Menu

Espiritualidade - o ser emocional integral.

Atualizado dia 9/13/2009 10:16:44 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

O tema da reflexão anterior ‘Espiritualidade - navegando ao sabor do vento favoreceu a inspiração para que iniciemos com este verso da poetisa inglesa Christina Rossetti (1830-1894):

"Quem já viu o vento?
Ninguém, nem eu nem você:
Mas quando as árvores curvam suas cabeças,
O vento está soprando e passando".


Assim como não vemos o vento, nossas emoções são também invisíveis. Não podemos vê-las diretamente. No entanto, sentimos as emoções em nosso corpo físico. A mesma palavra - sentimento - descreve ambas, sensação física e emoções. Certamente, todos nós já experimentamos - o nervoso transformando o estômago em um turbilhão; a raiva queimando o corpo todo; o medo nos gelando por inteiro; a excitação nos fazendo pular de alegria; a perda nos levando às profundidades da tristeza, de onde quase não conseguimos voltar; ou o amor e afeição derretendo nossos corações de felicidade.

Como identificarmos nossas emoções e as sentirmos realmente? Vamos lá refletir sobre o tema?

Lucia Capacchione escritora e terapeuta especializada na cura emocional através da expressão artística nos diz que: "O radical em Latim da palavra emoção, nos conta a história por inteiro: e (para fora) - moção (movimento)".

Os sentimentos em idêntica forma também deverão fluir naturalmente, assim como um rio, caso contrário ficarão bloqueados. A natureza da emoção, como esclarece a própria estrutura da palavra, é se mover. Emoções nos dão a motivação para agir na nossa sobrevivência, nos capacitando a abraçar a vida com criatividade, entusiasmo e produtividade. Faz sentido?

Marguerite Theophil filósofa espiritualista fundadora de uma comunidade dedicada a vivenciar a espiritualidade, e particularmente a influência do ambiente multi-religioso da Índia, com seus mitos, história milenar e lugares sagrados, nos diz que: "No nosso íntimo quem pensamos que somos, é o que seremos quando crescermos. Igualmente e de maneira simultânea, nós desenvolvemos um sentido correspondente, de quem não somos. Quem pensamos que não somos é o que forma as sombras escuras, a parte de nós mesmos a qual se consiste do desconhecido inexplorado, do medo, e das qualidades indesejadas".

Atualmente, grande número de pessoas onde também me incluo, estão buscando significados e propósitos espirituais da vida. Lutar para vencer as dificuldades, e conquistar realização material na vida, não parece preencher mais a plena satisfação do potencial da humanidade. Mais e mais as pessoas estão entediadas e frustradas com as rotinas cotidianas, seja tanto em perseguir carreiras profissionais, como também no relacionamento superficial com outras pessoas. Interiormente estamos realizando, que nosso grande apetite na busca do conforto material e prazeres da vida, deixam um vazio e uma sensação de não realização em nossos sentimentos. Correto?

Como resultado buscamos então o significado espiritual em nossas vidas, procurando respostas para perguntas como: "Quem realmente sou eu?" - "O que estou fazendo aqui?" - "Qual é meu verdadeiro propósito ou missão nesta vida?"

A busca da Verdade ajuda o despertar para a espiritualidade! E ainda o mais importante auxilia saber quem realmente somos. Esta nova descoberta representa uma experiência profunda, equivalente a toda uma vida, o êxtase da iluminação e alegria. Está claro?

Após este despertar e elevação em nossos níveis de consciência, as velhas crenças e valores fúteis de vida, passarão a ter pouco ou nenhum interesse, enquanto que nossa reconexão com nosso Ser Divino se torna claro e natural. A consciência do ser emocional integral é identificada na forma de lidar com as transformações da nossa evolução, ou seja, da perspectiva que se amplia e surge do novo entendimento de como nossa progressão realmente acontece.

Não se trata só de evolução biológica, mas ambos do desenvolvimento dos nossos níveis de consciência e da espiritualidade. A consciência do ser emocional integral ancora em nós, quando reconhecemos quais valores espirituais além das religiões têm surgido na seqüência das etapas através da história, e de como estes estágios de desenvolvimento espiritual permanecem presentes a cada momento em nossas mentes.

Somos seres emocionais integrados à dinâmica do Universo! Ser emocional integral, nesta nossa reflexão, significa o trabalho de limpar nossas sombras escuras, aquietando nossas mentes nos exercícios de meditação e reflexão, respeitando a nós mesmos nas dificuldades ao assumirmos este propósito. Isto implicará na firmeza de vontade, em identificar as sombras escuras, trazendo-as para a luz da consciência. Desta forma saberemos que a confiança no nosso ser emocional integral estará sendo iluminada na intimidade com Deus, nos encorajando a prosseguir nas importantes mudanças da nossa jornada de vida. Voltaremos ao assunto.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa