Menu

EU DECIDI PELA ESCOLHA!

Atualizado dia 4/7/2011 11:22:28 AM em Espiritualidade
por Irlei Wiesel


Facebook   E-mail   Whatsapp

Eu decidi, e você? Eu Não Quero Morrer Trabalhando quero Viver e Trabalhar! “Ganhar a vida já não é suficiente, o trabalho tem que nos permitir vivê-la também”. Peter Drucker
A frase é daquele que é considerado o pai da administração moderna – Peter Drucker – e revela uma verdade preciosa para os dias de hoje. Drucker acompanhou um período sem precedentes na Terra, no que diz respeito ao mundo dos negócios e produziu um acervo fantástico para a área corporativa. Analisar a citação dele é importante, pois revela um conteúdo que poucos defendem.
Nesta frase, ele expressa sua preocupação com o alcance de crenças errôneas, sobre trabalho, na vida das pessoas. A falácia é imensa. Entende-se que trabalhar é uma função que deverá ser exercida 24 horas por dia. Aliás, muitas pessoas já cogitam ser um absurdo viver em um planeta cujo dia só nos oferece 24 horas. Alegam ser impossível cronometrar atividades profissionais tão intensas em tão pouco tempo. Penso que isso significa que determinados profissionais, já não são mais desse mundo. Já transcenderam para um mundo onde a escravidão impera e, eles por sua vez, identificam-se e adoram dedicar-se ao trabalho de uma maneira total, ampla e irrestrita.
Que planeta é esse? Eu não sei! Mas muitos já foram abduzidos, mesmo ainda tendo o corpo entre nós. Nessa situação, cito pais que já estão lá e, esquece que têm filhos, família, passeio, diversão, saúde, corpo, qualidade de vida, de sono, de tantas coisas. Assim, incluo também mulheres que decidiram seguir a cartilha do outro planeta a risca. Filhos, desses pais, já estão sendo preparados para a crença em que só vence na vida quem tem 28hs, ou 30hs do dia ocupado com tarefas de estudos.
Nesta cartilha, não vale ver o filho distraído, por exemplo, com a contemplação de um silêncio, ou de um fazer nada. Estamos, portanto, diante do desgastante ofício de nos convencermos que trabalhar é a única prova de sanidade que podemos dar a nós mesmos e aos outros. Insanidade seria o contrário.
Ou seja: - levar o filho para tomar sorvete depois da aula de inglês, nem pensar! - escolher fazer terapia para aumentar a compreensão sobre conflitos, impraticável! - cortar grama no final da tarde, sentindo o aroma das folhas e da natureza presente no pátio, loucura! - Jogar futebol às 16hs, enquanto os outros estão fechando metas de venda, insanidade! - Ir ao cinema durante uma tarde, durante a semana, com família? Falência certa! - Parar no final de semana para dormir? Absurdo! - Ficar em casa, descobrindo o que se sente quando não estamos trabalhando? Loucura! Em meio a esses rompantes ouvimos afirmações como: - Trabalho de sol a sol, e é assim que deve ser!
Eu me pergunto: - Como fica aquela famosa frase: - Há um tempo de plantar e outro de colher, lembram? Bem, ocorre-me que quem é louco por trabalho, jamais colherá. -Mas quem colherá no lugar dele? -Colherão os filhos? -Os netos? -Mas colherão o quê? -Saudades? -Fortunas? -Ausências intransponíveis? -Esposa? -Mãe? -Pai? -Quem colherá e o quê?
Sendo assim, senhoras e senhores, a frase Peter Ducker, referência no mundo corporativo: Ganhar a vida já não é suficiente, o trabalho tem que nos permitir vivê-la também, nos convida a refletir sobre o que cada um de nós está fazendo com sua vida pessoal. De que adianta ganhar a vida, ter o meio de sustento, ter riqueza, se não consigo “usufruir” disso tudo para meu benefício? Se nos transformamos nos chamados workaholics, perdemos o foco verdadeiro da nossa passagem por este planeta, trocando os meios pelos fins. Sim, a profissão, o trabalho, tudo isso são meios. Meio de subsistência; meio de crescimento intelectual, meio de ser útil.

Quando percebermos que o mundo dos negócios, a vida profissional está nos deixando quase loucos, é tempo de parar tudo e repensar. Não podemos deixar de trabalhar, é certo, mas quem sabe possamos deixar o trabalho mais leve, menos extenuante, menos neurótico, permitindo que vivamos a vida em abundância. Eu já decidi, meu dia tem 24hs e o trabalho faz parte, mas não é tudo. O dia em que representar tudo, é por que estarei em fuga.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Irlei Wiesel   
www.irleiwiesel.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa