Menu

Espiritualidade_experiência espiritual como ser emocional integral

Atualizado dia 7/29/2015 1:27:55 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Quem já viu o vento?
Ninguém, nem eu nem você:
Mas quando as árvores curvam suas cabeças,
O vento está soprando e passando”. Christina Rossetti (1830-1894)


Assim como o vento na rima do verso da poetisa inglesa, nossas emoções são invisíveis. Não podemos vê-las diretamente. No entanto, sentimos as emoções em nosso corpo físico. A palavra - sentimento – descreve ambas, sensação física e emoções. Certamente todos nós já experimentamos – o nervoso transformando o estômago em um turbilhão; a raiva queimando o corpo; o medo nos gelando por inteiro; a excitação nos fazendo pular de alegria; a perda do ente querido nos levando às profundidades da tristeza, de onde quase não conseguimos voltar; o amor e afeição derretendo nossos corações de felicidade.

Nas nossas reuniões dos Grupos de Reflexão, os temas da experiência espiritual da prática do silêncio criativo ressaltam a importância da linguagem de nossas emoções e sentimentos sobre nosso crescimento pessoal e espiritual e na elevação dos nossos níveis de consciência.

Como identificarmos nossas emoções e as sentirmos realmente?

Vamos lá refletir sobre o tema?

Emoções poderão ser eficientes na nossa orientação espiritual. Por exemplo, na forma de ‘pacote’ envolvendo - medo, tristeza, decepção, frustração, raiva, culpa, vergonha, inveja, ciúme, solidão, euforia, ansiedade - e assim por diante, cada uma manifestada no conjunto de nossos pensamentos, sentimentos e ações, as emoções representam enorme carga de energia em nós, as quais poderão ser redirecionadas de volta para a fonte e essência desta energia. Como reconhecer, sentir, fluir, viver e ser este volume de energia expressada como emoções, fará diferença em nossas vidas na experiência espiritual como ser emocional integral.

Os sentimentos em idêntica forma deverão fluir naturalmente, assim como um rio, caso contrário ficarão represados, ou seja, bloqueados.

A natureza da emoção como esclarece a própria estrutura da palavra, é se mover - ‘e’ – para fora; ‘moção’ - movimento. Emoções nos dão a motivação para agir na nossa sobrevivência nos capacitando abraçar a vida com integridade, criatividade, entusiasmo e produtividade. Faz sentido?

Quando as emoções estão bloqueadas, estabilizam-se no interior do nosso ser emocional de forma tão profunda dentro de nós, onde pouca ou nenhuma luz da consciência consegue chegar.

Marguerite Theophil filósofa espiritualista fundadora de uma comunidade em Mumbai, Índia, dedicada a vivenciar a espiritualidade, e particularmente a influência do ambiente multirreligioso da Índia, com seus mitos, história milenar e lugares sagrados, nos diz que: “No nosso íntimo quem intuímos que somos é o que seremos. Igualmente e de maneira simultânea, desenvolvemos um sentido correspondente, de quem não somos. Quem pensamos que não somos é o que forma as sombras escuras, a parte de nós mesmos a qual se consiste do inexplorado, do medo, e das qualidades indesejáveis”.

Como então lidarmos com estas ‘sombras escuras’ na nossa experiência espiritual como ser emocional integral?

Lutar, para vencer as dificuldades, conquistando satisfação material na vida, não parece mais preencher a plena realização do potencial da humanidade. Mais e mais as pessoas estão entediadas e frustradas com as rotinas cotidianas, seja tanto em perseguir carreiras profissionais, como no relacionamento fútil com pessoas.

Interiormente estamos realizando que nosso grande apetite na busca do conforto material e prazeres da vida deixam um vazio e sensação de não realização em nossos sentimentos. A partir deste ponto, começamos a suspeitar que paz e felicidade sejam sentimentos do nosso interior e não advindos do mundo exterior. Correto?

Como resultado buscamos então o significado espiritual em nossas vidas, procurando respostas para a pergunta: “Quem sou eu?”

Caso estejamos prontos e nossa consciência estiver intuitivamente preparada, nosso interior irá despertar para essas respostas, e identificando o Ser Divino em nós mesmos, estaremos nos disponibilizando para que a Alma oriente os caminhos, revelando nossa intimidade com o Ser Maior Criador Deus.

A busca da Verdade nos ajuda a despertar nossa espiritualidade! E ainda o mais importante nos auxilia saber quem realmente somos. Esta redescoberta representa uma experiência profunda, equivalente a toda uma vida no enlevo do estado de iluminação e alegria. Está claro?

Após este despertar e elevação em nossos níveis de consciência, as velhas crenças e falsos valores, resultarão em ter pouco ou nenhum interesse, enquanto que a conexão com o Ser Divino que somos se torna claro e natural.

OSHO (1931-1990), filósofo espiritualista hindu nos diz: “Os Budas de todas as épocas nos têm revelado um fato muito simples: – Seja! – não tente Tornar-se. Nessas duas palavras – Ser – Tornar – está contida toda sua vida. Ser é iluminação – Tornar é ignorância”.

Ser, nesta nossa reflexão, também significa o trabalho de clarear nossas ‘sombras escuras’ aquietando nossa mente nos exercícios durante a experiência espiritual da prática do silêncio criativo, respeitando a nós mesmos por assumirmos este propósito.

Isto implicará firmeza em identificar as ‘sombras escuras’ e trazê-las à luz da consciência, sabendo que nossa esperança na experiência espiritual como ser emocional integral, iluminado na intimidade com o Ser Maior Criador Deus, nos encoraja em prosseguir neste importante aspecto da jornada de vida.

Voltaremos ao assunto.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa