auravide auravide

Espiritualidade - o poder evolucionário da vida


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando se trata de buscarmos respostas sobre a nossa existência, formulamos com frequência o mesmo conjunto de perguntas: "Qual é o sentido da vida?” ou “Qual é o propósito da vida?” ou ainda, “Por que nascemos?".

Na maioria dos casos, temos nossas próprias respostas sobre o nosso propósito na vida.

Porém, a partir de uma perspectiva espiritual, deixamos de considerar o que já trazemos conosco, ou seja, toda a magia da Criação Divina do poder evolucionário da vida.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Como refletimos nas duas últimas edições, quando conscientizamos o poder de sermos partes integrantes do Todo, o universo dos universos, incluindo nosso pequeno planeta Terra, certamente não está sendo divinamente administrado para adaptar-se apenas às conveniências e responder nossas perguntas individuais, como também não em receber a nossa aprovação ou desaprovação, e muito menos para gratificar os caprichos ou satisfazer às nossas curiosidades.

Os Mestres Espirituais auxiliares do Ser Maior Criador Deus, responsáveis pela gestão do universo, sem dúvida sabem exatamente o que fazer; e assim também somos nós seres humanos espirituais evolucionários portadores da vida.

Portanto, cabe às nossas mentes mortais se comportarem na espera, com a devida paciência e cooperação sincera com as regras da sabedoria, do reino do poder e da marcha do processo evolutivo.

De acordo com os ensinamentos que recebemos através dos livros, palestras, cursos, é do nosso conhecimento que o planeta Terra, quando foi formado há cerca de 4,8 bilhões anos, era uma bola quente em evolução do gás composto de átomos de diferentes elementos.

Elementos pesados, como ferro e níquel, foram encontrados no centro, enquanto os relativamente mais leves, como o silício foram formados na camada do meio.

Os elementos mais leves, como oxigênio, hidrogênio e carbono foram encontrados na camada mais externa.

Devido às temperaturas extremamente altas, os átomos desses elementos não puderam combinar-se para formar moléculas.

Quando a Terra começou a arrefecer gradualmente a temperatura, os átomos começaram a se combinar entre si para formar moléculas. De onde se pode concluir que a generosidade do Universo nos proporciona compensações diante das dificuldades.

Independentemente dessas considerações, porém, os Mestres Espirituais supervisores mais recentes do nosso planeta expressam confiança completa no triunfo da evolução da raça humana e que, afinal vinguem os planos e modelos originais de vida e espiritualidade.

Do mesmo modo, os Mestres Espirituais sabem que há um dom divino original de adaptação em ambos, tanto nas coisas como em nós seres humanos espirituais.

Em toda planta ou célula animal viva, e em todo organismo vivo — material ou espiritual, há um desejo insaciável de alcançar uma perfeição sempre crescente de ajuste ao ambiente, de adaptação do organismo para aumentar a realização da vida.

Esses esforços de todos os seres vivos evidenciam a existência dentro deles, de uma busca inata de perfeição. Faz sentido?

No reino vegetal, o mais importante passo na evolução das plantas foi o desenvolvimento da capacidade de produzir a clorofila, e o segundo maior avanço foi o esporo haver evoluído até uma semente. Em biologia, esporo é a célula reprodutora capaz de germinar, dando novo organismo.

Um dos mais úteis e complexos episódios na evolução dos mais elevados tipos de animais consistiu no desenvolvimento da capacidade do ferro nas células do sangue circulante, de atuar com a dupla função de transportar o oxigênio e remover o dióxido de carbono.

Vale recordar que o ferro é o nutriente essencial, que produz hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue), a mioglobina (pigmentos vermelhos dos músculos) e certas enzimas. Este minério ajuda no crescimento, previne a fadiga e a anemia e nos defende contra doenças. Correto?

Os animais superiores, incluindo nós, seres humanos espirituais, oxigenamos nossos tecidos por meio da ação do ferro das células vermelhas do sangue, que levam o oxigênio até as células vivas e, de um modo também eficiente retiram o dióxido de carbono.

Sri Aurobindo (1872 -1950) filósofo espiritualista, yogue hindu, no seu iluminado trabalho sobre o progresso humano e evolução espiritual nos diz: “O processo evolutivo é como essas formas, começando com a matéria, evoluem no universo para incorporar os aspectos físico, mente e um dia o espírito, cumprindo sua evolução, retornando à fonte espiritual. A criação ocorreu para o prazer de ser dessas formas quando eles foram criados, ou seja, o universo foi criado para que o prazer de ser do Espírito Infinito possa se manifestar sob a forma de criação. Quando descobrimos nosso Eu Superior e Espírito, nós experimentamos a alegria para o qual fomos criados”.

Ativa, e adaptativamente, o poder evolucionário da vida está em progresso constante neste planeta!

Todavia, muitos ajustes aparentemente misteriosos dos organismos vivos são puramente químicos, integralmente físicos.

Por exemplo: nosso cérebro possui a capacidade inata de responder aos comandos da nossa mente; do mesmo modo que a mente, em desenvolvimento, de uma personalidade possui a capacidade inata de receptividade ao espírito e, portanto, traz em si os potenciais do progresso e realização espiritual. Está claro?

Nossa evolução intelectual, social, moral e espiritual está ligada aos ditames da mente, inspirada no Ser Maior Criador Deus.

Do mesmo modo que a evolução da nossa mente deriva do desenvolvimento das nossas condições físicas, ou é retardado por ele, também nosso progresso espiritual tem relação com a expansão mental, e o retardo intelectual o atrasa infalivelmente.

Contudo, isso não quer dizer que a evolução espiritual seja dependente da educação, cultura ou sabedoria.

A Alma pode evoluir independentemente da cultura mental, mas não na ausência da capacidade mental e do anseio, ou seja, a escolha da sobrevivência e a decisão de alcançar uma perfeição sempre crescente — em fazer a vontade do nosso Ser Maior Criador Deus.

Embora nossa sobrevivência física possa não estar subordinada ao aprofundamento do conhecimento e da sabedoria, nossa progressão espiritual certamente dependerá.

Voltaremos ao assunto.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 59


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 21 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 18 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa