auravide auravide

Espiritualidade na Experiência Humana


Facebook   E-mail   Whatsapp

A experiência em vivenciarmos a dinâmica da iluminação evolucionária nos transformará em pessoas de elevado poder idealístico.
A espiritualidade contribui para o progresso de nós todos, fomentando o crescimento e o progresso de cada um, o qual é ampliado por meio da realização recíproca de todos. O crescimento espiritual é estimulado mutuamente pela união íntima com outros que buscam idênticos objetivos.
O amor propicia o solo fértil para o crescimento espiritual e ainda proporciona a satisfação subjetiva, enobrecendo a lida comum da vida diária.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Embora a espiritualidade possa produzir em nós aprofundamento nos significados e no engrandecimento dos valores espirituais, o mal sempre surge quando avaliações puramente pessoais são elevadas ao nível do absoluto. Uma pessoa pouco desenvolvida poderá avaliar suas experiências de acordo tão somente com o conteúdo de prazer; a maturidade é proporcional à substituição do prazer pessoal pela compreensão dos significados e lealdade aos conceitos mais elevados das situações diversificadas da vida e das relações cósmicas.

Como já dissemos, algumas pessoas acham-se ocupadas demais para poderem crescer e, por isso, ficam expostas ao grave perigo da estagnação espiritual.
Os principais inibidores do crescimento espiritual são o preconceito e a ignorância. Lembremos de que o progresso, ano a ano, dentro de um regime educacional e cultural estabelecido, não significa necessariamente um progresso intelectual, e menos ainda crescimento espiritual.

A expansão de vocabulário não significa desenvolvimento de caráter. O crescimento espiritual verdadeiro é indicado pelo engrandecimento dos ideais, por uma apreciação maior dos valores. Vivermos lealmente hoje e sempre para crescermos - e o amanhã responderá por si.

O solo essencial ao crescimento espiritual pressupõe uma vida progressiva de auto-realização, de coordenação das propensões naturais, do exercício da curiosidade, do desfrutar das aventuras razoáveis da experimentação dos sentimentos de satisfação, de fazer até que o temor funcione como estímulo para a atenção e elevação da consciência, da sedução pelo maravilhoso e de uma consciência normal de pequenez e humildade.

A experiência humana espiritual é influenciada de um modo marcante pela saúde física, e uma dieta alimentar saudável.
Assim façamos com que as condições temporais não inibam nosso progresso espiritual interior de Alma dedicada a fazer a vontade do Ser Maior Criador Deus.

Em todos nós, seres humanos espirituais mortais normais, encontram-se presentes certos impulsos inatos para o crescimento e auto-realização, que nos ajudam, caso não sejam especificamente inibidos. A técnica certa de nutrirmos esse dom, que é parte do nosso potencial de crescimento espiritual na nossa experiência humana, é mantermos uma atitude de dedicação aos valores supremos, do fundo do nosso coração.

Hábitos que favorecem nosso crescimento espiritual na nossa experiência humana abrangem o cultivo da sensibilidade para os valores divinos, o reconhecimento do viver o espiritual nos outros, a meditação reflexiva sobre os significados cósmicos.
A evidência do verdadeiro desenvolvimento espiritual consiste em demonstrar uma personalidade humana motivada pelo amor, animada pela atitude não egoísta e dominada pelo respeito sincero dos ideais de perfeição da divindade.

Toda essa nossa experiência constitui a realidade da espiritualidade, ao contrário da mera crença teológica.
A espiritualidade pode progredir até aquele nível de experiência humana em que se torna uma técnica esclarecida e sábia de resposta espiritual ao Universo. E, imediatamente, a espiritualidade passa a ser indicadora da nossa intimidade com o Ser Maior Criador Deus e uma medida da nossa capacidade de servir aos nossos semelhantes.

Como já dissemos e para isso sempre voltamos ao assunto, a espiritualidade realça nossa capacidade de descobrir a beleza nas coisas, de reconhecer a verdade nos significados e de descobrir a bondade nos valores.
O desenvolvimento espiritual na nossa experiência humana é determinado por tais capacidades e é diretamente proporcional à eliminação da qualidade egoísta no amor.
Mestre Jesus retratou a profunda segurança do mortal conhecedor do Ser Maior Criador Deus ao dizer: “Para um crente do Reino, que conhece Deus, que importa se todas as coisas terrenas entrarem em colapso?”

Quando as torrentes da adversidade humana, do egoísmo, da crueldade, do ódio, da malícia e da inveja afluírem à porta da Alma humana, poderemos nos manter na confiança de quem traz a certeza de que há em nós uma fortificação interior, a cidadela do Espírito, que permanece absolutamente inatingível; e isso é verdadeiro, ao menos, para todos nós seres humanos espirituais que tenhamos entregado a guarda da Alma ao Ser maior Criador Deus.

A espiritualidade não é técnica para alcançarmos somente uma paz mental estática e abençoada; é um impulso para organizarmos a Alma para o trabalho dinâmico da iluminação evolucionária. É o alistamento de toda nossa individualidade ao serviço leal de amar ambos, ao Ser Maior Criador Deus e ao nosso semelhante.

Voltaremos ao assunto.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 63


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 21 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 18 anos.
E-mail: portomfc@gmail.com | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa