opções de mudança de hábitos para seguir o caminho espiritual que sente e acredita. Sendo assim, esse idealismo se distancia dos comportamentos confusos e sem propósitos e a perfeição almejada poderá de alguma forma ser encontrada no caminho espiritual.

Para algumas pessoas, digamos que é bom andar por caminhos solitários por algum período, pois esta teria sido a escolha dela. Para outros, as maiores lições de aprendizado virão de relacionamentos próximos com pessoas espiritualizadas, porque é onde os traços do melhor e
do pior irão ser espelhados diante de nós.

É realmente uma vivência profundamente espiritual de trabalhar, crescer e ser, se colocarmos nossa intenção nisso.

Em última análise, espiritualidade estará além de quaisquer palavras ou conceitos que possamos elaborar racionalmente.

Iluminação espiritual é mais do que construções mentais lógicas. É a totalidade do ser, e como pode qualquer conjunto de palavras descrever a sensação visceral da expansividade da mente, abertura do coração e identificação dos anseios de Alma?

Muitas vezes, o idealismo espiritual caminha em círculos ao tentarmos estabelecer novos controles em nossas vidas para orientar as experiências que queremos. É trocar a essência pela forma!

Somos tão aprendizes quanto qualquer outra pessoa. Quem não quer se sentir bom o tempo todo?

Nosso desejo de nos sentir bem, mais do que qualquer outro, poderá nos inspirar a demonstrar mais resistências em construirmos nossa vida de acordo com os anseios do momento presente de Alma.

Quanto mais resistências em construirmos novamente, mais dificuldades teremos, retornando então para a irrealidade ego/mente.

Nosso desapego para reencontrar a trilha do caminho espiritual muitas vezes é deixarmos ir nossas crenças preconcebidas do que seja caminho espiritual. Está claro?

Alguns de nós já descobriram práticas que ajudaram a se moverem em elevação espiritual. E então não pararam, perseverando sempre.

Muitos buscadores espirituais por outro lado ficam presos em uma determinada prática tentando alcançar um antigo sentimento.

Isto é semelhante ao antigo hábito sobre as qualidades viciantes de espiritualidade, ou seja, continuarmos a fazer algo mais e mais pensando em obter a experiência anterior.

Espiritualidade não é negócio com metas a cumprir. Apenas flui.

Ideais espirituais podem nos ajudar a aspirar algo elevado, mas eles não são reais. Ideais se pudermos usá-los como ferramentas em nos ajudar a nos conectar, então isso será oportuno para uma solução temporária.

No entanto, não se aplicam a tudo na vida. E como poderiam? Só porque sentimos profunda conexão com a vida uma vez, não significa que iremos nos sentir novamente da mesma maneira em outras situações. Correto?

Não podemos colocar declarações definitivas em torno de nossas vivências. Esse é o ponto.

Espiritualidade flui suavemente. Não é um jogo mental!

Ficamos sempre surpresos em falar com as pessoas sobre as diferentes ideias do que espiritualidade é.

É muito diversificado, mas muitas vezes, o que impressiona mais é a forma como esses conceitos persistem na maneira da pessoa estabelecer conexão com eles.

Todos esses aspectos são importantes na maneira de despertarmos nossa conexão com o Ser Maior Criador Deus, aceitando esta união.

Como afirmamos sempre, as pessoas que estão despertando estão cheias de amor.

Amor abundante é o sentimento circunspecto florescendo em nós.

Não é um ideal. É um estado de ser. E é aí que idealismo espiritual sempre poderá ser encontrado.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa